Participação guiada nas práticas mediáticas dos jovens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prieto,Julián de la Fuente
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Martínez-Borda,Rut, Díaz,Pilar Lacasa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752020000100002
Resumo: Os jovens têm de lidar com algumas práticas digitais e desenvolver discursos mediáticos por conta própria. O objetivo do nosso estudo é aprofundar estes conceitos do ponto de vista da participação guiada, compreendida, neste caso, como um processo colaborativo de literacia mediática baseado em atividades culturalmente significativas. Os nossos dados provêm de uma série de workshops realizados na Telefonica Flagship Store (Madrid, Espanha) com adolescentes entre os oito e os 14 anos de idade. As observações foram recolhidas através de técnicas de pesquisa qualitativa, como a observação, conversação e análise descritiva. Os resultados fornecem-nos algumas ideias preliminares para discussão: 1) as práticas nas redes sociais permitem que os jovens liguem as suas atividades online e offline aos seus interesses; 2) a geração de cenários de aprendizagem colaborativa baseados na interação entre jovens torna-se um elemento fundamental da literacia mediática; e 3) o conteúdo gerado pelo utilizador surge como uma identidade e representação de hábitos nos media, especialmente entre os jovens.
id RCAP_015f685315af4a611c6e5cf56f526e3a
oai_identifier_str oai:scielo:S2183-35752020000100002
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Participação guiada nas práticas mediáticas dos jovensjuventudemedialiteraciaparticipação guiadaconteúdo gerado pelo utilizadorOs jovens têm de lidar com algumas práticas digitais e desenvolver discursos mediáticos por conta própria. O objetivo do nosso estudo é aprofundar estes conceitos do ponto de vista da participação guiada, compreendida, neste caso, como um processo colaborativo de literacia mediática baseado em atividades culturalmente significativas. Os nossos dados provêm de uma série de workshops realizados na Telefonica Flagship Store (Madrid, Espanha) com adolescentes entre os oito e os 14 anos de idade. As observações foram recolhidas através de técnicas de pesquisa qualitativa, como a observação, conversação e análise descritiva. Os resultados fornecem-nos algumas ideias preliminares para discussão: 1) as práticas nas redes sociais permitem que os jovens liguem as suas atividades online e offline aos seus interesses; 2) a geração de cenários de aprendizagem colaborativa baseados na interação entre jovens torna-se um elemento fundamental da literacia mediática; e 3) o conteúdo gerado pelo utilizador surge como uma identidade e representação de hábitos nos media, especialmente entre os jovens.Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade - Universidade do Minho2020-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752020000100002Comunicação e Sociedade v.37 2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752020000100002Prieto,Julián de la FuenteMartínez-Borda,RutDíaz,Pilar Lacasainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:30:29Zoai:scielo:S2183-35752020000100002Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:33:56.922444Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Participação guiada nas práticas mediáticas dos jovens
title Participação guiada nas práticas mediáticas dos jovens
spellingShingle Participação guiada nas práticas mediáticas dos jovens
Prieto,Julián de la Fuente
juventude
media
literacia
participação guiada
conteúdo gerado pelo utilizador
title_short Participação guiada nas práticas mediáticas dos jovens
title_full Participação guiada nas práticas mediáticas dos jovens
title_fullStr Participação guiada nas práticas mediáticas dos jovens
title_full_unstemmed Participação guiada nas práticas mediáticas dos jovens
title_sort Participação guiada nas práticas mediáticas dos jovens
author Prieto,Julián de la Fuente
author_facet Prieto,Julián de la Fuente
Martínez-Borda,Rut
Díaz,Pilar Lacasa
author_role author
author2 Martínez-Borda,Rut
Díaz,Pilar Lacasa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prieto,Julián de la Fuente
Martínez-Borda,Rut
Díaz,Pilar Lacasa
dc.subject.por.fl_str_mv juventude
media
literacia
participação guiada
conteúdo gerado pelo utilizador
topic juventude
media
literacia
participação guiada
conteúdo gerado pelo utilizador
description Os jovens têm de lidar com algumas práticas digitais e desenvolver discursos mediáticos por conta própria. O objetivo do nosso estudo é aprofundar estes conceitos do ponto de vista da participação guiada, compreendida, neste caso, como um processo colaborativo de literacia mediática baseado em atividades culturalmente significativas. Os nossos dados provêm de uma série de workshops realizados na Telefonica Flagship Store (Madrid, Espanha) com adolescentes entre os oito e os 14 anos de idade. As observações foram recolhidas através de técnicas de pesquisa qualitativa, como a observação, conversação e análise descritiva. Os resultados fornecem-nos algumas ideias preliminares para discussão: 1) as práticas nas redes sociais permitem que os jovens liguem as suas atividades online e offline aos seus interesses; 2) a geração de cenários de aprendizagem colaborativa baseados na interação entre jovens torna-se um elemento fundamental da literacia mediática; e 3) o conteúdo gerado pelo utilizador surge como uma identidade e representação de hábitos nos media, especialmente entre os jovens.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752020000100002
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752020000100002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752020000100002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade - Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade - Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação e Sociedade v.37 2020
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137397029470208