PANDEMIA NUMA ESCOLA DE ALDEIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i4.21973 |
Resumo: | A treze de março de 2020, aquando do encerramento das escolas, no lugar do Zambujal, uma pequena escola rural com apenas duas turmas viu-se a braços com a difícil tarefa de continuar a assegurar as aprendizagens dos seus alunos pertencentes a famílias de poucas posses e sem meios tecnológicos. Neste estudo exploratório pretendemos verificar quais as dificuldades e mais valias sentidas pela professora titular de turma e pelos alunos na adaptação ao ensino remoto, através do relato da professora e tentar perceber como isso afetou as notas dos alunos. Não foi possível tirar conclusões no que respeita às avaliações, devido a uma mudança nos critérios de avaliação, mas a professora notou maior autonomia na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e maior motivação para o ensino presencial. |
id |
RCAP_01358ced20a38aabbaa3192b10849475 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/21973 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
PANDEMIA NUMA ESCOLA DE ALDEIAPanemia en una Escuela del PuebloPANDEMIA NUMA ESCOLA DE ALDEIAArtigosA treze de março de 2020, aquando do encerramento das escolas, no lugar do Zambujal, uma pequena escola rural com apenas duas turmas viu-se a braços com a difícil tarefa de continuar a assegurar as aprendizagens dos seus alunos pertencentes a famílias de poucas posses e sem meios tecnológicos. Neste estudo exploratório pretendemos verificar quais as dificuldades e mais valias sentidas pela professora titular de turma e pelos alunos na adaptação ao ensino remoto, através do relato da professora e tentar perceber como isso afetou as notas dos alunos. Não foi possível tirar conclusões no que respeita às avaliações, devido a uma mudança nos critérios de avaliação, mas a professora notou maior autonomia na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e maior motivação para o ensino presencial.On the thirteenth of March 2020, when the schools were closed, in the place of Zambujal, a small rural school with only two classes was faced with the difficult task of continuing to ensure the learning of its students belonging to poor families without technological means. In this exploratory study, we intend to verify the difficulties experienced by the teacher in charge of the class and by the students in adapting to remote teaching, through the teacher's report and try to understand how it affected the students' grades. It was not possible to draw conclusions regarding the assessments, due to a change in the evaluation criteria, but the teacher noted greater autonomy in the use of Information and Communication Technologies (ICT) and greater motivation. for classroom teaching.Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém2020-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i4.21973por2182-9608Godinho, Isabel ChagasChagas, Teresainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:11:52Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/21973Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:02:09.155442Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
PANDEMIA NUMA ESCOLA DE ALDEIA Panemia en una Escuela del Pueblo PANDEMIA NUMA ESCOLA DE ALDEIA |
title |
PANDEMIA NUMA ESCOLA DE ALDEIA |
spellingShingle |
PANDEMIA NUMA ESCOLA DE ALDEIA Godinho, Isabel Chagas Artigos |
title_short |
PANDEMIA NUMA ESCOLA DE ALDEIA |
title_full |
PANDEMIA NUMA ESCOLA DE ALDEIA |
title_fullStr |
PANDEMIA NUMA ESCOLA DE ALDEIA |
title_full_unstemmed |
PANDEMIA NUMA ESCOLA DE ALDEIA |
title_sort |
PANDEMIA NUMA ESCOLA DE ALDEIA |
author |
Godinho, Isabel Chagas |
author_facet |
Godinho, Isabel Chagas Chagas, Teresa |
author_role |
author |
author2 |
Chagas, Teresa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Godinho, Isabel Chagas Chagas, Teresa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
A treze de março de 2020, aquando do encerramento das escolas, no lugar do Zambujal, uma pequena escola rural com apenas duas turmas viu-se a braços com a difícil tarefa de continuar a assegurar as aprendizagens dos seus alunos pertencentes a famílias de poucas posses e sem meios tecnológicos. Neste estudo exploratório pretendemos verificar quais as dificuldades e mais valias sentidas pela professora titular de turma e pelos alunos na adaptação ao ensino remoto, através do relato da professora e tentar perceber como isso afetou as notas dos alunos. Não foi possível tirar conclusões no que respeita às avaliações, devido a uma mudança nos critérios de avaliação, mas a professora notou maior autonomia na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e maior motivação para o ensino presencial. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i4.21973 |
url |
https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i4.21973 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-9608 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130486884270080 |