PANDEMIA NUMA ESCOLA DE ALDEIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godinho, Isabel Chagas
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Chagas, Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i4.21973
Resumo: A treze de março de 2020, aquando do encerramento das escolas, no lugar do Zambujal, uma pequena escola rural com apenas duas turmas viu-se a braços com a difícil tarefa de continuar a assegurar as aprendizagens dos seus alunos pertencentes a famílias de poucas posses e sem meios tecnológicos. Neste estudo exploratório pretendemos verificar quais as dificuldades e mais valias sentidas pela professora titular de turma e pelos alunos na adaptação ao ensino remoto, através do relato da professora e tentar perceber como isso afetou as notas dos alunos. Não foi possível tirar conclusões no que respeita às avaliações, devido a uma mudança nos critérios de avaliação, mas a professora notou maior autonomia na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e maior motivação para o ensino presencial.
id RCAP_01358ced20a38aabbaa3192b10849475
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/21973
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling PANDEMIA NUMA ESCOLA DE ALDEIAPanemia en una Escuela del PuebloPANDEMIA NUMA ESCOLA DE ALDEIAArtigosA treze de março de 2020, aquando do encerramento das escolas, no lugar do Zambujal, uma pequena escola rural com apenas duas turmas viu-se a braços com a difícil tarefa de continuar a assegurar as aprendizagens dos seus alunos pertencentes a famílias de poucas posses e sem meios tecnológicos. Neste estudo exploratório pretendemos verificar quais as dificuldades e mais valias sentidas pela professora titular de turma e pelos alunos na adaptação ao ensino remoto, através do relato da professora e tentar perceber como isso afetou as notas dos alunos. Não foi possível tirar conclusões no que respeita às avaliações, devido a uma mudança nos critérios de avaliação, mas a professora notou maior autonomia na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e maior motivação para o ensino presencial.On the thirteenth of March 2020, when the schools were closed, in the place of Zambujal, a small rural school with only two classes was faced with the difficult task of continuing to ensure the learning of its students belonging to poor families without technological means. In this exploratory study, we intend to verify the difficulties experienced by the teacher in charge of the class and by the students in adapting to remote teaching, through the teacher's report and try to understand how it affected the students' grades. It was not possible to draw conclusions regarding the assessments, due to a change in the evaluation criteria, but the teacher noted greater autonomy in the use of Information and Communication Technologies (ICT) and greater motivation. for classroom teaching.Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém2020-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i4.21973por2182-9608Godinho, Isabel ChagasChagas, Teresainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:11:52Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/21973Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:02:09.155442Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv PANDEMIA NUMA ESCOLA DE ALDEIA
Panemia en una Escuela del Pueblo
PANDEMIA NUMA ESCOLA DE ALDEIA
title PANDEMIA NUMA ESCOLA DE ALDEIA
spellingShingle PANDEMIA NUMA ESCOLA DE ALDEIA
Godinho, Isabel Chagas
Artigos
title_short PANDEMIA NUMA ESCOLA DE ALDEIA
title_full PANDEMIA NUMA ESCOLA DE ALDEIA
title_fullStr PANDEMIA NUMA ESCOLA DE ALDEIA
title_full_unstemmed PANDEMIA NUMA ESCOLA DE ALDEIA
title_sort PANDEMIA NUMA ESCOLA DE ALDEIA
author Godinho, Isabel Chagas
author_facet Godinho, Isabel Chagas
Chagas, Teresa
author_role author
author2 Chagas, Teresa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Godinho, Isabel Chagas
Chagas, Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description A treze de março de 2020, aquando do encerramento das escolas, no lugar do Zambujal, uma pequena escola rural com apenas duas turmas viu-se a braços com a difícil tarefa de continuar a assegurar as aprendizagens dos seus alunos pertencentes a famílias de poucas posses e sem meios tecnológicos. Neste estudo exploratório pretendemos verificar quais as dificuldades e mais valias sentidas pela professora titular de turma e pelos alunos na adaptação ao ensino remoto, através do relato da professora e tentar perceber como isso afetou as notas dos alunos. Não foi possível tirar conclusões no que respeita às avaliações, devido a uma mudança nos critérios de avaliação, mas a professora notou maior autonomia na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e maior motivação para o ensino presencial.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i4.21973
url https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i4.21973
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-9608
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém
publisher.none.fl_str_mv Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130486884270080