Vivências e percepções de Estágio em Psicologia: estudo comparativo entre estagiários da Universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Rosana Miranda
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/15267
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia (área de especialização de Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento) sob a orientação de Ana Cristina Ferreira de Almeida–
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spelling Vivências e percepções de Estágio em Psicologia: estudo comparativo entre estagiários da Universidadeestágio curriculardesenvolvimento de jovens-adultostransição universidade - mundo de trabalhoformação de psicólogosvivênciaspercepçãoDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia (área de especialização de Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento) sob a orientação de Ana Cristina Ferreira de Almeida–Tornar-se Psicólogo pressupõe, além da vontade, orientação vocacional, conhecimentos e preparação académica e científica, iniciação à prática profissional que, no modelo vigente, acontece na última etapa da formação inicial em Psicologia, no 5º ano, último do 2.º ciclo de estudos, em período de estágio curricular. No presente trabalho centrámo-nos nesta etapa, a fim de explorar alguns dos aspectos mais significativos do repertório experiencial dos «novatos», à escala do desenvolvimento e construção da especialidade na carreira profissional, ou na fase de transição para o mundo do trabalho. Assim, fazendo incidir a nossa atenção no estudo da perspectiva dos Psicólogos-Estagiários, quisemos explorar vivências e percepções dos estudantes do 5.º ano de Psicologia, a partir do modo como percepcionam o estágio, e como se percepcionam no estágio, em termos do seu desenvolvimento pessoal, social e profissional. Associado ao estudo, está o diagnóstico dos ganhos e dificuldades neste primeiro contacto com a profissão, concretamente, das (in) competências percebidas, no modo como os(as) psicólogos(as)-estagiários(as) “vêem” as suas experiências, em termos de (i) Aprendizagem e desenvolvimento profissional; (ii) Aspectos sócio-emocionais; (iii) Apoios/recursos/supervisão; (iv) Socialização profissional e institucional; e (v) Aspectos vocacionais. São estes os construtos subjacentes ao instrumento usado (IVPE-Psi, Caires, Almeida & Almeida, 2009), por adaptação do IVPE-Ensino Superior (Caires, 2001) e IVPE-ES (Licenciaturas em Ensino) (Caires, 2003), numa amostra total de 82 Estudantes Estagiários de Psicologia, das Universidades de Coimbra e do Minho, e das diversas áreas de especialização. Por interesse intrínseco, constitui alvo particular da nossa atenção, o caso dos Psicólogos-Estagiários de Psicologia da Educação. Desta abordagem esperamos resultar um contributo para a validação da eficácia da formação académica inicial. Concluímos que, independentemente da Universidade de origem e da área de especialização, os estagiários de Psicologia indiciam benefícios e receios ou dificuldades comuns, e que a sua formação, desde cedo, pode e deve investir numa preparação profissional mais adequada, paralelamente à formação pessoal e social, em contexto de aprendizagem académica e científica situadas e por referência aos territórios da experiência comunitária.2010-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/15267http://hdl.handle.net/10316/15267porMonteiro, Rosana Mirandainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:50Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/15267Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:00.253363Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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