Apoio psicossocial a estudantes do ensino superior: Do modelo teórico aos níveis da intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leitão,Lígia Mexia
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Paixão,Maria Paula, Silva,José Tomás da, Miguel,José Pacheco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492000000200001
Resumo: Com base nas perspectivas interaccionista, desenvolvimentista e contextualista, os autores fundamentam um modelo teórico e de intervenção psicológica em contexto académico, susceptível de abranger um conjunto de estratégias, métodos e técnicas eficazes no apoio aos estudantes ao longo do seu percurso no Ensino Superior. Sem esquecer a vertente remediativa, este modelo privilegia uma intervenção de carácter preventivo, facilitadora do ajustamento e do sucesso no desempenho das principais tarefas implicadas nos três principais momentos de transição ao longo do Ensino Superior (entrada, frequência e saída) e nos principais domínios da intervenção psicológica neste tipo de população (orientação para o trabalho, apoio psicopedagógico e de promoção do sucesso educativo, apoio clínico).
id RCAP_0139a0e00b072dd8aee9a0e2894b08d5
oai_identifier_str oai:scielo:S0874-20492000000200001
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Apoio psicossocial a estudantes do ensino superior: Do modelo teórico aos níveis da intervençãoModelo preventivoorientação no ensino superiorapoio psicopedagógicopsicoterapiaCom base nas perspectivas interaccionista, desenvolvimentista e contextualista, os autores fundamentam um modelo teórico e de intervenção psicológica em contexto académico, susceptível de abranger um conjunto de estratégias, métodos e técnicas eficazes no apoio aos estudantes ao longo do seu percurso no Ensino Superior. Sem esquecer a vertente remediativa, este modelo privilegia uma intervenção de carácter preventivo, facilitadora do ajustamento e do sucesso no desempenho das principais tarefas implicadas nos três principais momentos de transição ao longo do Ensino Superior (entrada, frequência e saída) e nos principais domínios da intervenção psicológica neste tipo de população (orientação para o trabalho, apoio psicopedagógico e de promoção do sucesso educativo, apoio clínico).Associação Portuguesa de Psicologia (APP)Edições Colibri2000-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492000000200001Psicologia v.14 n.2 2000reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492000000200001Leitão,Lígia MexiaPaixão,Maria PaulaSilva,José Tomás daMiguel,José Pachecoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:13:27Zoai:scielo:S0874-20492000000200001Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:23:46.764528Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Apoio psicossocial a estudantes do ensino superior: Do modelo teórico aos níveis da intervenção
title Apoio psicossocial a estudantes do ensino superior: Do modelo teórico aos níveis da intervenção
spellingShingle Apoio psicossocial a estudantes do ensino superior: Do modelo teórico aos níveis da intervenção
Leitão,Lígia Mexia
Modelo preventivo
orientação no ensino superior
apoio psicopedagógico
psicoterapia
title_short Apoio psicossocial a estudantes do ensino superior: Do modelo teórico aos níveis da intervenção
title_full Apoio psicossocial a estudantes do ensino superior: Do modelo teórico aos níveis da intervenção
title_fullStr Apoio psicossocial a estudantes do ensino superior: Do modelo teórico aos níveis da intervenção
title_full_unstemmed Apoio psicossocial a estudantes do ensino superior: Do modelo teórico aos níveis da intervenção
title_sort Apoio psicossocial a estudantes do ensino superior: Do modelo teórico aos níveis da intervenção
author Leitão,Lígia Mexia
author_facet Leitão,Lígia Mexia
Paixão,Maria Paula
Silva,José Tomás da
Miguel,José Pacheco
author_role author
author2 Paixão,Maria Paula
Silva,José Tomás da
Miguel,José Pacheco
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leitão,Lígia Mexia
Paixão,Maria Paula
Silva,José Tomás da
Miguel,José Pacheco
dc.subject.por.fl_str_mv Modelo preventivo
orientação no ensino superior
apoio psicopedagógico
psicoterapia
topic Modelo preventivo
orientação no ensino superior
apoio psicopedagógico
psicoterapia
description Com base nas perspectivas interaccionista, desenvolvimentista e contextualista, os autores fundamentam um modelo teórico e de intervenção psicológica em contexto académico, susceptível de abranger um conjunto de estratégias, métodos e técnicas eficazes no apoio aos estudantes ao longo do seu percurso no Ensino Superior. Sem esquecer a vertente remediativa, este modelo privilegia uma intervenção de carácter preventivo, facilitadora do ajustamento e do sucesso no desempenho das principais tarefas implicadas nos três principais momentos de transição ao longo do Ensino Superior (entrada, frequência e saída) e nos principais domínios da intervenção psicológica neste tipo de população (orientação para o trabalho, apoio psicopedagógico e de promoção do sucesso educativo, apoio clínico).
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-07-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492000000200001
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492000000200001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492000000200001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Psicologia (APP)
Edições Colibri
publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Psicologia (APP)
Edições Colibri
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia v.14 n.2 2000
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137317118541824