As práticas corporais na educação integral em tempo integral : um estudo em duas escolas públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Renata de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/187422
Resumo: O objetivo geral desta pesquisa está formulado da seguinte maneira: compreender como as práti-cas corporais se configuram na educação integral de tempo integral e quais lugares ocupam. A abordagem metodológica escolhida nessa rota foi a pesquisa qualitativa, debruçada no desenho teórico metodológico etnográfico, onde a observação participante se constituiu o principal ins-trumento de produção de informações, acrescentando-se a esse o diário de campo, as entrevistas semiestruturadas e a análise documental. O trabalho de campo foi realizado em duas escolas pú-blicas da rede municipal de Esteio, Rio Grande do Sul, que foram selecionadas por possuírem jornada de tempo integral a todos os alunos e oficinas de práticas corporais. Os colaboradores do estudo foram os principais sujeitos deste processo: facilitadores de práticas corporais do Progra-ma Novo Mais Educação (PNME), articuladores e coordenadores da educação integral, profes-sores ministrantes de práticas corporais, equipe diretiva e discentes. O processo interpretativo foi realizado mediante o agrupamento de quarenta e três unidades de significados e posterior defini-ção de três categorias de análise: os movimentos das práticas corporais nas funções sociais da escola de educação integral, a corporeidade como premissa para a educação integral e o (des)controle. A partir desta pesquisa foi possível compreender que as práticas corporais se mo-vimentam nas funções da escola de educação integral de tempo integral, empregando passos e (des)compassos na busca por uma educação de qualidade. Os achados também permitiram o en-tendimento da corporeidade como premissa tanto na prerrogativa da integralidade, quanto na au-sência, por vezes observada, de um trabalho com práticas corporais numa perspectiva crítica. E o (des)controle constitui-se em um lugar produtivo criado pelos alunos em oposição às rotinas rí-gidas do processo civilizatório, no qual sua expressividade é evidenciada, de encontro às restri-ções vivenciadas na escola e na sociedade. Assim, as práticas corporais assumem diferentes con-figurações no terreno da educação integral, envolvendo-se na edificação de conhecimentos e no desenvolvimento dos sujeitos.
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Os colaboradores do estudo foram os principais sujeitos deste processo: facilitadores de práticas corporais do Progra-ma Novo Mais Educação (PNME), articuladores e coordenadores da educação integral, profes-sores ministrantes de práticas corporais, equipe diretiva e discentes. O processo interpretativo foi realizado mediante o agrupamento de quarenta e três unidades de significados e posterior defini-ção de três categorias de análise: os movimentos das práticas corporais nas funções sociais da escola de educação integral, a corporeidade como premissa para a educação integral e o (des)controle. A partir desta pesquisa foi possível compreender que as práticas corporais se mo-vimentam nas funções da escola de educação integral de tempo integral, empregando passos e (des)compassos na busca por uma educação de qualidade. Os achados também permitiram o en-tendimento da corporeidade como premissa tanto na prerrogativa da integralidade, quanto na au-sência, por vezes observada, de um trabalho com práticas corporais numa perspectiva crítica. E o (des)controle constitui-se em um lugar produtivo criado pelos alunos em oposição às rotinas rí-gidas do processo civilizatório, no qual sua expressividade é evidenciada, de encontro às restri-ções vivenciadas na escola e na sociedade. Assim, as práticas corporais assumem diferentes con-figurações no terreno da educação integral, envolvendo-se na edificação de conhecimentos e no desenvolvimento dos sujeitos.El objetivo general de esta investigación está formulado de la siguiente manera: comprender cómo las prácticas corporales se configuran en la educación integral de tiempo completo y cuá-les lugares ocupan. El enfoque metodológico escogido en esa ruta fue la investigación cualitati-va, que se centró en el diseño teórico metodológico etnográfico, donde la observación partici-pante se constituyó el principal instrumento de producción de informaciones, añadiéndose a ese el diario de campo, las entrevistas semiestructuradas y el análisis documental. El trabajo de cam-po fue realizado en dos escuelas púbicas de la red municipal de Esteio, Rio Grande do Sul, que fueron seleccionadas por poseer jornada de tiempo integral a todos los alumnos y talleres de prácticas corporales. Los colaboradores del estudio fueron los principales sujetos de este proce-so: facilitadores de prácticas corporales del Programa Nuevo Más Educación (PNME), articula-dores y coordinadores de la educación integral, profesores ministrantes de prácticas corporales, equipo directivo y discentes. El proceso interpretativo fue realizado mediante la agrupación de cuarenta y tres unidades de significados y posterior definición de tres categorías de análisis: los movimientos de las prácticas corporales en las funciones sociales de la escuela de educación in-tegral, la corporeidad como premisa para la educación integral y el (des) el control. A partir de esta investigación fue posible comprender que las prácticas corporales se mueven en las funcio-nes dela escuela de educación integral e de tiempo completo, empleando pasos y (des) compases en la búsqueda de una educación de calidad. Los hallazgos también permitieron el entendimiento de la corporeidad como premisa tanto en la prerrogativa de la integralidad, como en la ausencia, a veces observada, de un trabajo con prácticas corporales desde una perspectiva crítica. Y el (des) control se constituye en un lugar productivo creado por los alumnos en oposición a las ru-tinas rígidas del proceso civilizatorio, en el cual su expresividad es evidenciada, contra las res-tricciones vivenciadas en la escuela y en la sociedad. Así, las prácticas corporales asumen dife-rentes configuraciones en el terreno de la educación integral, involucrándose en la edificación de conocimientos y en el desarrollo de los sujetos.application/pdfporPráticas corporaisEducação integralEscolasEtnografiaPrácticas CorporalesEtnografíaEscuelaTiempo CompletoEducación IntegralAs práticas corporais na educação integral em tempo integral : um estudo em duas escolas públicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento HumanoPorto Alegre, BR-RS2018.mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001083021.pdf.txt001083021.pdf.txtExtracted Texttext/plain465043http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187422/2/001083021.pdf.txt44e7d636d191b4330e38b45cffb3e015MD52ORIGINAL001083021.pdfTexto completoapplication/pdf1844281http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187422/1/001083021.pdff80ef84ae954e025d39c25c095813c29MD5110183/1874222022-07-17 04:53:12.501936oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187422Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-07-17T07:53:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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