Design conceptual na era pós-industrial. "A forma segue o conceito"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Patricia Colaço Santos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/3342
Resumo: Tese de Mestrado em Design de Produto
id RCAP_012fc03bdabb3342c7d89a22a54abd07
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/3342
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Design conceptual na era pós-industrial. "A forma segue o conceito"Design de produtoCritica de designDesign conceiptualArte conceiptualFernando Brizio (n.1968)Product designDesign cristicismConceptual designConceptual artTese de Mestrado em Design de ProdutoAo longo das últimas duas décadas tem-se registado um acréscimo significativo no número de designers envolvidos numa prática que se aproxima da arte conceptual. A pertinência desta abordagem observa-se na discussão sobre o afastamento do design de produto da cultura de consumo, aproximando-se como referido inicialmente, de uma intenção artística, inclusive no jogo (intelectual) entre conceitos e práticas. O presente estudo pretende definir o conceito de design conceptual, dotando-o de uma base teórica de suporte à prática. É, portanto, a nossa intenção principal, clarificar o conceito de design conceptual, mapeando a originalidade desta abordagem, o que, por sua vez, permitirá elencar um conjunto de premissas orientadoras do processo criativo, distanciando-o do processo "clássico" de design e enfantizando a sua ligação à intencionalaidade artística. A metodologia de investigação adoptada permitiu construir o estado da arte, cruzando a crítica literária com entrevistas a designers portugueses e com a observação empírica de alguns projectos dos designers entrevistados. Os resultados do nosso estudo confirmaram a nossa hipótese e preencheram os objectivos inicialmente traçados. Ao verificarmos a aplicação do conceito na prática profissional de alguns designers, extraindo as suas características fundamentais a partir da observação directa dessa prática, devidamente cruzada com as narrativas que lhe correspondem, sendo este o contributo do nosso estudo para o campo disciplinar no qual se enquadra.Over the past decades there has been a significant increase in the number of designers involved in a practice wich is closed to conceptual art. The relevance of this approach is seen in the discussion about the distance taken from product design to consumer culture, approaching, as mentioned initially, an artistic intention, even described in the (intelectual) game between concepts and practices. The present study aims to define the concept of conceptual design, giving it theoretical basis to support the practice. It is therefore our main intention, to clarify the concept of conceptual design, mapping the originality of this approach, wich, in turn, will allow listing a set assumptions that guide the creative process away from the "classic" design process by emphasizing it is connection to artistic intent. The research methodology adopted allowed to build the state of the art, by intersecting literary criticism with the interviews of portuguese designers and with the empirical observation of some projects from the same designers. The results of our study confirmed our hypothesis and met the objectives outlined. By verifying the use of the concept in the professional practice of some designers, we defined its substance and main characteristics from the direct observation of practice, with the inclusion of the corresponding narratives, this being the contribution of our study to the discipline in wich it is framed.Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de ArquitecturaOliveira, Maria Leonor Morgado Ferrão deRepositório da Universidade de LisboaFerreira, Patricia Colaço Santos2011-06-03T12:34:32Z2010-122010-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/3342porFERREIRA, Patricia Colaço Santos - Design conceptual na era pós-industrial. "A forma segue o conceito". Lisboa : FAUTL, 2010. Tese de Mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:34:28Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/3342Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:51:13.320073Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Design conceptual na era pós-industrial. "A forma segue o conceito"
title Design conceptual na era pós-industrial. "A forma segue o conceito"
spellingShingle Design conceptual na era pós-industrial. "A forma segue o conceito"
Ferreira, Patricia Colaço Santos
Design de produto
Critica de design
Design conceiptual
Arte conceiptual
Fernando Brizio (n.1968)
Product design
Design cristicism
Conceptual design
Conceptual art
title_short Design conceptual na era pós-industrial. "A forma segue o conceito"
title_full Design conceptual na era pós-industrial. "A forma segue o conceito"
title_fullStr Design conceptual na era pós-industrial. "A forma segue o conceito"
title_full_unstemmed Design conceptual na era pós-industrial. "A forma segue o conceito"
title_sort Design conceptual na era pós-industrial. "A forma segue o conceito"
author Ferreira, Patricia Colaço Santos
author_facet Ferreira, Patricia Colaço Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Maria Leonor Morgado Ferrão de
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Patricia Colaço Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Design de produto
Critica de design
Design conceiptual
Arte conceiptual
Fernando Brizio (n.1968)
Product design
Design cristicism
Conceptual design
Conceptual art
topic Design de produto
Critica de design
Design conceiptual
Arte conceiptual
Fernando Brizio (n.1968)
Product design
Design cristicism
Conceptual design
Conceptual art
description Tese de Mestrado em Design de Produto
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12
2010-12-01T00:00:00Z
2011-06-03T12:34:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/3342
url http://hdl.handle.net/10400.5/3342
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv FERREIRA, Patricia Colaço Santos - Design conceptual na era pós-industrial. "A forma segue o conceito". Lisboa : FAUTL, 2010. Tese de Mestrado
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Arquitectura
publisher.none.fl_str_mv Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Arquitectura
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130988270321664