Impacto da Gestão Democrática Da Comunidade Escolar No Conselho Escolar: Uma Abordagem Da Gestão Participativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laurindo de Omena, Ana Deise
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/37874
Resumo: Esta investigação visa analisar o impacto da participação dos conselhos escolares na gestão da escola pública. O trabalho empírico privilegiou a pesquisa documental, além de entrevistas estruturadas com as gestoras de quatro unidades escolares, das Regiões Administrativas 1 e 6. Na pesquisa documental foi realizado um estudo da evolução dos conselhos escolares ao longo dos 27 anos, além da análise das atas, a qual verificou-se uma participação pouco efetiva. A escola precisa agregar todos os atores responsáveis pela prática educativa, e o conselho escolar desempenha um papel de grande importância nesse processo, pois representa todos os segmentos da comunidade escolar, nesse sentido a pesquisa permitiu verificar o quanto a vulnerabilidade social a que estão sujeitos os alunos e seus familiares dificulta uma maior participação, tendo-se concluído que mesmo diante da fragilidade democrática, a democracia representativa resiste, porém, a democracia participativa ainda é um sonho a ser conquistado no universo educacional da Rede Municipal de Ensino de Maceió.
id RCAP_0156ee70106bec0256304644404d35c0
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/37874
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Impacto da Gestão Democrática Da Comunidade Escolar No Conselho Escolar: Uma Abordagem Da Gestão ParticipativaConselho EscolarDemocraciaEscola PúblicaGestão ParticipativaEsta investigação visa analisar o impacto da participação dos conselhos escolares na gestão da escola pública. O trabalho empírico privilegiou a pesquisa documental, além de entrevistas estruturadas com as gestoras de quatro unidades escolares, das Regiões Administrativas 1 e 6. Na pesquisa documental foi realizado um estudo da evolução dos conselhos escolares ao longo dos 27 anos, além da análise das atas, a qual verificou-se uma participação pouco efetiva. A escola precisa agregar todos os atores responsáveis pela prática educativa, e o conselho escolar desempenha um papel de grande importância nesse processo, pois representa todos os segmentos da comunidade escolar, nesse sentido a pesquisa permitiu verificar o quanto a vulnerabilidade social a que estão sujeitos os alunos e seus familiares dificulta uma maior participação, tendo-se concluído que mesmo diante da fragilidade democrática, a democracia representativa resiste, porém, a democracia participativa ainda é um sonho a ser conquistado no universo educacional da Rede Municipal de Ensino de Maceió.Ramos, CasimiroRepositório ComumLaurindo de Omena, Ana Deise2021-11-03T13:26:24Z2021-01-142021-09-24T00:00:00Z2021-09-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/37874202782441porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:35:47Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/37874Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:18:22.571972Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Impacto da Gestão Democrática Da Comunidade Escolar No Conselho Escolar: Uma Abordagem Da Gestão Participativa
title Impacto da Gestão Democrática Da Comunidade Escolar No Conselho Escolar: Uma Abordagem Da Gestão Participativa
spellingShingle Impacto da Gestão Democrática Da Comunidade Escolar No Conselho Escolar: Uma Abordagem Da Gestão Participativa
Laurindo de Omena, Ana Deise
Conselho Escolar
Democracia
Escola Pública
Gestão Participativa
title_short Impacto da Gestão Democrática Da Comunidade Escolar No Conselho Escolar: Uma Abordagem Da Gestão Participativa
title_full Impacto da Gestão Democrática Da Comunidade Escolar No Conselho Escolar: Uma Abordagem Da Gestão Participativa
title_fullStr Impacto da Gestão Democrática Da Comunidade Escolar No Conselho Escolar: Uma Abordagem Da Gestão Participativa
title_full_unstemmed Impacto da Gestão Democrática Da Comunidade Escolar No Conselho Escolar: Uma Abordagem Da Gestão Participativa
title_sort Impacto da Gestão Democrática Da Comunidade Escolar No Conselho Escolar: Uma Abordagem Da Gestão Participativa
author Laurindo de Omena, Ana Deise
author_facet Laurindo de Omena, Ana Deise
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Casimiro
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Laurindo de Omena, Ana Deise
dc.subject.por.fl_str_mv Conselho Escolar
Democracia
Escola Pública
Gestão Participativa
topic Conselho Escolar
Democracia
Escola Pública
Gestão Participativa
description Esta investigação visa analisar o impacto da participação dos conselhos escolares na gestão da escola pública. O trabalho empírico privilegiou a pesquisa documental, além de entrevistas estruturadas com as gestoras de quatro unidades escolares, das Regiões Administrativas 1 e 6. Na pesquisa documental foi realizado um estudo da evolução dos conselhos escolares ao longo dos 27 anos, além da análise das atas, a qual verificou-se uma participação pouco efetiva. A escola precisa agregar todos os atores responsáveis pela prática educativa, e o conselho escolar desempenha um papel de grande importância nesse processo, pois representa todos os segmentos da comunidade escolar, nesse sentido a pesquisa permitiu verificar o quanto a vulnerabilidade social a que estão sujeitos os alunos e seus familiares dificulta uma maior participação, tendo-se concluído que mesmo diante da fragilidade democrática, a democracia representativa resiste, porém, a democracia participativa ainda é um sonho a ser conquistado no universo educacional da Rede Municipal de Ensino de Maceió.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-03T13:26:24Z
2021-01-14
2021-09-24T00:00:00Z
2021-09-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/37874
202782441
url http://hdl.handle.net/10400.26/37874
identifier_str_mv 202782441
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130044974497792