Professor e perfomer : uma conjunção didática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/15898 |
Resumo: | O professor de violino é na sua essência um músico e artista, cujas competências e responsabilidades perante os seus alunos não se esgotam no contexto da sala de aula. Um professor de violino que pretende ser orientador para com os seus alunos, irá servir de elo de ligação entre estes e o palco, criando situações que otimizem e consolidem os fundamentos aprendidos na sala de aula. No sentido de alargar esses fundamentos para um âmbito de apresentação perante o público, o professor de violino irá servir de exemplo artístico aos pupilos através de concertos em palco, e de modelo interpretativo através da execução prática nas aulas. O objetivo desta dissertação pretende avaliar a influência e relevância do trabalho de palco dos professores de violino, na motivação dos seus alunos para a prática do instrumento. Para esse efeito, foi utilizada uma metodologia qualitativa, através de inquéritos de pergunta fechada a 41 alunos de violino da Escola Profissional Artística do Vale do Ave. Os dados recolhidos foram posteriormente tratados de forma quantitativa usando o programa SPSS 20. Os resultados desse inquérito revelaram que os alunos atribuem uma grande importância a uma vida artística ativa no palco dos seus professores, e que revelem proficiência instrumental dentro da sala de aula. É também esperado por parte dos alunos que o seu professor use a sua experiência de palco para os orientar no sentido de melhor enfrentar as diferentes variáveis que compõe uma apresentação em público. Desta forma o professor que mantenha a sua essência enquanto músico performer, pode incrementar a motivação dos alunos para a prática do violino, servindo-se de si próprio como figura modelar enquanto artista de palco. |
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O professor de violino é na sua essência um músico e artista, cujas competências e responsabilidades perante os seus alunos não se esgotam no contexto da sala de aula. Um professor de violino que pretende ser orientador para com os seus alunos, irá servir de elo de ligação entre estes e o palco, criando situações que otimizem e consolidem os fundamentos aprendidos na sala de aula. No sentido de alargar esses fundamentos para um âmbito de apresentação perante o público, o professor de violino irá servir de exemplo artístico aos pupilos através de concertos em palco, e de modelo interpretativo através da execução prática nas aulas. O objetivo desta dissertação pretende avaliar a influência e relevância do trabalho de palco dos professores de violino, na motivação dos seus alunos para a prática do instrumento. Para esse efeito, foi utilizada uma metodologia qualitativa, através de inquéritos de pergunta fechada a 41 alunos de violino da Escola Profissional Artística do Vale do Ave. Os dados recolhidos foram posteriormente tratados de forma quantitativa usando o programa SPSS 20. Os resultados desse inquérito revelaram que os alunos atribuem uma grande importância a uma vida artística ativa no palco dos seus professores, e que revelem proficiência instrumental dentro da sala de aula. É também esperado por parte dos alunos que o seu professor use a sua experiência de palco para os orientar no sentido de melhor enfrentar as diferentes variáveis que compõe uma apresentação em público. Desta forma o professor que mantenha a sua essência enquanto músico performer, pode incrementar a motivação dos alunos para a prática do violino, servindo-se de si próprio como figura modelar enquanto artista de palco. |
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