Educação e práticas corporais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Cide Filipe Branco de Campos
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Pinto, José da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11144/5981
Resumo: O presente trabalho tem como tema a educação e realização de práticas corporais. Procurou-se, através de pesquisa bibliográfica, promover a reflexão acerca de como esse domínio é concretizado hoje em dia, em contexto escolar e mais alargado. Na formação de adultos, sugere-se a actuação do técnico de lazer enquanto promotor de uma maior consciência corporal nos indivíduos. No meio escolar, propõe-se repensar o papel do educador no âmbito do princípio de autonomia da criança e na defesa da sua expressividade própria. Estudos adicionais seriam relevantes para aferir a situação actual nas escolas, em termos de práticas corporais, e perceber em que medida uma maior orientação no sentido de disciplinas alternativas, por parte dos adultos, se traduziu numa corporalidade mais integrada.
id RCAP_0136dc4dffcd05161ee43e268ba6b0e4
oai_identifier_str oai:repositorio.ual.pt:11144/5981
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação e práticas corporaiscorporalidadeeducaçãopráticas corporaissistema escolarO presente trabalho tem como tema a educação e realização de práticas corporais. Procurou-se, através de pesquisa bibliográfica, promover a reflexão acerca de como esse domínio é concretizado hoje em dia, em contexto escolar e mais alargado. Na formação de adultos, sugere-se a actuação do técnico de lazer enquanto promotor de uma maior consciência corporal nos indivíduos. No meio escolar, propõe-se repensar o papel do educador no âmbito do princípio de autonomia da criança e na defesa da sua expressividade própria. Estudos adicionais seriam relevantes para aferir a situação actual nas escolas, em termos de práticas corporais, e perceber em que medida uma maior orientação no sentido de disciplinas alternativas, por parte dos adultos, se traduziu numa corporalidade mais integrada.Universidade Autónoma de Lisboa2023-03-16T10:35:51Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11144/5981por1647-2284Neves, Cide Filipe Branco de CamposPinto, José da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-11T02:15:03Zoai:repositorio.ual.pt:11144/5981Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:32:54.385727Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação e práticas corporais
title Educação e práticas corporais
spellingShingle Educação e práticas corporais
Neves, Cide Filipe Branco de Campos
corporalidade
educação
práticas corporais
sistema escolar
title_short Educação e práticas corporais
title_full Educação e práticas corporais
title_fullStr Educação e práticas corporais
title_full_unstemmed Educação e práticas corporais
title_sort Educação e práticas corporais
author Neves, Cide Filipe Branco de Campos
author_facet Neves, Cide Filipe Branco de Campos
Pinto, José da Silva
author_role author
author2 Pinto, José da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Cide Filipe Branco de Campos
Pinto, José da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv corporalidade
educação
práticas corporais
sistema escolar
topic corporalidade
educação
práticas corporais
sistema escolar
description O presente trabalho tem como tema a educação e realização de práticas corporais. Procurou-se, através de pesquisa bibliográfica, promover a reflexão acerca de como esse domínio é concretizado hoje em dia, em contexto escolar e mais alargado. Na formação de adultos, sugere-se a actuação do técnico de lazer enquanto promotor de uma maior consciência corporal nos indivíduos. No meio escolar, propõe-se repensar o papel do educador no âmbito do princípio de autonomia da criança e na defesa da sua expressividade própria. Estudos adicionais seriam relevantes para aferir a situação actual nas escolas, em termos de práticas corporais, e perceber em que medida uma maior orientação no sentido de disciplinas alternativas, por parte dos adultos, se traduziu numa corporalidade mais integrada.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2023-03-16T10:35:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11144/5981
url http://hdl.handle.net/11144/5981
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-2284
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Autónoma de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Autónoma de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136808862220289