Supervisão pedagógica: supervisão e/ou reflexão.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/191 |
Resumo: | Esta investigação pretende descrever o Conceito de Supervisão e o Processo Supervisivo, onde estão incluídos os vários Cenários Supervisivos. A investigação pretende ser um contributo, no âmbito da Formação de Professores com a necessidade de se desenvolverem programas onde se adoptem estratégias que sejam grandes promotoras da Auto-Reflexão e que possam "moldar" o professor estagiário ao longo da Prática Pedagógica. O estudo apresentado segue as linhas de orientação acima referidas e pretende-se analisar a importância de algumas estratégias para uma formação reflexiva de professores estagiários de Educação Visual e Tecnológica. Este estudo envolve um Orientador e Três Professores Estagiários. Considerando o estudo feito como um todo, a metodologia utilizada enquadra-se no contexto de uma investigação interpretativa e qualitativa, tendo os dados sido recolhidos através de uma entrevista semi-estruturada, narrativa e diários de auto-reflexão. A informação recolhida foi sujeita à análise de conteúdo proveniente dos instrumentos de recolha de dados acima referidos. Os resultados obtidos indicam uma mudança nas representações e atitudes dos professores estagiários ao adoptarem uma atitude reflexiva sobre a sua própria actuação e assumem-se como corresponsáveis para a sua formação. Em relação às consequências deste estudo, ao nível da Investigação da Formação inicial de professores , incide para que haja um maior envolvimento dos professores em formação, quer ao nível dos Programas de Formação, quer na elaboração dos instrumentos de observação. |
id |
RCAP_01312185852f4f6eb08229d701fdf1d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.upt.pt:11328/191 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Supervisão pedagógica: supervisão e/ou reflexão.Prática pedagógicaDidáctica escolaeCoordenação da educaçãoTMEEsta investigação pretende descrever o Conceito de Supervisão e o Processo Supervisivo, onde estão incluídos os vários Cenários Supervisivos. A investigação pretende ser um contributo, no âmbito da Formação de Professores com a necessidade de se desenvolverem programas onde se adoptem estratégias que sejam grandes promotoras da Auto-Reflexão e que possam "moldar" o professor estagiário ao longo da Prática Pedagógica. O estudo apresentado segue as linhas de orientação acima referidas e pretende-se analisar a importância de algumas estratégias para uma formação reflexiva de professores estagiários de Educação Visual e Tecnológica. Este estudo envolve um Orientador e Três Professores Estagiários. Considerando o estudo feito como um todo, a metodologia utilizada enquadra-se no contexto de uma investigação interpretativa e qualitativa, tendo os dados sido recolhidos através de uma entrevista semi-estruturada, narrativa e diários de auto-reflexão. A informação recolhida foi sujeita à análise de conteúdo proveniente dos instrumentos de recolha de dados acima referidos. Os resultados obtidos indicam uma mudança nas representações e atitudes dos professores estagiários ao adoptarem uma atitude reflexiva sobre a sua própria actuação e assumem-se como corresponsáveis para a sua formação. Em relação às consequências deste estudo, ao nível da Investigação da Formação inicial de professores , incide para que haja um maior envolvimento dos professores em formação, quer ao nível dos Programas de Formação, quer na elaboração dos instrumentos de observação.Orientação: Prof. Doutor João Paulo Ferreira Delgado.2013-08-14T18:00:43Z2009-05-15T09:18:04Z2009-05-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfQueiroga, C.M.F. (2007). Supervisão pedagógica: supervisão e/ou reflexão [Dissertação de Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/191http://hdl.handle.net/11328/191Queiroga, C.M.F. (2007). Supervisão pedagógica: supervisão e/ou reflexão [Dissertação de Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/191http://hdl.handle.net/11328/191porCota: TME 323Queiroga, Carlos Manuel Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:08:43Zoai:repositorio.upt.pt:11328/191Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:40:11.448114Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Supervisão pedagógica: supervisão e/ou reflexão. |
title |
Supervisão pedagógica: supervisão e/ou reflexão. |
spellingShingle |
Supervisão pedagógica: supervisão e/ou reflexão. Queiroga, Carlos Manuel Freitas Prática pedagógica Didáctica escolae Coordenação da educação TME |
title_short |
Supervisão pedagógica: supervisão e/ou reflexão. |
title_full |
Supervisão pedagógica: supervisão e/ou reflexão. |
title_fullStr |
Supervisão pedagógica: supervisão e/ou reflexão. |
title_full_unstemmed |
Supervisão pedagógica: supervisão e/ou reflexão. |
title_sort |
Supervisão pedagógica: supervisão e/ou reflexão. |
author |
Queiroga, Carlos Manuel Freitas |
author_facet |
Queiroga, Carlos Manuel Freitas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queiroga, Carlos Manuel Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática pedagógica Didáctica escolae Coordenação da educação TME |
topic |
Prática pedagógica Didáctica escolae Coordenação da educação TME |
description |
Esta investigação pretende descrever o Conceito de Supervisão e o Processo Supervisivo, onde estão incluídos os vários Cenários Supervisivos. A investigação pretende ser um contributo, no âmbito da Formação de Professores com a necessidade de se desenvolverem programas onde se adoptem estratégias que sejam grandes promotoras da Auto-Reflexão e que possam "moldar" o professor estagiário ao longo da Prática Pedagógica. O estudo apresentado segue as linhas de orientação acima referidas e pretende-se analisar a importância de algumas estratégias para uma formação reflexiva de professores estagiários de Educação Visual e Tecnológica. Este estudo envolve um Orientador e Três Professores Estagiários. Considerando o estudo feito como um todo, a metodologia utilizada enquadra-se no contexto de uma investigação interpretativa e qualitativa, tendo os dados sido recolhidos através de uma entrevista semi-estruturada, narrativa e diários de auto-reflexão. A informação recolhida foi sujeita à análise de conteúdo proveniente dos instrumentos de recolha de dados acima referidos. Os resultados obtidos indicam uma mudança nas representações e atitudes dos professores estagiários ao adoptarem uma atitude reflexiva sobre a sua própria actuação e assumem-se como corresponsáveis para a sua formação. Em relação às consequências deste estudo, ao nível da Investigação da Formação inicial de professores , incide para que haja um maior envolvimento dos professores em formação, quer ao nível dos Programas de Formação, quer na elaboração dos instrumentos de observação. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-05-15T09:18:04Z 2009-05-15 2013-08-14T18:00:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Queiroga, C.M.F. (2007). Supervisão pedagógica: supervisão e/ou reflexão [Dissertação de Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/191 http://hdl.handle.net/11328/191 Queiroga, C.M.F. (2007). Supervisão pedagógica: supervisão e/ou reflexão [Dissertação de Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/191 http://hdl.handle.net/11328/191 |
identifier_str_mv |
Queiroga, C.M.F. (2007). Supervisão pedagógica: supervisão e/ou reflexão [Dissertação de Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/191 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/191 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cota: TME 323 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134963364265984 |