Apoio psicossocial a estudantes do ensino superior: Do modelo teórico aos níveis da intervenção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492000000200001 |
Resumo: | Com base nas perspectivas interaccionista, desenvolvimentista e contextualista, os autores fundamentam um modelo teórico e de intervenção psicológica em contexto académico, susceptível de abranger um conjunto de estratégias, métodos e técnicas eficazes no apoio aos estudantes ao longo do seu percurso no Ensino Superior. Sem esquecer a vertente remediativa, este modelo privilegia uma intervenção de carácter preventivo, facilitadora do ajustamento e do sucesso no desempenho das principais tarefas implicadas nos três principais momentos de transição ao longo do Ensino Superior (entrada, frequência e saída) e nos principais domínios da intervenção psicológica neste tipo de população (orientação para o trabalho, apoio psicopedagógico e de promoção do sucesso educativo, apoio clínico). |
id |
RCAP_0139a0e00b072dd8aee9a0e2894b08d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0874-20492000000200001 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Apoio psicossocial a estudantes do ensino superior: Do modelo teórico aos níveis da intervençãoModelo preventivoorientação no ensino superiorapoio psicopedagógicopsicoterapiaCom base nas perspectivas interaccionista, desenvolvimentista e contextualista, os autores fundamentam um modelo teórico e de intervenção psicológica em contexto académico, susceptível de abranger um conjunto de estratégias, métodos e técnicas eficazes no apoio aos estudantes ao longo do seu percurso no Ensino Superior. Sem esquecer a vertente remediativa, este modelo privilegia uma intervenção de carácter preventivo, facilitadora do ajustamento e do sucesso no desempenho das principais tarefas implicadas nos três principais momentos de transição ao longo do Ensino Superior (entrada, frequência e saída) e nos principais domínios da intervenção psicológica neste tipo de população (orientação para o trabalho, apoio psicopedagógico e de promoção do sucesso educativo, apoio clínico).Associação Portuguesa de Psicologia (APP)Edições Colibri2000-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492000000200001Psicologia v.14 n.2 2000reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492000000200001Leitão,Lígia MexiaPaixão,Maria PaulaSilva,José Tomás daMiguel,José Pachecoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:13:27Zoai:scielo:S0874-20492000000200001Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:23:46.764528Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Apoio psicossocial a estudantes do ensino superior: Do modelo teórico aos níveis da intervenção |
title |
Apoio psicossocial a estudantes do ensino superior: Do modelo teórico aos níveis da intervenção |
spellingShingle |
Apoio psicossocial a estudantes do ensino superior: Do modelo teórico aos níveis da intervenção Leitão,Lígia Mexia Modelo preventivo orientação no ensino superior apoio psicopedagógico psicoterapia |
title_short |
Apoio psicossocial a estudantes do ensino superior: Do modelo teórico aos níveis da intervenção |
title_full |
Apoio psicossocial a estudantes do ensino superior: Do modelo teórico aos níveis da intervenção |
title_fullStr |
Apoio psicossocial a estudantes do ensino superior: Do modelo teórico aos níveis da intervenção |
title_full_unstemmed |
Apoio psicossocial a estudantes do ensino superior: Do modelo teórico aos níveis da intervenção |
title_sort |
Apoio psicossocial a estudantes do ensino superior: Do modelo teórico aos níveis da intervenção |
author |
Leitão,Lígia Mexia |
author_facet |
Leitão,Lígia Mexia Paixão,Maria Paula Silva,José Tomás da Miguel,José Pacheco |
author_role |
author |
author2 |
Paixão,Maria Paula Silva,José Tomás da Miguel,José Pacheco |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leitão,Lígia Mexia Paixão,Maria Paula Silva,José Tomás da Miguel,José Pacheco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelo preventivo orientação no ensino superior apoio psicopedagógico psicoterapia |
topic |
Modelo preventivo orientação no ensino superior apoio psicopedagógico psicoterapia |
description |
Com base nas perspectivas interaccionista, desenvolvimentista e contextualista, os autores fundamentam um modelo teórico e de intervenção psicológica em contexto académico, susceptível de abranger um conjunto de estratégias, métodos e técnicas eficazes no apoio aos estudantes ao longo do seu percurso no Ensino Superior. Sem esquecer a vertente remediativa, este modelo privilegia uma intervenção de carácter preventivo, facilitadora do ajustamento e do sucesso no desempenho das principais tarefas implicadas nos três principais momentos de transição ao longo do Ensino Superior (entrada, frequência e saída) e nos principais domínios da intervenção psicológica neste tipo de população (orientação para o trabalho, apoio psicopedagógico e de promoção do sucesso educativo, apoio clínico). |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-07-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492000000200001 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492000000200001 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492000000200001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa de Psicologia (APP) Edições Colibri |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa de Psicologia (APP) Edições Colibri |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia v.14 n.2 2000 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137317118541824 |