A relação escola/ família na educação de crianças com NEE na perspetiva de pais e professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Sónia Manuela de Oliveira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/1490
Resumo: Este estudo enquadra-se numa abordagem descritiva da importância do envolvimento parental na educação de crianças com necessidades educativas especiais e da problemática da relação família e escola, considerando essas mesmas crianças. Apresenta uma reflexão contextualizada ao nível do 1º Ciclo do Ensino Básico, que pretende consciencializar quer os profissionais da educação quer a família da importância que estes assumem no processo educativo destes alunos/ filhos. Neste sentido, foram nossos objectivos conhecer o nível de envolvimento parental e a sua influência no processo educativo de crianças com NEE, assim como compreender quando e como colaboram os pais na escola bem como as motivações que levam a estabelecer e manter uma relação entre os pais de crianças com NEE e os professores. A metodologia utilizada foi o questionário e a entrevista. Pode constatar-se que a problemática da relação entre a família e a escola, tendo em conta a criança com NEE, necessita da formação/educação de pais e professores, de forma a inferir mudança de atitudes e práticas; impondo-se, nesta perspectiva, a regularização da comunicação entre pais e professores, tornando-se as relações entre ambos, um "hábito" desenvolvido a vários níveis.
id RCAP_013bd743efbd2cec49fcd2e96dfae583
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1490
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A relação escola/ família na educação de crianças com NEE na perspetiva de pais e professoresEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALNECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTORRELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIAEDUCATIONSPECIAL EDUCATIONSPECIAL EDUCATIONAL NEEDSSCHOOL-FAMILY RELATIONSHIPEste estudo enquadra-se numa abordagem descritiva da importância do envolvimento parental na educação de crianças com necessidades educativas especiais e da problemática da relação família e escola, considerando essas mesmas crianças. Apresenta uma reflexão contextualizada ao nível do 1º Ciclo do Ensino Básico, que pretende consciencializar quer os profissionais da educação quer a família da importância que estes assumem no processo educativo destes alunos/ filhos. Neste sentido, foram nossos objectivos conhecer o nível de envolvimento parental e a sua influência no processo educativo de crianças com NEE, assim como compreender quando e como colaboram os pais na escola bem como as motivações que levam a estabelecer e manter uma relação entre os pais de crianças com NEE e os professores. A metodologia utilizada foi o questionário e a entrevista. Pode constatar-se que a problemática da relação entre a família e a escola, tendo em conta a criança com NEE, necessita da formação/educação de pais e professores, de forma a inferir mudança de atitudes e práticas; impondo-se, nesta perspectiva, a regularização da comunicação entre pais e professores, tornando-se as relações entre ambos, um "hábito" desenvolvido a vários níveis.This study is part of a descriptive approach of the importance of parental involvement in education of children with special educational needs and problems of the relation between family and school, considering these same children. Presents a contextualized reflection at the 1st cycle of basic education, which aims to raise awareness or education professionals or the family of the importance they assume in the educational process of students / children. In this sense, our goals were to know the level of parental involvement and influence in the educational process of children with SEN, as well as understanding when and how they collaborate parents in school and the motivations that lead to establish and maintain a relationship between parents SEN children and teachers. The methodology used was a questionnaire and interview. It may be noted that the issue of the relationship between family and school, taking into account the child with SEN needs training / education of parents and teachers in order to infer changes in attitudes and practices in imposing itself in this perspective, regularization of communication between parents and teachers, becoming the relations between them, a "habit" developed at various levels.2011-11-21T20:43:29Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1490porCorreia, Sónia Manuela de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:09:16Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1490Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:19.463563Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A relação escola/ família na educação de crianças com NEE na perspetiva de pais e professores
title A relação escola/ família na educação de crianças com NEE na perspetiva de pais e professores
spellingShingle A relação escola/ família na educação de crianças com NEE na perspetiva de pais e professores
Correia, Sónia Manuela de Oliveira
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
SCHOOL-FAMILY RELATIONSHIP
title_short A relação escola/ família na educação de crianças com NEE na perspetiva de pais e professores
title_full A relação escola/ família na educação de crianças com NEE na perspetiva de pais e professores
title_fullStr A relação escola/ família na educação de crianças com NEE na perspetiva de pais e professores
title_full_unstemmed A relação escola/ família na educação de crianças com NEE na perspetiva de pais e professores
title_sort A relação escola/ família na educação de crianças com NEE na perspetiva de pais e professores
author Correia, Sónia Manuela de Oliveira
author_facet Correia, Sónia Manuela de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Sónia Manuela de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
SCHOOL-FAMILY RELATIONSHIP
topic EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
SCHOOL-FAMILY RELATIONSHIP
description Este estudo enquadra-se numa abordagem descritiva da importância do envolvimento parental na educação de crianças com necessidades educativas especiais e da problemática da relação família e escola, considerando essas mesmas crianças. Apresenta uma reflexão contextualizada ao nível do 1º Ciclo do Ensino Básico, que pretende consciencializar quer os profissionais da educação quer a família da importância que estes assumem no processo educativo destes alunos/ filhos. Neste sentido, foram nossos objectivos conhecer o nível de envolvimento parental e a sua influência no processo educativo de crianças com NEE, assim como compreender quando e como colaboram os pais na escola bem como as motivações que levam a estabelecer e manter uma relação entre os pais de crianças com NEE e os professores. A metodologia utilizada foi o questionário e a entrevista. Pode constatar-se que a problemática da relação entre a família e a escola, tendo em conta a criança com NEE, necessita da formação/educação de pais e professores, de forma a inferir mudança de atitudes e práticas; impondo-se, nesta perspectiva, a regularização da comunicação entre pais e professores, tornando-se as relações entre ambos, um "hábito" desenvolvido a vários níveis.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-21T20:43:29Z
2011-01-01T00:00:00Z
2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/1490
url http://hdl.handle.net/10437/1490
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131260455485440