Perceção da imagem do destino turístico Açores pelos principais mercados emissores : procedimentos metodológicos de uma investigação em curso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Helena Maria Pascoal
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Moniz, Ana Isabel Arruda, Silva, Francisco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/5122
Resumo: A imagem do destino turístico é um elemento decisivo no processo de seleção do destino e no respetivo posicionamento no mercado. A presente investigação tem como propósito compreender a imagem cognitiva, afetiva e global do destino turístico Açores por parte dos principais mercados emissores. Visa perceber a qualificação dos atributos, assim como o grau de importância que estes assumem na seleção do destino. Pretende igualmente identificar as motivações da visita, as fontes de informação mais utilizadas, bem como compreender o grau de satisfação e as expetativas futuras dos turistas em relação à região. Com base na revisão de literatura foram geradas nove hipóteses de trabalho que serão testadas com base em dados recolhidos através de um inquérito por questionário aos turistas provenientes dos principais mercados emissores. Os dados serão tratados recorrendo a métodos quantitativos com recurso ao SPSS. Neste artigo são apresentados os procedimentos metodológicos de uma investigação em curso.
id RCAP_01167fc53650b797f96fa1ed69c80fde
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/5122
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perceção da imagem do destino turístico Açores pelos principais mercados emissores : procedimentos metodológicos de uma investigação em cursoCompetitividadeDestino TurísticoImagem (percepção)MarketingAçoresCompetitivenessImageMarketingTourism DestinationAzoresA imagem do destino turístico é um elemento decisivo no processo de seleção do destino e no respetivo posicionamento no mercado. A presente investigação tem como propósito compreender a imagem cognitiva, afetiva e global do destino turístico Açores por parte dos principais mercados emissores. Visa perceber a qualificação dos atributos, assim como o grau de importância que estes assumem na seleção do destino. Pretende igualmente identificar as motivações da visita, as fontes de informação mais utilizadas, bem como compreender o grau de satisfação e as expetativas futuras dos turistas em relação à região. Com base na revisão de literatura foram geradas nove hipóteses de trabalho que serão testadas com base em dados recolhidos através de um inquérito por questionário aos turistas provenientes dos principais mercados emissores. Os dados serão tratados recorrendo a métodos quantitativos com recurso ao SPSS. Neste artigo são apresentados os procedimentos metodológicos de uma investigação em curso.Universidade dos AçoresRepositório da Universidade dos AçoresMelo, Helena Maria PascoalMoniz, Ana Isabel ArrudaSilva, Francisco2019-06-26T09:15:42Z2015-112015-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/5122porMelo, Helena; Moniz, Ana I. A.; Silva, Francisco J. F. (2015). Perceção da imagem do destino turístico Açores pelos principais mercados emissores: procedimentos metodológicos de uma investigação em curso, “Working Paper Series”, nº 4/15, 17 pp.. Ponta Delgada: Universidade dos Açores, CEEAplA-A.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:33:24Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/5122Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:27:24.129404Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perceção da imagem do destino turístico Açores pelos principais mercados emissores : procedimentos metodológicos de uma investigação em curso
title Perceção da imagem do destino turístico Açores pelos principais mercados emissores : procedimentos metodológicos de uma investigação em curso
spellingShingle Perceção da imagem do destino turístico Açores pelos principais mercados emissores : procedimentos metodológicos de uma investigação em curso
Melo, Helena Maria Pascoal
Competitividade
Destino Turístico
Imagem (percepção)
Marketing
Açores
Competitiveness
Image
Marketing
Tourism Destination
Azores
title_short Perceção da imagem do destino turístico Açores pelos principais mercados emissores : procedimentos metodológicos de uma investigação em curso
title_full Perceção da imagem do destino turístico Açores pelos principais mercados emissores : procedimentos metodológicos de uma investigação em curso
title_fullStr Perceção da imagem do destino turístico Açores pelos principais mercados emissores : procedimentos metodológicos de uma investigação em curso
title_full_unstemmed Perceção da imagem do destino turístico Açores pelos principais mercados emissores : procedimentos metodológicos de uma investigação em curso
title_sort Perceção da imagem do destino turístico Açores pelos principais mercados emissores : procedimentos metodológicos de uma investigação em curso
author Melo, Helena Maria Pascoal
author_facet Melo, Helena Maria Pascoal
Moniz, Ana Isabel Arruda
Silva, Francisco
author_role author
author2 Moniz, Ana Isabel Arruda
Silva, Francisco
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Helena Maria Pascoal
Moniz, Ana Isabel Arruda
Silva, Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Competitividade
Destino Turístico
Imagem (percepção)
Marketing
Açores
Competitiveness
Image
Marketing
Tourism Destination
Azores
topic Competitividade
Destino Turístico
Imagem (percepção)
Marketing
Açores
Competitiveness
Image
Marketing
Tourism Destination
Azores
description A imagem do destino turístico é um elemento decisivo no processo de seleção do destino e no respetivo posicionamento no mercado. A presente investigação tem como propósito compreender a imagem cognitiva, afetiva e global do destino turístico Açores por parte dos principais mercados emissores. Visa perceber a qualificação dos atributos, assim como o grau de importância que estes assumem na seleção do destino. Pretende igualmente identificar as motivações da visita, as fontes de informação mais utilizadas, bem como compreender o grau de satisfação e as expetativas futuras dos turistas em relação à região. Com base na revisão de literatura foram geradas nove hipóteses de trabalho que serão testadas com base em dados recolhidos através de um inquérito por questionário aos turistas provenientes dos principais mercados emissores. Os dados serão tratados recorrendo a métodos quantitativos com recurso ao SPSS. Neste artigo são apresentados os procedimentos metodológicos de uma investigação em curso.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11
2015-11-01T00:00:00Z
2019-06-26T09:15:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/5122
url http://hdl.handle.net/10400.3/5122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Melo, Helena; Moniz, Ana I. A.; Silva, Francisco J. F. (2015). Perceção da imagem do destino turístico Açores pelos principais mercados emissores: procedimentos metodológicos de uma investigação em curso, “Working Paper Series”, nº 4/15, 17 pp.. Ponta Delgada: Universidade dos Açores, CEEAplA-A.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade dos Açores
publisher.none.fl_str_mv Universidade dos Açores
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130729343352832