Os diretores de turma como coordenadores dos programas educativos individuais dos alunos com NEE, no Concelho da Guarda
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/4903 |
Resumo: | Em sentido lato, o processo da inclusão acarreta pressupostos teóricos relevantes com implicações para a prática escolar em termos de aplicabilidade e eficácia educativa. De acordo com o decreto lei 3/2008, de 7 de janeiro, cabe ao diretor de turma, a responsabilidade do processo de coordenação do programa educativo individual, dos alunos com Necessidades Educativas Especiais. Neste sentido, na presente dissertação propomo-nos investigar o grau de preparação do diretor de turma para coordenar o processo educativo destes alunos. A revisão teórica fundamenta a exequibilidade da política inclusiva na prática escolar e o papel preponderante do diretor de turma. Será relevante compreender de que forma este coordena o processo, recorrendo para tal a um estudo qualitativo, cuja amostra foi constituída por diretores de turma (N = 15) realizando-se uma entrevista. Efetuou-se uma análise estatística: análise descritiva recorrendo ao SPSS a fim de caraterizar a amostra em termos sociodemográficos e qualitativa através de uma análise de conteúdo. Os resultados vão ao encontro da teoria, enfatizando a aplicabilidade da inclusão baseada na interdisciplinaridade e envolvimento dos diferentes agentes educativos, realçando o papel primordial do diretor de turma. O presente estudo cede os seus contributos pela confiança que os resultados transmitem, pelas vantagens e sugestões relevantes face a investigações futuras. |
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Os diretores de turma como coordenadores dos programas educativos individuais dos alunos com NEE, no Concelho da GuardaEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALNECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISDIRETORES DE TURMAMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOREDUCATIONSPECIAL EDUCATIONSPECIAL EDUCATIONAL NEEDSFORM TEACHERSEm sentido lato, o processo da inclusão acarreta pressupostos teóricos relevantes com implicações para a prática escolar em termos de aplicabilidade e eficácia educativa. De acordo com o decreto lei 3/2008, de 7 de janeiro, cabe ao diretor de turma, a responsabilidade do processo de coordenação do programa educativo individual, dos alunos com Necessidades Educativas Especiais. Neste sentido, na presente dissertação propomo-nos investigar o grau de preparação do diretor de turma para coordenar o processo educativo destes alunos. A revisão teórica fundamenta a exequibilidade da política inclusiva na prática escolar e o papel preponderante do diretor de turma. Será relevante compreender de que forma este coordena o processo, recorrendo para tal a um estudo qualitativo, cuja amostra foi constituída por diretores de turma (N = 15) realizando-se uma entrevista. Efetuou-se uma análise estatística: análise descritiva recorrendo ao SPSS a fim de caraterizar a amostra em termos sociodemográficos e qualitativa através de uma análise de conteúdo. Os resultados vão ao encontro da teoria, enfatizando a aplicabilidade da inclusão baseada na interdisciplinaridade e envolvimento dos diferentes agentes educativos, realçando o papel primordial do diretor de turma. O presente estudo cede os seus contributos pela confiança que os resultados transmitem, pelas vantagens e sugestões relevantes face a investigações futuras.In a broad sense, the process of inclusion involves relevant theoretical implications for the school in terms of practical applicability and effectiveness. According to the Decree Law 3/2008 of 7th January, rests with the Director, the responsibility of the coordination process of the individual education program, students with Special Educational Needs. In this sense, in this thesis we propose to investigate the degree of preparation of class Director to coordinate the educational process of these students. The review is based on the theoretical feasibility of inclusive policy in practice and the leading role of Director of class. It will be relevant to understand how this coordinates the process, using such a qualitative study, whose sample consisted of Directors of class (N = 15) conducting an interview. It was conducted a statistical analysis: descriptive analysis using SPSS to feature the sample demographic and qualitative terms through a content analysis. The results meet the theory, emphasizing the applicability of inclusion based on interdisciplinarity and involvement of different educational agents, highlighting the vital role of Director of class. The present study gives their contributions for the trust that the results broadcast by the advantages and relevant suggestions to future investigations.2014-06-06T14:17:14Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4903porMarques, Paula Isabel Rodrigues Afonsoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:10:47Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4903Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:28.401799Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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