José António Jorge Pinto, vida e obra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fevereiro, António Cota
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/38285
Resumo: O gosto pelas épocas passadas e o desenvolvimento tecnológico oitocentistas abriram caminho para novas abordagens estilísticas. Dando origem, a partir de 1890, ao movimento Arte Nova. O movimento Arte Nova teve como principais centros de difusão a França, a Bélgica, a Alemanha e a Áustria. Noutros países europeus o movimento teve uma expressão muito particular, como em Portugal. Efetivamente, no final do século XIX, aparecem as primeiras referências Arte Nova realizadas no nosso país. A partir de 1900 ganhará relevo através da arquitectura, do mobiliário, da decoração, do design, do grafismo e da cerâmica, entre outras criações. Na mesma época é debatida a questão da casa à portugueza, que também terá importância a partir da mesma data. As duas correntes fundem-se ou expressam-se singularmente. Outro fator que importa realçar são as fontes de inspiração estrangeiras, as quais foram reinterpretadas de forma inovadora pelos nossos criadores em diversas áreas artísticas. Todas estas fontes de inspiração foram desenvolvidas no trabalho de alguns pintores. Os quais tinham formação académica mas, enveredaram pela difícil arte da cerâmica. De entre eles destaca-se o pintor José António Jorge Pinto, cujo trabalho é expressivo do período Arte Nova. Este artista soube reinterpretar, de forma original, várias influências estrangeiras e fundiu-as com a cultura portuguesa. Visível nos motivos estilizados em azulejo, sendo este recurso um dos mais reconhecidos da cultura portuguesa.
id RCAP_012244f8edb798d606db043ffcb9275b
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/38285
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling José António Jorge Pinto, vida e obraArte NovaAzulejoInovaçãoModernidadeIntemporalidadeArt NouveauTileInnovationModernityTimelessnessO gosto pelas épocas passadas e o desenvolvimento tecnológico oitocentistas abriram caminho para novas abordagens estilísticas. Dando origem, a partir de 1890, ao movimento Arte Nova. O movimento Arte Nova teve como principais centros de difusão a França, a Bélgica, a Alemanha e a Áustria. Noutros países europeus o movimento teve uma expressão muito particular, como em Portugal. Efetivamente, no final do século XIX, aparecem as primeiras referências Arte Nova realizadas no nosso país. A partir de 1900 ganhará relevo através da arquitectura, do mobiliário, da decoração, do design, do grafismo e da cerâmica, entre outras criações. Na mesma época é debatida a questão da casa à portugueza, que também terá importância a partir da mesma data. As duas correntes fundem-se ou expressam-se singularmente. Outro fator que importa realçar são as fontes de inspiração estrangeiras, as quais foram reinterpretadas de forma inovadora pelos nossos criadores em diversas áreas artísticas. Todas estas fontes de inspiração foram desenvolvidas no trabalho de alguns pintores. Os quais tinham formação académica mas, enveredaram pela difícil arte da cerâmica. De entre eles destaca-se o pintor José António Jorge Pinto, cujo trabalho é expressivo do período Arte Nova. Este artista soube reinterpretar, de forma original, várias influências estrangeiras e fundiu-as com a cultura portuguesa. Visível nos motivos estilizados em azulejo, sendo este recurso um dos mais reconhecidos da cultura portuguesa.The nineteenth century technological development and historical revivals gave way to new stylistic approaches. Originating the Art Nouveau movement after 1890. The main Art Nouveau radiating centers were in France, Belgium, Germany and Austria. In other European countries the movement had a very particular approach, like in Portugal. The first Art Nouveau references in our country are dated from the late nineteenth century. It had a relevant influence on architecture, furniture, decoration, design, graphic design and ceramics, among other creations after 1900. At the same time the casa à portugueza (Portuguese style house) question aroused some debate and gained importance. The two artistic trends mixed or were expressed individually. Another important point to stress out is the reinterpretation of foreign works by our artists in various creations. The work developed by some painters was inspired in these two movements. Most of them had academic apprenticeship in oil painting and learned the difficult art to paint on ceramics. Among them stands out the impressive work by painter José António Jorge Pinto during the Art Nouveau period. In an original way he wisely combined foreign influences with his native culture. Which can be admired in the stylized motifs in tile, this resourceful ceramic material is recognized as one of Portugal best known cultural feature.Universidade Lusíada EditoraRepositório da Universidade de LisboaFevereiro, António Cota2019-05-20T09:14:57Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/38285porFevereiro, António Francisco Arruda de Melo Cota (2015). “José António Jorge Pinto, vida e obra”. Revista Arquitetura Lusíada. N.º 8 (2º semestre de 2015): p. 79- 102. ISSN 1647-9009.1647-9009info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:35:55Zoai:repositorio.ul.pt:10451/38285Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:52:08.114032Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv José António Jorge Pinto, vida e obra
title José António Jorge Pinto, vida e obra
spellingShingle José António Jorge Pinto, vida e obra
Fevereiro, António Cota
Arte Nova
Azulejo
Inovação
Modernidade
Intemporalidade
Art Nouveau
Tile
Innovation
Modernity
Timelessness
title_short José António Jorge Pinto, vida e obra
title_full José António Jorge Pinto, vida e obra
title_fullStr José António Jorge Pinto, vida e obra
title_full_unstemmed José António Jorge Pinto, vida e obra
title_sort José António Jorge Pinto, vida e obra
author Fevereiro, António Cota
author_facet Fevereiro, António Cota
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Fevereiro, António Cota
dc.subject.por.fl_str_mv Arte Nova
Azulejo
Inovação
Modernidade
Intemporalidade
Art Nouveau
Tile
Innovation
Modernity
Timelessness
topic Arte Nova
Azulejo
Inovação
Modernidade
Intemporalidade
Art Nouveau
Tile
Innovation
Modernity
Timelessness
description O gosto pelas épocas passadas e o desenvolvimento tecnológico oitocentistas abriram caminho para novas abordagens estilísticas. Dando origem, a partir de 1890, ao movimento Arte Nova. O movimento Arte Nova teve como principais centros de difusão a França, a Bélgica, a Alemanha e a Áustria. Noutros países europeus o movimento teve uma expressão muito particular, como em Portugal. Efetivamente, no final do século XIX, aparecem as primeiras referências Arte Nova realizadas no nosso país. A partir de 1900 ganhará relevo através da arquitectura, do mobiliário, da decoração, do design, do grafismo e da cerâmica, entre outras criações. Na mesma época é debatida a questão da casa à portugueza, que também terá importância a partir da mesma data. As duas correntes fundem-se ou expressam-se singularmente. Outro fator que importa realçar são as fontes de inspiração estrangeiras, as quais foram reinterpretadas de forma inovadora pelos nossos criadores em diversas áreas artísticas. Todas estas fontes de inspiração foram desenvolvidas no trabalho de alguns pintores. Os quais tinham formação académica mas, enveredaram pela difícil arte da cerâmica. De entre eles destaca-se o pintor José António Jorge Pinto, cujo trabalho é expressivo do período Arte Nova. Este artista soube reinterpretar, de forma original, várias influências estrangeiras e fundiu-as com a cultura portuguesa. Visível nos motivos estilizados em azulejo, sendo este recurso um dos mais reconhecidos da cultura portuguesa.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2019-05-20T09:14:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/38285
url http://hdl.handle.net/10451/38285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Fevereiro, António Francisco Arruda de Melo Cota (2015). “José António Jorge Pinto, vida e obra”. Revista Arquitetura Lusíada. N.º 8 (2º semestre de 2015): p. 79- 102. ISSN 1647-9009.
1647-9009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Lusíada Editora
publisher.none.fl_str_mv Universidade Lusíada Editora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134458186563584