Perceção da imagem da marca Lisboa segundo a perspetiva dos turistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Dúnia Metelo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/11490
Resumo: Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
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spelling Perceção da imagem da marca Lisboa segundo a perspetiva dos turistasTurismoMarketing de destinoBranding territorialMarca-lugarImagem do destinoLisboaTourismDestination marketingPlace brandingPlace-brandsDestination imageLisbonDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.Atualmente, os meios digitais permitem aceder a informações sobre qualquer destino em qualquer lugar, sejam conteúdos meramente informacionais como notícias, conteúdos publicitários ou partilha de experiências e opiniões. Uma imagem forte e única é essencial para tornar um mero lugar num destino. A imagem que se forma na nossa mente tem a capacidade de influenciar as nossas decisões relativamente à compra de produtos de determinado país, para onde viajamos ou para onde emigramos. Deste modo, a gestão de territórios como marcas trouxe inúmeras vantagens competitivas. Porém, as imagens dos territórios são cada vez mais difíceis de controlar, tornando-se fundamental apurar com regularidade qual a perceção da imagem do território por quem está no exterior. Idealmente será o mais próximo da realidade possível. Como tal, com esta investigação pretende-se saber como é que os turistas percecionam a imagem da marca Lisboa. A investigação desenvolvida é do tipo quantitativa, recorrendo ao inquérito por questionário como instrumento de recolha de dados. A amostra obtida tem um total de 154 indivíduos. Foi possível concluir que Lisboa é percecionada de forma bastante positiva.ABSTRACT: Nowadays, digital media allows us to access information about any destination from everywhere. It can be informational content such as news, advertisement content or sharing of experiences and opinions. A strong and unique image is essential to transform a mere place into a destination. The image formed in our mind has the ability to influence our decisions regarding the purchase of products from a particular country, where to travel or where to migrate. Thus, the management of places as brands has brought many competitive advantages. However, the images of the territories are increasingly becoming harder to control, making it essential to regularly ascertain the perception of the image of the place by those who are abroad. Ideally it will be as close to reality as possible. Therefore, this research aims to understand how tourists perceive the image of the brand Lisbon. The research developed is quantitative, using the questionnaire survey as a data collection tool. The sample obtained has a total of 154 individuals. It was concluded that Lisbon is perceived very positively.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialMiranda, Sandra Marisa LopesRCIPLDias, Dúnia Metelo2020-04-22T15:35:52Z2019-12-062019-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11490TID:202336026porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:02:47Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11490Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:44.145777Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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