Recursos Geológicos e Desenvolvimento Sustentável: Rochas Industriais e Ornamentais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Luís
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/13873
Resumo: Mais do que nunca, no Século XXI a dependência em georrecursos é um fator de desenvolvimento crucial em qualquer Sociedade. Em todas as economias emergentes e apesar de muitas, o seu crescimento estar associado à riqueza em determinado recurso geológico, de um modo geral, a demanda de matérias-primas é largamente superior à oferta, o que acaba por condicionar o seu próprio desenvolvimento. Deste modo os projetos de cartografia geológica e mineira, com o reconhecimento, inventariação, classificação e quantificação de georrecursos, são fatores cruciais para o desenvolvimento sustentável de qualquer País. Só se pode desenvolver uma indústria em torno de um georrecurso se já houver um conhecimento do território que permita elaborar um plano integrado envolvendo o território, as populações e os interesses económicos quer do País quer das empresas que o pretendam explorar. Nas Sociedades onde existe uma grande ocupação do território, a ocorrência de um georrecurso frequentemente causa conflitos de interesses entre populações e a Indústria. Por outro lado, em locais isolados pode constituir um pólo de desenvolvimento e gerar oportunidades de negócio com impacto direto na economia local ou mesmo regional, no entanto reforçamos que é fundamental haver um correto conhecimento geológico e envolver desde a primeira hora as comunidades locais a todos os níveis.
id RCAP_01060e643440e48032dd480664b917b3
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/13873
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Recursos Geológicos e Desenvolvimento Sustentável: Rochas Industriais e OrnamentaisRecursos GeológicosSustentabilidadeRochas OrnamentaisMármoreEstremozVila ViçosaDesenvolvimentoRochas IndustriaisMais do que nunca, no Século XXI a dependência em georrecursos é um fator de desenvolvimento crucial em qualquer Sociedade. Em todas as economias emergentes e apesar de muitas, o seu crescimento estar associado à riqueza em determinado recurso geológico, de um modo geral, a demanda de matérias-primas é largamente superior à oferta, o que acaba por condicionar o seu próprio desenvolvimento. Deste modo os projetos de cartografia geológica e mineira, com o reconhecimento, inventariação, classificação e quantificação de georrecursos, são fatores cruciais para o desenvolvimento sustentável de qualquer País. Só se pode desenvolver uma indústria em torno de um georrecurso se já houver um conhecimento do território que permita elaborar um plano integrado envolvendo o território, as populações e os interesses económicos quer do País quer das empresas que o pretendam explorar. Nas Sociedades onde existe uma grande ocupação do território, a ocorrência de um georrecurso frequentemente causa conflitos de interesses entre populações e a Indústria. Por outro lado, em locais isolados pode constituir um pólo de desenvolvimento e gerar oportunidades de negócio com impacto direto na economia local ou mesmo regional, no entanto reforçamos que é fundamental haver um correto conhecimento geológico e envolver desde a primeira hora as comunidades locais a todos os níveis.LusoImpress S.A.2015-03-31T11:22:46Z2015-03-312014-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/13873http://hdl.handle.net/10174/13873porLopes, Luís. 2014. Recursos Geológicos e Desenvolvimento Sustentável: Rochas Industriais e Ornamentais, In: J.F. Silva Gomes, C. António, C.F. Afonso & A.S. Matos, (Eds). A Engenharia como motor para a Inovação e o Desenvolvimento. LusoImpress S.A., Inhambane. ISBN: 978-989-98832-0-8. pp 251 – 252. Trabalho apresentado no âmbito do 7º Congresso Luso-Moçambicano de Engenharia, Inhambane / Moçambique, 14-18 Abril 2014, (http://paginas.fe.up.pt/clme/2014/), [on CD-ROM insert, Ref.CLME’2014_ A123616], ISBN: 978-989-98832-1-5. 2014. Moçambique.lopes@uevora.pt247Lopes, Luísinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:59:49Zoai:dspace.uevora.pt:10174/13873Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:18.102324Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Recursos Geológicos e Desenvolvimento Sustentável: Rochas Industriais e Ornamentais
title Recursos Geológicos e Desenvolvimento Sustentável: Rochas Industriais e Ornamentais
spellingShingle Recursos Geológicos e Desenvolvimento Sustentável: Rochas Industriais e Ornamentais
Lopes, Luís
Recursos Geológicos
Sustentabilidade
Rochas Ornamentais
Mármore
Estremoz
Vila Viçosa
Desenvolvimento
Rochas Industriais
title_short Recursos Geológicos e Desenvolvimento Sustentável: Rochas Industriais e Ornamentais
title_full Recursos Geológicos e Desenvolvimento Sustentável: Rochas Industriais e Ornamentais
title_fullStr Recursos Geológicos e Desenvolvimento Sustentável: Rochas Industriais e Ornamentais
title_full_unstemmed Recursos Geológicos e Desenvolvimento Sustentável: Rochas Industriais e Ornamentais
title_sort Recursos Geológicos e Desenvolvimento Sustentável: Rochas Industriais e Ornamentais
author Lopes, Luís
author_facet Lopes, Luís
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Luís
dc.subject.por.fl_str_mv Recursos Geológicos
Sustentabilidade
Rochas Ornamentais
Mármore
Estremoz
Vila Viçosa
Desenvolvimento
Rochas Industriais
topic Recursos Geológicos
Sustentabilidade
Rochas Ornamentais
Mármore
Estremoz
Vila Viçosa
Desenvolvimento
Rochas Industriais
description Mais do que nunca, no Século XXI a dependência em georrecursos é um fator de desenvolvimento crucial em qualquer Sociedade. Em todas as economias emergentes e apesar de muitas, o seu crescimento estar associado à riqueza em determinado recurso geológico, de um modo geral, a demanda de matérias-primas é largamente superior à oferta, o que acaba por condicionar o seu próprio desenvolvimento. Deste modo os projetos de cartografia geológica e mineira, com o reconhecimento, inventariação, classificação e quantificação de georrecursos, são fatores cruciais para o desenvolvimento sustentável de qualquer País. Só se pode desenvolver uma indústria em torno de um georrecurso se já houver um conhecimento do território que permita elaborar um plano integrado envolvendo o território, as populações e os interesses económicos quer do País quer das empresas que o pretendam explorar. Nas Sociedades onde existe uma grande ocupação do território, a ocorrência de um georrecurso frequentemente causa conflitos de interesses entre populações e a Indústria. Por outro lado, em locais isolados pode constituir um pólo de desenvolvimento e gerar oportunidades de negócio com impacto direto na economia local ou mesmo regional, no entanto reforçamos que é fundamental haver um correto conhecimento geológico e envolver desde a primeira hora as comunidades locais a todos os níveis.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-01T00:00:00Z
2015-03-31T11:22:46Z
2015-03-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/13873
http://hdl.handle.net/10174/13873
url http://hdl.handle.net/10174/13873
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Lopes, Luís. 2014. Recursos Geológicos e Desenvolvimento Sustentável: Rochas Industriais e Ornamentais, In: J.F. Silva Gomes, C. António, C.F. Afonso & A.S. Matos, (Eds). A Engenharia como motor para a Inovação e o Desenvolvimento. LusoImpress S.A., Inhambane. ISBN: 978-989-98832-0-8. pp 251 – 252. Trabalho apresentado no âmbito do 7º Congresso Luso-Moçambicano de Engenharia, Inhambane / Moçambique, 14-18 Abril 2014, (http://paginas.fe.up.pt/clme/2014/), [on CD-ROM insert, Ref.CLME’2014_ A123616], ISBN: 978-989-98832-1-5. 2014. Moçambique.
lopes@uevora.pt
247
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv LusoImpress S.A.
publisher.none.fl_str_mv LusoImpress S.A.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136557386432512