Lideranças em contexto escolar: Um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Blanchard, Cláudia Adjaney Kissanza Samuel
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/1515
Resumo: Compreender de que forma professores de uma Escola de Formação de Professores do Município de Benguela percecionam a liderança protagonizada pelo diretor é a principal finalidade da presente investigação. No sentido de encontrar resposta à problemática de investigação, anteriormente referida, gizaram-se três objetivos de investigação, nomeadamente: i)caracterizar o modo como professores de uma Escola de Formação de Professores do Município de Benguela percecionam a liderança protagonizada pelodiretor; ii)compreender a influência do diretor nas dinâmicas de trabalho docente e iii)desenvolver conhecimento sobre o estilo de liderança preconizado numa Escola de Formação de Professores do Município de Benguela. O presente estudo assumiu uma natureza essencialmente qualitativa, tendo o estudo de caso sido a estratégia de investigação adotada. O estudo empírico decorreu no ano letivo de 2014 numa Escola de Formação de Professores do Município de Benguela. O inquérito por questionárioMLQ de Avolio & Bass (2004) foi a principal técnica de recolha de dados, tendo sido respondido por sessenta e cinco docentes (n=65). A análise estatística simples foi a técnica de tratamento de dados privilegiada. Os principais resultados da presente investigação apontaram para o facto de o diretor da Escola de Formação de Professores do Município de Benguela manifestar atitudes comportamentais consonantes comas características dos três estilos de liderança, prevalecendo contudo as características associadas à Liderança Transformacional e Transacional sobre as da Liderança Laissez-faire.
id RCAP_9db16c1d2108a0abb616332c687d59ee
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/1515
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Lideranças em contexto escolar: Um estudo de casoLiderança escolarLíderDiretor de escolaEstilos de liderançaSchool leadershipLeaderSchool principalLeadership stylesCompreender de que forma professores de uma Escola de Formação de Professores do Município de Benguela percecionam a liderança protagonizada pelo diretor é a principal finalidade da presente investigação. No sentido de encontrar resposta à problemática de investigação, anteriormente referida, gizaram-se três objetivos de investigação, nomeadamente: i)caracterizar o modo como professores de uma Escola de Formação de Professores do Município de Benguela percecionam a liderança protagonizada pelodiretor; ii)compreender a influência do diretor nas dinâmicas de trabalho docente e iii)desenvolver conhecimento sobre o estilo de liderança preconizado numa Escola de Formação de Professores do Município de Benguela. O presente estudo assumiu uma natureza essencialmente qualitativa, tendo o estudo de caso sido a estratégia de investigação adotada. O estudo empírico decorreu no ano letivo de 2014 numa Escola de Formação de Professores do Município de Benguela. O inquérito por questionárioMLQ de Avolio & Bass (2004) foi a principal técnica de recolha de dados, tendo sido respondido por sessenta e cinco docentes (n=65). A análise estatística simples foi a técnica de tratamento de dados privilegiada. Os principais resultados da presente investigação apontaram para o facto de o diretor da Escola de Formação de Professores do Município de Benguela manifestar atitudes comportamentais consonantes comas características dos três estilos de liderança, prevalecendo contudo as características associadas à Liderança Transformacional e Transacional sobre as da Liderança Laissez-faire.The main purpose of this investigation is to understand how teachers in a Teacher Training School in the city of Benguela perceive leadership led by the school principal. In order to find answers to the purpose of this investigation, referred above, were defined three research objectives, namely: i)characterize how teachers of the Teacher Training School in the cityof Benguela perceive the leadership led by the school principal; ii)understand the influence of the school principal in teaching dynamics iii)develop knowledge about the leadership style performed at the Teacher Training School in the city of Benguela. This study took an essentially qualitative nature and the case study has been adopted as research strategy. The empirical study took place in the school year 2014 in a Teacher Training School in the city of Benguela. The questionnaire survey of MLQ Avolio & Bass (2004) was the main data collection technique and it was answered by sixty-five teachers (n=65). A simple statistical analysis was the privileged data processing technique. The main results of this research pointed to the fact that the school principal of the Teacher Training School in the city of Benguela manifest behavioral attitudes consonants with the characteristics of the three leadership styles, however the characteristics associated with Transformational Leadership and Transactional Leadership are prevailing above the Laissez-faire Leadership characteristics.Universidade Portucalense2016-05-16T15:25:55Z2016-01-01T00:00:00Z2016-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/1515TID:201209730porTME 557Blanchard, Cláudia Adjaney Kissanza Samuelinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:09:45ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Lideranças em contexto escolar: Um estudo de caso
title Lideranças em contexto escolar: Um estudo de caso
spellingShingle Lideranças em contexto escolar: Um estudo de caso
Blanchard, Cláudia Adjaney Kissanza Samuel
Liderança escolar
Líder
Diretor de escola
Estilos de liderança
School leadership
Leader
School principal
Leadership styles
title_short Lideranças em contexto escolar: Um estudo de caso
title_full Lideranças em contexto escolar: Um estudo de caso
title_fullStr Lideranças em contexto escolar: Um estudo de caso
title_full_unstemmed Lideranças em contexto escolar: Um estudo de caso
title_sort Lideranças em contexto escolar: Um estudo de caso
author Blanchard, Cláudia Adjaney Kissanza Samuel
author_facet Blanchard, Cláudia Adjaney Kissanza Samuel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Blanchard, Cláudia Adjaney Kissanza Samuel
dc.subject.por.fl_str_mv Liderança escolar
Líder
Diretor de escola
Estilos de liderança
School leadership
Leader
School principal
Leadership styles
topic Liderança escolar
Líder
Diretor de escola
Estilos de liderança
School leadership
Leader
School principal
Leadership styles
description Compreender de que forma professores de uma Escola de Formação de Professores do Município de Benguela percecionam a liderança protagonizada pelo diretor é a principal finalidade da presente investigação. No sentido de encontrar resposta à problemática de investigação, anteriormente referida, gizaram-se três objetivos de investigação, nomeadamente: i)caracterizar o modo como professores de uma Escola de Formação de Professores do Município de Benguela percecionam a liderança protagonizada pelodiretor; ii)compreender a influência do diretor nas dinâmicas de trabalho docente e iii)desenvolver conhecimento sobre o estilo de liderança preconizado numa Escola de Formação de Professores do Município de Benguela. O presente estudo assumiu uma natureza essencialmente qualitativa, tendo o estudo de caso sido a estratégia de investigação adotada. O estudo empírico decorreu no ano letivo de 2014 numa Escola de Formação de Professores do Município de Benguela. O inquérito por questionárioMLQ de Avolio & Bass (2004) foi a principal técnica de recolha de dados, tendo sido respondido por sessenta e cinco docentes (n=65). A análise estatística simples foi a técnica de tratamento de dados privilegiada. Os principais resultados da presente investigação apontaram para o facto de o diretor da Escola de Formação de Professores do Município de Benguela manifestar atitudes comportamentais consonantes comas características dos três estilos de liderança, prevalecendo contudo as características associadas à Liderança Transformacional e Transacional sobre as da Liderança Laissez-faire.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-16T15:25:55Z
2016-01-01T00:00:00Z
2016-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/1515
TID:201209730
url http://hdl.handle.net/11328/1515
identifier_str_mv TID:201209730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv TME 557
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Portucalense
publisher.none.fl_str_mv Universidade Portucalense
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302549988114432