Vivências e percepções dos estágios pedagógicos: estudo com alunos de licenciaturas em ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caires,Susana
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Almeida,Leandro S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psico-USF (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712003000200006
Resumo: Centrado na última etapa da formação inicial de professores - os estágios pedagógicos - o presente trabalho explora alguns dos aspectos mais significativos da estreia na profissão docente. Incidindo na perspectiva dos professores-estagiários, o repertório explorado abarca as principais vivências e percepções associadas ao “tornar-se-professor”, dando a conhecer alguns dos maiores ganhos e dificuldades inerentes a este processo. Tomando as respostas de 229 professores-estagiários da Universidade do Minho no Inventário de Vivências e Percepções de Estágio (Versão para as Licenciaturas em Ensino), aplicado no início e no final do estágio, detectaram-se oscilações positivas na forma como os professores-estagiários vivenciam esta etapa formativa. Entre as cinco dimensões do questionário (“Socialização Profissional e Institucional”, “Aspectos sócio-emocionais”, “Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional”, “Apoio/Recursos/Supervisão” e “Aspectos Vocacionais”), destaquem-se os maiores níveis de satisfação e ganho percebidos pelos sujeitos nas dimensões “Socialização Profissional e Institucional”, “Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional” e “Aspectos Vocacionais”.
id USF-1_67fc6ea5a88dd3f0b820be787e9e64f9
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-82712003000200006
network_acronym_str USF-1
network_name_str Psico-USF (Online)
repository_id_str
spelling Vivências e percepções dos estágios pedagógicos: estudo com alunos de licenciaturas em ensinoEstágioDesenvolvimento de jovens-adultosTransição universidade-trabalhoFormação de professoresCentrado na última etapa da formação inicial de professores - os estágios pedagógicos - o presente trabalho explora alguns dos aspectos mais significativos da estreia na profissão docente. Incidindo na perspectiva dos professores-estagiários, o repertório explorado abarca as principais vivências e percepções associadas ao “tornar-se-professor”, dando a conhecer alguns dos maiores ganhos e dificuldades inerentes a este processo. Tomando as respostas de 229 professores-estagiários da Universidade do Minho no Inventário de Vivências e Percepções de Estágio (Versão para as Licenciaturas em Ensino), aplicado no início e no final do estágio, detectaram-se oscilações positivas na forma como os professores-estagiários vivenciam esta etapa formativa. Entre as cinco dimensões do questionário (“Socialização Profissional e Institucional”, “Aspectos sócio-emocionais”, “Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional”, “Apoio/Recursos/Supervisão” e “Aspectos Vocacionais”), destaquem-se os maiores níveis de satisfação e ganho percebidos pelos sujeitos nas dimensões “Socialização Profissional e Institucional”, “Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional” e “Aspectos Vocacionais”.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2003-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712003000200006Psico-USF v.8 n.2 2003reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/S1413-82712003000200006info:eu-repo/semantics/openAccessCaires,SusanaAlmeida,Leandro S.por2011-10-21T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712003000200006Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2011-10-21T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Vivências e percepções dos estágios pedagógicos: estudo com alunos de licenciaturas em ensino
title Vivências e percepções dos estágios pedagógicos: estudo com alunos de licenciaturas em ensino
spellingShingle Vivências e percepções dos estágios pedagógicos: estudo com alunos de licenciaturas em ensino
Caires,Susana
Estágio
Desenvolvimento de jovens-adultos
Transição universidade-trabalho
Formação de professores
title_short Vivências e percepções dos estágios pedagógicos: estudo com alunos de licenciaturas em ensino
title_full Vivências e percepções dos estágios pedagógicos: estudo com alunos de licenciaturas em ensino
title_fullStr Vivências e percepções dos estágios pedagógicos: estudo com alunos de licenciaturas em ensino
title_full_unstemmed Vivências e percepções dos estágios pedagógicos: estudo com alunos de licenciaturas em ensino
title_sort Vivências e percepções dos estágios pedagógicos: estudo com alunos de licenciaturas em ensino
author Caires,Susana
author_facet Caires,Susana
Almeida,Leandro S.
author_role author
author2 Almeida,Leandro S.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caires,Susana
Almeida,Leandro S.
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio
Desenvolvimento de jovens-adultos
Transição universidade-trabalho
Formação de professores
topic Estágio
Desenvolvimento de jovens-adultos
Transição universidade-trabalho
Formação de professores
description Centrado na última etapa da formação inicial de professores - os estágios pedagógicos - o presente trabalho explora alguns dos aspectos mais significativos da estreia na profissão docente. Incidindo na perspectiva dos professores-estagiários, o repertório explorado abarca as principais vivências e percepções associadas ao “tornar-se-professor”, dando a conhecer alguns dos maiores ganhos e dificuldades inerentes a este processo. Tomando as respostas de 229 professores-estagiários da Universidade do Minho no Inventário de Vivências e Percepções de Estágio (Versão para as Licenciaturas em Ensino), aplicado no início e no final do estágio, detectaram-se oscilações positivas na forma como os professores-estagiários vivenciam esta etapa formativa. Entre as cinco dimensões do questionário (“Socialização Profissional e Institucional”, “Aspectos sócio-emocionais”, “Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional”, “Apoio/Recursos/Supervisão” e “Aspectos Vocacionais”), destaquem-se os maiores níveis de satisfação e ganho percebidos pelos sujeitos nas dimensões “Socialização Profissional e Institucional”, “Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional” e “Aspectos Vocacionais”.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712003000200006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712003000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-82712003000200006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psico-USF v.8 n.2 2003
reponame:Psico-USF (Online)
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Psico-USF (Online)
collection Psico-USF (Online)
repository.name.fl_str_mv Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv edusf@saofrancisco.edu.br
_version_ 1748937786066468864