A identificação de suspeitos e consequências da recusa no direito das contraordenações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lobo, Isabel de Morais Ribeiro da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/39725
Resumo: O presente estudo versa sobre a problemática da recusa de identificação no âmbito das contraordenações. Na recusa de identificação, o procedimento a adotar não tem sido consensual, pois a legislação que o acompanha não é suficientemente fluida, para ser facilmente conjugada pelos seus utilizadores (administração e tribunais), induzindo por vezes a interpretações díspares. Com base nas hipóteses que pré elaboramos, perante a recusa de identificação de um suspeito de ter cometido o ilícito contraordenacional conclui-se pela aplicação subsidiária do n.º 6 do art.º 250º do CPP, podendo ser conduzido ao posto policial mais próximo, pelo tempo estritamente necessário, nunca podendo ultrapassar as seis horas, com o objetivo de reconhecimento da sua identidade, pois concluímos ser um procedimento menos gravoso do que a cominação do crime de desobediência.
id RCAP_0158192ea3c916bd7e2c266ffc2c7baa
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/39725
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A identificação de suspeitos e consequências da recusa no direito das contraordenaçõesContraordenaçãoRecusa de identificaçãoCrime de desobediênciaAdministrative offenseRefusal to identify himselfCrime of disobedienceO presente estudo versa sobre a problemática da recusa de identificação no âmbito das contraordenações. Na recusa de identificação, o procedimento a adotar não tem sido consensual, pois a legislação que o acompanha não é suficientemente fluida, para ser facilmente conjugada pelos seus utilizadores (administração e tribunais), induzindo por vezes a interpretações díspares. Com base nas hipóteses que pré elaboramos, perante a recusa de identificação de um suspeito de ter cometido o ilícito contraordenacional conclui-se pela aplicação subsidiária do n.º 6 do art.º 250º do CPP, podendo ser conduzido ao posto policial mais próximo, pelo tempo estritamente necessário, nunca podendo ultrapassar as seis horas, com o objetivo de reconhecimento da sua identidade, pois concluímos ser um procedimento menos gravoso do que a cominação do crime de desobediência.This study deals with the issue to identify a suspect a suspect against its will in the context of administrative offenses. The procedure to be adapted by the authorities when a suspect refuses to identify himself, differs, as the law that supports this subject it’s not clear enough to be easily interpreted by its users (both administration and courts), which ends in divergent understandings. Based on the hypotheses that we have previously elaborated, when a suspect of having committed an administrative offense refuses to identify himself, the authorities should apply the subsidiary application of n.º 6, art.º 250º from the CPP (Code of Criminal Procedure), and the suspect may be taken to the nearest police station for the time strictly necessary, never exceeding 6 hours, with the objective of obtaining his/her identify, as we conclude this to be a less onerous procedure to the citizen instead of applying the crime of disobedience.Repositório ComumLobo, Isabel de Morais Ribeiro da Silva2022-03-16T15:34:53Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/39725porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-29T12:30:30Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/39725Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:47:56.515362Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A identificação de suspeitos e consequências da recusa no direito das contraordenações
title A identificação de suspeitos e consequências da recusa no direito das contraordenações
spellingShingle A identificação de suspeitos e consequências da recusa no direito das contraordenações
Lobo, Isabel de Morais Ribeiro da Silva
Contraordenação
Recusa de identificação
Crime de desobediência
Administrative offense
Refusal to identify himself
Crime of disobedience
title_short A identificação de suspeitos e consequências da recusa no direito das contraordenações
title_full A identificação de suspeitos e consequências da recusa no direito das contraordenações
title_fullStr A identificação de suspeitos e consequências da recusa no direito das contraordenações
title_full_unstemmed A identificação de suspeitos e consequências da recusa no direito das contraordenações
title_sort A identificação de suspeitos e consequências da recusa no direito das contraordenações
author Lobo, Isabel de Morais Ribeiro da Silva
author_facet Lobo, Isabel de Morais Ribeiro da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Lobo, Isabel de Morais Ribeiro da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Contraordenação
Recusa de identificação
Crime de desobediência
Administrative offense
Refusal to identify himself
Crime of disobedience
topic Contraordenação
Recusa de identificação
Crime de desobediência
Administrative offense
Refusal to identify himself
Crime of disobedience
description O presente estudo versa sobre a problemática da recusa de identificação no âmbito das contraordenações. Na recusa de identificação, o procedimento a adotar não tem sido consensual, pois a legislação que o acompanha não é suficientemente fluida, para ser facilmente conjugada pelos seus utilizadores (administração e tribunais), induzindo por vezes a interpretações díspares. Com base nas hipóteses que pré elaboramos, perante a recusa de identificação de um suspeito de ter cometido o ilícito contraordenacional conclui-se pela aplicação subsidiária do n.º 6 do art.º 250º do CPP, podendo ser conduzido ao posto policial mais próximo, pelo tempo estritamente necessário, nunca podendo ultrapassar as seis horas, com o objetivo de reconhecimento da sua identidade, pois concluímos ser um procedimento menos gravoso do que a cominação do crime de desobediência.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
2022-03-16T15:34:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/39725
url http://hdl.handle.net/10400.26/39725
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131562373021696