Dificuldades na adaptação académica dos estudantes do 1º ano do Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casanova, Joana R.
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Araújo, Alexandra M., Almeida, Leandro S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/3576
Resumo: O Ensino Superior coloca diversos desafios aos estudantes que nele ingressam. A ocorrência e intensidade de tais dificuldades dependem dos níveis de maturidade e dos recursos que os estudantes conseguem mobilizar para fazer face a tais exigências. Neste artigo são analisadas as dificuldades antecipadas e sentidas por estudantes recém-chegados ao Ensino Superior, tomando o início e um ponto intermédio do 1.º semestre letivo. Uma amostra de 650 estudantes respondeu a um breve questionário contendo seis situações descritivas de possíveis dificuldades (adaptação à instituição, aprendizagem, relacionamento interpessoal, autonomia, recursos económicos e projeto vocacional). Os resultados mostram que, exceto na área da aprendizagem onde aumentam as dificuldades sentidas pelos estudantes quando comparados os dois momentos de avaliação, os estudantes diminuem os níveis de dificuldade sentida à medida que decorrem as semanas de aulas. Esta análise foi ainda realizada em função do género e da mudança de residência para frequentar o ES, evidenciando efeitos de interação destas variáveis, especialmente ao nível das dificuldades interpessoais e de autonomia. A reflexão sobre as dificuldades antecipadas e mais tarde experienciadas pelos estudantes no processo de adaptação ao Ensino Superior é importante na definição de medidas de apoio por parte das Instituições de Ensino Superior.
id RCAP_6bedd00fc4837b59fe856990b47eb613
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/3576
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Dificuldades na adaptação académica dos estudantes do 1º ano do Ensino SuperiorEnsino superiortransiçãoAdaptação académicaDificuldades de adaptaçãoO Ensino Superior coloca diversos desafios aos estudantes que nele ingressam. A ocorrência e intensidade de tais dificuldades dependem dos níveis de maturidade e dos recursos que os estudantes conseguem mobilizar para fazer face a tais exigências. Neste artigo são analisadas as dificuldades antecipadas e sentidas por estudantes recém-chegados ao Ensino Superior, tomando o início e um ponto intermédio do 1.º semestre letivo. Uma amostra de 650 estudantes respondeu a um breve questionário contendo seis situações descritivas de possíveis dificuldades (adaptação à instituição, aprendizagem, relacionamento interpessoal, autonomia, recursos económicos e projeto vocacional). Os resultados mostram que, exceto na área da aprendizagem onde aumentam as dificuldades sentidas pelos estudantes quando comparados os dois momentos de avaliação, os estudantes diminuem os níveis de dificuldade sentida à medida que decorrem as semanas de aulas. Esta análise foi ainda realizada em função do género e da mudança de residência para frequentar o ES, evidenciando efeitos de interação destas variáveis, especialmente ao nível das dificuldades interpessoais e de autonomia. A reflexão sobre as dificuldades antecipadas e mais tarde experienciadas pelos estudantes no processo de adaptação ao Ensino Superior é importante na definição de medidas de apoio por parte das Instituições de Ensino Superior.2021-07-01T14:54:07Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/3576por2182-7591 (Electronic)Casanova, Joana R.Araújo, Alexandra M.Almeida, Leandro S.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:12:04ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades na adaptação académica dos estudantes do 1º ano do Ensino Superior
title Dificuldades na adaptação académica dos estudantes do 1º ano do Ensino Superior
spellingShingle Dificuldades na adaptação académica dos estudantes do 1º ano do Ensino Superior
Casanova, Joana R.
Ensino superior
transição
Adaptação académica
Dificuldades de adaptação
title_short Dificuldades na adaptação académica dos estudantes do 1º ano do Ensino Superior
title_full Dificuldades na adaptação académica dos estudantes do 1º ano do Ensino Superior
title_fullStr Dificuldades na adaptação académica dos estudantes do 1º ano do Ensino Superior
title_full_unstemmed Dificuldades na adaptação académica dos estudantes do 1º ano do Ensino Superior
title_sort Dificuldades na adaptação académica dos estudantes do 1º ano do Ensino Superior
author Casanova, Joana R.
author_facet Casanova, Joana R.
Araújo, Alexandra M.
Almeida, Leandro S.
author_role author
author2 Araújo, Alexandra M.
Almeida, Leandro S.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Casanova, Joana R.
Araújo, Alexandra M.
Almeida, Leandro S.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
transição
Adaptação académica
Dificuldades de adaptação
topic Ensino superior
transição
Adaptação académica
Dificuldades de adaptação
description O Ensino Superior coloca diversos desafios aos estudantes que nele ingressam. A ocorrência e intensidade de tais dificuldades dependem dos níveis de maturidade e dos recursos que os estudantes conseguem mobilizar para fazer face a tais exigências. Neste artigo são analisadas as dificuldades antecipadas e sentidas por estudantes recém-chegados ao Ensino Superior, tomando o início e um ponto intermédio do 1.º semestre letivo. Uma amostra de 650 estudantes respondeu a um breve questionário contendo seis situações descritivas de possíveis dificuldades (adaptação à instituição, aprendizagem, relacionamento interpessoal, autonomia, recursos económicos e projeto vocacional). Os resultados mostram que, exceto na área da aprendizagem onde aumentam as dificuldades sentidas pelos estudantes quando comparados os dois momentos de avaliação, os estudantes diminuem os níveis de dificuldade sentida à medida que decorrem as semanas de aulas. Esta análise foi ainda realizada em função do género e da mudança de residência para frequentar o ES, evidenciando efeitos de interação destas variáveis, especialmente ao nível das dificuldades interpessoais e de autonomia. A reflexão sobre as dificuldades antecipadas e mais tarde experienciadas pelos estudantes no processo de adaptação ao Ensino Superior é importante na definição de medidas de apoio por parte das Instituições de Ensino Superior.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01T00:00:00Z
2020
2021-07-01T14:54:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/3576
url http://hdl.handle.net/11328/3576
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-7591 (Electronic)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302555485798400