Liderança como fator de sucesso na gestão escolar : um estudo de caso numa escola privada na Região Norte de Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Vanessa Rocha Lima e
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/20609
Resumo: Da literatura, observa-se que teorias de liderança têm por propósito examinar o comportamento dos líderes que são capazes de conquistar a confiança e o apoio de seus seguidores organizacionais, levando-os a um aumento de produtividade e satisfação. Contudo, o estilo de liderança adotado pela direção impacta no sucesso da gestão escolar? Estudos distinguem a abordagem transformacional da liderança como responsável por altos níveis de motivação e compromisso dos seguidores, com soluções de problemas substanciais associados à implementação de iniciativas sustentáveis de sucesso. Todavia, fatores como o contexto interno e externo das organizações, a influência biunívoca entre o líder e liderados e as relações interpessoais e intergrupais são alguns dos exemplo que tendem a impactar a tomada de decisão, consequentemente, a satisfação e expectativas das partes interessadas. Analisar o contributo da liderança para o sucesso na gestão escolar foi o objetivo principal desta investigação. Subsidiariamente, identificar e caracterizar o(s) estilo(s) de liderança, assim como o modelo organizacional dominantes em uma escola privada na região do Minho, norte de Portugal. Em termos de metodologia, optou-se pela tipologia mista, na forma de um estudo de caso único envolvendo uma abordagem quantitativa, complementada por outra qualitativa, de cariz essencialmente descritivointerpretativo. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram o Multifactor Leadership Questionnaire (MLQ-5x), da autoria de Bruce Avolio e Bernard Bass (2004), aplicado aos docentes e coordenadores pedagógicos, assim como um inquérito por entrevista à Diretora da escola. A partir da percepção do corpo docente, interpretados à luz do quadro teórico proposto, foi possível indiciar que o estilo de liderança transformacional, de cunho democrático e inserido num modelo organizacional que se distingue por uma imagem de clã, resultam na eficácia, na satisfação e, em especial, no reforço ao empenhamento motivacional (esforço-extra) dos agentes educativos. Por conseguinte, depreende-se que uma liderança motivada, inovadora, experiente e consciente de sua função estratégica para o atingimento dos objetivos organizacionais contribui para o sucesso da gestão escolar.
id RCAP_013e338970a2fa9e1a8e4e500d0e1a02
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/20609
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Liderança como fator de sucesso na gestão escolar : um estudo de caso numa escola privada na Região Norte de PortugalLiderança escolarGestão escolarMultifactor Leadership Questionnaire (MQL)DiretorSchool leadershipSchool managementPrincipalDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDa literatura, observa-se que teorias de liderança têm por propósito examinar o comportamento dos líderes que são capazes de conquistar a confiança e o apoio de seus seguidores organizacionais, levando-os a um aumento de produtividade e satisfação. Contudo, o estilo de liderança adotado pela direção impacta no sucesso da gestão escolar? Estudos distinguem a abordagem transformacional da liderança como responsável por altos níveis de motivação e compromisso dos seguidores, com soluções de problemas substanciais associados à implementação de iniciativas sustentáveis de sucesso. Todavia, fatores como o contexto interno e externo das organizações, a influência biunívoca entre o líder e liderados e as relações interpessoais e intergrupais são alguns dos exemplo que tendem a impactar a tomada de decisão, consequentemente, a satisfação e expectativas das partes interessadas. Analisar o contributo da liderança para o sucesso na gestão escolar foi o objetivo principal desta investigação. Subsidiariamente, identificar e caracterizar o(s) estilo(s) de liderança, assim como o modelo organizacional dominantes em uma escola privada na região do Minho, norte de Portugal. Em termos de metodologia, optou-se pela tipologia mista, na forma de um estudo de caso único envolvendo uma abordagem quantitativa, complementada por outra qualitativa, de cariz essencialmente descritivointerpretativo. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram o Multifactor Leadership Questionnaire (MLQ-5x), da autoria de Bruce Avolio e Bernard Bass (2004), aplicado aos docentes e coordenadores pedagógicos, assim como um inquérito por entrevista à Diretora da escola. A partir da percepção do corpo docente, interpretados à luz do quadro teórico proposto, foi possível indiciar que o estilo de liderança transformacional, de cunho democrático e inserido num modelo organizacional que se distingue por uma imagem de clã, resultam na eficácia, na satisfação e, em especial, no reforço ao empenhamento motivacional (esforço-extra) dos agentes educativos. Por conseguinte, depreende-se que uma liderança motivada, inovadora, experiente e consciente de sua função estratégica para o atingimento dos objetivos organizacionais contribui para o sucesso da gestão escolar.From the literature, it is observed that leadership theories are intended to examine the behavior of leaders who are able to win the trust and support of their organizational followers, leading them to increased productivity and satisfaction. Therefore, the leadership style adopted by Principals impacts the success of school management? Studies distinguish transformational approach to leadership as responsible for high levels of motivation and commitment of followers, with substantial solutions to problem associated with implementation of sustainable initiatives for success. However, factors such as the internal and external context of organizations, the two-way influence between the leader and subordinates and interpersonal and intergroup relations are some of the example that tend to impact decision making, consequently, the satisfaction and expectations of stakeholders. Analyze the contribution of lead to success in school management was the focus of this research. Complementarily, identify and characterize the leadership style as well as the dominant organizational model at a private school in the Minho region, north of Portugal. Concerning methodology, we opted for the mixed type, in the form of a single case study involving a quantitative dimension complemented by other qualitative, essentially descriptive and interpretive nature. The instrument's data collection used were the Multifactor Leadership Questionnaire (MLQ-5X), written by Bruce Avolio and Bernard Bass (2004), applied to teachers and coordinators, as well as an interview survey to Principal school. From the perception of the team, interpreted in the light of the proposed theoretical framework, it was possible to indicate that the transformational leadership style, democratic nature and inserted in an organizational model that is distinguished by a clan image, resulting in effectiveness, satisfaction and, in particular, in strengthening the motivational commitment (extra-effort) of educators. Wherefore, it appears that a motivated leadership, innovative, experienced and aware of its strategic role for the achievement of organizational goals contributes to the success of school management.Estêvão, Carlos Alberto VilarVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSouza, Vanessa Rocha Lima e2016-09-13T10:37:02Z2015-11-0420152015-11-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/20609TID:201560844porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:26:29Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/20609Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:17:01.561831Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Liderança como fator de sucesso na gestão escolar : um estudo de caso numa escola privada na Região Norte de Portugal
title Liderança como fator de sucesso na gestão escolar : um estudo de caso numa escola privada na Região Norte de Portugal
spellingShingle Liderança como fator de sucesso na gestão escolar : um estudo de caso numa escola privada na Região Norte de Portugal
Souza, Vanessa Rocha Lima e
Liderança escolar
Gestão escolar
Multifactor Leadership Questionnaire (MQL)
Diretor
School leadership
School management
Principal
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Liderança como fator de sucesso na gestão escolar : um estudo de caso numa escola privada na Região Norte de Portugal
title_full Liderança como fator de sucesso na gestão escolar : um estudo de caso numa escola privada na Região Norte de Portugal
title_fullStr Liderança como fator de sucesso na gestão escolar : um estudo de caso numa escola privada na Região Norte de Portugal
title_full_unstemmed Liderança como fator de sucesso na gestão escolar : um estudo de caso numa escola privada na Região Norte de Portugal
title_sort Liderança como fator de sucesso na gestão escolar : um estudo de caso numa escola privada na Região Norte de Portugal
author Souza, Vanessa Rocha Lima e
author_facet Souza, Vanessa Rocha Lima e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Estêvão, Carlos Alberto Vilar
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Vanessa Rocha Lima e
dc.subject.por.fl_str_mv Liderança escolar
Gestão escolar
Multifactor Leadership Questionnaire (MQL)
Diretor
School leadership
School management
Principal
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Liderança escolar
Gestão escolar
Multifactor Leadership Questionnaire (MQL)
Diretor
School leadership
School management
Principal
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Da literatura, observa-se que teorias de liderança têm por propósito examinar o comportamento dos líderes que são capazes de conquistar a confiança e o apoio de seus seguidores organizacionais, levando-os a um aumento de produtividade e satisfação. Contudo, o estilo de liderança adotado pela direção impacta no sucesso da gestão escolar? Estudos distinguem a abordagem transformacional da liderança como responsável por altos níveis de motivação e compromisso dos seguidores, com soluções de problemas substanciais associados à implementação de iniciativas sustentáveis de sucesso. Todavia, fatores como o contexto interno e externo das organizações, a influência biunívoca entre o líder e liderados e as relações interpessoais e intergrupais são alguns dos exemplo que tendem a impactar a tomada de decisão, consequentemente, a satisfação e expectativas das partes interessadas. Analisar o contributo da liderança para o sucesso na gestão escolar foi o objetivo principal desta investigação. Subsidiariamente, identificar e caracterizar o(s) estilo(s) de liderança, assim como o modelo organizacional dominantes em uma escola privada na região do Minho, norte de Portugal. Em termos de metodologia, optou-se pela tipologia mista, na forma de um estudo de caso único envolvendo uma abordagem quantitativa, complementada por outra qualitativa, de cariz essencialmente descritivointerpretativo. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram o Multifactor Leadership Questionnaire (MLQ-5x), da autoria de Bruce Avolio e Bernard Bass (2004), aplicado aos docentes e coordenadores pedagógicos, assim como um inquérito por entrevista à Diretora da escola. A partir da percepção do corpo docente, interpretados à luz do quadro teórico proposto, foi possível indiciar que o estilo de liderança transformacional, de cunho democrático e inserido num modelo organizacional que se distingue por uma imagem de clã, resultam na eficácia, na satisfação e, em especial, no reforço ao empenhamento motivacional (esforço-extra) dos agentes educativos. Por conseguinte, depreende-se que uma liderança motivada, inovadora, experiente e consciente de sua função estratégica para o atingimento dos objetivos organizacionais contribui para o sucesso da gestão escolar.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2015
2015-11-04T00:00:00Z
2016-09-13T10:37:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/20609
TID:201560844
url http://hdl.handle.net/10400.14/20609
identifier_str_mv TID:201560844
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131855629320192