A utilização das novas tecnologias e recursos didácticos diversificados no ensino da matemática.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Liliana Maria Pereira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/214
Resumo: O insucesso à disciplina de Matemática é um problema que persiste há bastante tempo e de certo modo socialmente aceite pelos portugueses. Tratase de um fenómeno que preocupa professores, alunos, pais e encarregados de educação e políticos, dado que afecta a todos. Por essa razão, nunca é demais estudar e perceber a origem deste problema que parece ser cada vez mais uma realidade incontornável de difícil resolução. Com este estudo pretende-se analisar o insucesso na disciplina de Matemática e compreender a relação entre o uso das novas tecnologias no ensino desta disciplina e o combate a essa problemática, procurando dar resposta à questão de investigação: “A utilização das TIC e de outros recursos didácticos diversificados exerce influência positiva no combate ao insucesso da disciplina de Matemática?” Este trabalho inicia-se com uma fundamentação teórica, recorrendo a vários autores, tanto sobre as novas tecnologias e uma variedade de recursos didácticos que se podem utilizar no ensino da Matemática, incluindo também os jogos lúdicos e materiais manipuláveis, como sobre o insucesso escolar e, particularmente, o insucesso a Matemática. Na procura de resposta para a questão desta investigação, optouse por uma metodologia mista, mais propriamente um estudo de caso, uma vez que se pretendia estudar e avaliar a reacção dos alunos de uma turma do 11.º ano de escolaridade (2.º ano de um curso profissional) à utilização de recursos diversificados na sala de aula. Para a recolha de dados aplicou-se um inquérito por questionário aos alunos dessa turma, antes e após a realização do teste, que correspondeu à execução de actividades envolvendo vários materiais/ferramentas, recorreu-se à observação dessas aulas onde foram aplicadas o teste, utilizando grelhas de observação, registos e notas de campo elaboradas pela investigadora enquanto docente da disciplina e ainda à entrevista a docentes da escola onde se efectuou o estudo, quer do grupo disciplinar de Matemática, quer de outros grupos disciplinares mas com cargos ligados às TIC. Os alunos manifestaram uma maior preferência pela disciplina, após a aplicação do teste, referindo que o modo de ensino das aulas de Matemática interfere no gosto pela mesma, assim como no sucesso da aprendizagem dos conteúdos. Referiram ainda que a utilização das novas tecnologias é uma mais-valia para o ensino da Matemática e são unânimes quando mencionam que a utilização de recursos didácticos diversificados nas aulas aumenta a motivação, o interesse e os resultados. Com a observação de aulas, constatou-se que os alunos reagem bastante bem à utilização de recursos diferentes dos tradicionais, estando mais envolvidos e mais empenhados quando se utilizam materiais manipuláveis e software matemático, depois quando se utilizou um jogo lúdico e em último a calculadora gráfica, reagindo com menos entusiasmo a esta. Contudo, demonstraram-se, no geral, bastante interessados e entusiasmados, realizando as tarefas propostas e alcançando o sucesso na aprendizagem dos conteúdos. Nem todos os docentes de Matemática recorrem às novas tecnologias, alegando falta de à vontade, o cumprimento dos programas e a falta de recursos na escola. Dos que as utilizam, alguns argumentam que se preocupam em diversificar os materiais a utilizar na sala de aula, procurando Create PDF with PDF4U. If you wish to remove this line, please click here to purchase the full version uma metodologia mista, para evitar aulas expositivas, colocar o aluno no centro da aprendizagem e mostrar outras perspectivas da Matemática. No entanto, todos admitem que as novas tecnologias são uma mais-valia para o ensino da Matemática, com a vantagem de promover nos alunos o gosto pela disciplina de Matemática, provocar mais entusiasmo, mais motivação e mais empenho, mostrando aos alunos um sentido mais prático da Matemática, procurando que se reflicta no seu sucesso. No entanto, houve quem referisse algumas desvantagens da utilização das novas tecnologias no ensino da Matemática, indicando um entusiasmo exagerado e desorganização por parte dos alunos, bem como saturação e distracção, podendo não conduzir aos resultados desejados. Para os docentes de outros grupos disciplinares mas com cargos em TIC, as novas tecnologias são importantes e muito úteis no ensino, em geral. No caso particular da Matemática, consideram uma mais-valia, pois há uma variedade de aplicações das novas tecnologias destinadas ao ensino da Matemática que ajudam a desmistificar esta disciplina, simplificando e ajudando na compreensão dos conteúdos. Assim, defendem que os alunos ficam mais motivados, mais empenhados, mais autónomos e mais concentrados nas aulas, conduzindo assim ao sucesso. Contudo, foi feita referência a alguma saturação sentida pelos alunos sobretudo, aquando do recurso ao powerpoint, justificando que alguns professores usam em demasia esta forma de apresentar os conteúdos e a reacção nos alunos acaba por não ser a desejada, pelo que as ferramentas a utilizar devem ser bem pensadas pelo professor.
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Com este estudo pretende-se analisar o insucesso na disciplina de Matemática e compreender a relação entre o uso das novas tecnologias no ensino desta disciplina e o combate a essa problemática, procurando dar resposta à questão de investigação: “A utilização das TIC e de outros recursos didácticos diversificados exerce influência positiva no combate ao insucesso da disciplina de Matemática?” Este trabalho inicia-se com uma fundamentação teórica, recorrendo a vários autores, tanto sobre as novas tecnologias e uma variedade de recursos didácticos que se podem utilizar no ensino da Matemática, incluindo também os jogos lúdicos e materiais manipuláveis, como sobre o insucesso escolar e, particularmente, o insucesso a Matemática. Na procura de resposta para a questão desta investigação, optouse por uma metodologia mista, mais propriamente um estudo de caso, uma vez que se pretendia estudar e avaliar a reacção dos alunos de uma turma do 11.º ano de escolaridade (2.º ano de um curso profissional) à utilização de recursos diversificados na sala de aula. Para a recolha de dados aplicou-se um inquérito por questionário aos alunos dessa turma, antes e após a realização do teste, que correspondeu à execução de actividades envolvendo vários materiais/ferramentas, recorreu-se à observação dessas aulas onde foram aplicadas o teste, utilizando grelhas de observação, registos e notas de campo elaboradas pela investigadora enquanto docente da disciplina e ainda à entrevista a docentes da escola onde se efectuou o estudo, quer do grupo disciplinar de Matemática, quer de outros grupos disciplinares mas com cargos ligados às TIC. Os alunos manifestaram uma maior preferência pela disciplina, após a aplicação do teste, referindo que o modo de ensino das aulas de Matemática interfere no gosto pela mesma, assim como no sucesso da aprendizagem dos conteúdos. Referiram ainda que a utilização das novas tecnologias é uma mais-valia para o ensino da Matemática e são unânimes quando mencionam que a utilização de recursos didácticos diversificados nas aulas aumenta a motivação, o interesse e os resultados. Com a observação de aulas, constatou-se que os alunos reagem bastante bem à utilização de recursos diferentes dos tradicionais, estando mais envolvidos e mais empenhados quando se utilizam materiais manipuláveis e software matemático, depois quando se utilizou um jogo lúdico e em último a calculadora gráfica, reagindo com menos entusiasmo a esta. Contudo, demonstraram-se, no geral, bastante interessados e entusiasmados, realizando as tarefas propostas e alcançando o sucesso na aprendizagem dos conteúdos. Nem todos os docentes de Matemática recorrem às novas tecnologias, alegando falta de à vontade, o cumprimento dos programas e a falta de recursos na escola. Dos que as utilizam, alguns argumentam que se preocupam em diversificar os materiais a utilizar na sala de aula, procurando Create PDF with PDF4U. If you wish to remove this line, please click here to purchase the full version uma metodologia mista, para evitar aulas expositivas, colocar o aluno no centro da aprendizagem e mostrar outras perspectivas da Matemática. No entanto, todos admitem que as novas tecnologias são uma mais-valia para o ensino da Matemática, com a vantagem de promover nos alunos o gosto pela disciplina de Matemática, provocar mais entusiasmo, mais motivação e mais empenho, mostrando aos alunos um sentido mais prático da Matemática, procurando que se reflicta no seu sucesso. No entanto, houve quem referisse algumas desvantagens da utilização das novas tecnologias no ensino da Matemática, indicando um entusiasmo exagerado e desorganização por parte dos alunos, bem como saturação e distracção, podendo não conduzir aos resultados desejados. Para os docentes de outros grupos disciplinares mas com cargos em TIC, as novas tecnologias são importantes e muito úteis no ensino, em geral. No caso particular da Matemática, consideram uma mais-valia, pois há uma variedade de aplicações das novas tecnologias destinadas ao ensino da Matemática que ajudam a desmistificar esta disciplina, simplificando e ajudando na compreensão dos conteúdos. Assim, defendem que os alunos ficam mais motivados, mais empenhados, mais autónomos e mais concentrados nas aulas, conduzindo assim ao sucesso. Contudo, foi feita referência a alguma saturação sentida pelos alunos sobretudo, aquando do recurso ao powerpoint, justificando que alguns professores usam em demasia esta forma de apresentar os conteúdos e a reacção nos alunos acaba por não ser a desejada, pelo que as ferramentas a utilizar devem ser bem pensadas pelo professor.Orientação de: Prof.ª Doutora Ana Luísa Ferreira.2013-08-14T18:01:03Z2011-08-05T10:32:28Z2011-08-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTeixeira, L.M.P. (2011). A utilização das novas tecnologias e recursos didácticos diversificados no ensino da matemática [Dissertação de Mestrado em Supervisão e Coordenação da Edhttp://hdl.handle.net/11328/214ucação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT.http://hdl.handle.net/11328/214Teixeira, L.M.P. (2011). A utilização das novas tecnologias e recursos didácticos diversificados no ensino da matemática [Dissertação de Mestrado em Supervisão e Coordenação da Edhttp://hdl.handle.net/11328/214ucação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT.http://hdl.handle.net/11328/214porCota: TME 454Teixeira, Liliana Maria Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:07:58Zoai:repositorio.upt.pt:11328/214Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:40:02.369752Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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Com este estudo pretende-se analisar o insucesso na disciplina de Matemática e compreender a relação entre o uso das novas tecnologias no ensino desta disciplina e o combate a essa problemática, procurando dar resposta à questão de investigação: “A utilização das TIC e de outros recursos didácticos diversificados exerce influência positiva no combate ao insucesso da disciplina de Matemática?” Este trabalho inicia-se com uma fundamentação teórica, recorrendo a vários autores, tanto sobre as novas tecnologias e uma variedade de recursos didácticos que se podem utilizar no ensino da Matemática, incluindo também os jogos lúdicos e materiais manipuláveis, como sobre o insucesso escolar e, particularmente, o insucesso a Matemática. Na procura de resposta para a questão desta investigação, optouse por uma metodologia mista, mais propriamente um estudo de caso, uma vez que se pretendia estudar e avaliar a reacção dos alunos de uma turma do 11.º ano de escolaridade (2.º ano de um curso profissional) à utilização de recursos diversificados na sala de aula. Para a recolha de dados aplicou-se um inquérito por questionário aos alunos dessa turma, antes e após a realização do teste, que correspondeu à execução de actividades envolvendo vários materiais/ferramentas, recorreu-se à observação dessas aulas onde foram aplicadas o teste, utilizando grelhas de observação, registos e notas de campo elaboradas pela investigadora enquanto docente da disciplina e ainda à entrevista a docentes da escola onde se efectuou o estudo, quer do grupo disciplinar de Matemática, quer de outros grupos disciplinares mas com cargos ligados às TIC. Os alunos manifestaram uma maior preferência pela disciplina, após a aplicação do teste, referindo que o modo de ensino das aulas de Matemática interfere no gosto pela mesma, assim como no sucesso da aprendizagem dos conteúdos. Referiram ainda que a utilização das novas tecnologias é uma mais-valia para o ensino da Matemática e são unânimes quando mencionam que a utilização de recursos didácticos diversificados nas aulas aumenta a motivação, o interesse e os resultados. Com a observação de aulas, constatou-se que os alunos reagem bastante bem à utilização de recursos diferentes dos tradicionais, estando mais envolvidos e mais empenhados quando se utilizam materiais manipuláveis e software matemático, depois quando se utilizou um jogo lúdico e em último a calculadora gráfica, reagindo com menos entusiasmo a esta. Contudo, demonstraram-se, no geral, bastante interessados e entusiasmados, realizando as tarefas propostas e alcançando o sucesso na aprendizagem dos conteúdos. Nem todos os docentes de Matemática recorrem às novas tecnologias, alegando falta de à vontade, o cumprimento dos programas e a falta de recursos na escola. Dos que as utilizam, alguns argumentam que se preocupam em diversificar os materiais a utilizar na sala de aula, procurando Create PDF with PDF4U. If you wish to remove this line, please click here to purchase the full version uma metodologia mista, para evitar aulas expositivas, colocar o aluno no centro da aprendizagem e mostrar outras perspectivas da Matemática. No entanto, todos admitem que as novas tecnologias são uma mais-valia para o ensino da Matemática, com a vantagem de promover nos alunos o gosto pela disciplina de Matemática, provocar mais entusiasmo, mais motivação e mais empenho, mostrando aos alunos um sentido mais prático da Matemática, procurando que se reflicta no seu sucesso. No entanto, houve quem referisse algumas desvantagens da utilização das novas tecnologias no ensino da Matemática, indicando um entusiasmo exagerado e desorganização por parte dos alunos, bem como saturação e distracção, podendo não conduzir aos resultados desejados. Para os docentes de outros grupos disciplinares mas com cargos em TIC, as novas tecnologias são importantes e muito úteis no ensino, em geral. No caso particular da Matemática, consideram uma mais-valia, pois há uma variedade de aplicações das novas tecnologias destinadas ao ensino da Matemática que ajudam a desmistificar esta disciplina, simplificando e ajudando na compreensão dos conteúdos. Assim, defendem que os alunos ficam mais motivados, mais empenhados, mais autónomos e mais concentrados nas aulas, conduzindo assim ao sucesso. 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