Estratégias mitigadoras da poluição atmosférica associadas a atividades portuárias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/29500 |
Resumo: | O aumento do transporte marítimo ao longo dos últimos anos tem atraído uma enorme atenção por parte de várias organizações internacionais. É estimado que cerca de 90% do transporte de mercadorias é realizado por via marítima. Um dos grandes problemas associados a este tipo de transporte é a emissão de grandes quantidades de poluentes atmosféricos que degradam a qualidade do ar a nível global. As áreas portuárias encontram-se intimamente ligadas ao transporte marítimo, uma vez que todas atividades (receção de mercadorias, manuseamento de material, entre outras) contribuem para a degradação da qualidade do ar local, sendo por isso necessário encontrar estratégias para reduzir as emissões provenientes tanto destas áreas como para o transporte marítimo. O objetivo do presente trabalho é a identificação de estratégias mitigadoras para reduzir o impacte das emissões provenientes tanto do transporte marítimo, como também de todas as atividades portuárias associadas, de forma a gerir da melhor forma a qualidade do ar, estando esta dividida em duas escalas. A primeira escala é a escala local, com um caso de estudo no Porto de Leixões, sendo este um dos principais e mais completos portos marítimos comerciais de Portugal. Primeiramente foram identificados os principais problemas existentes a nível global e em específico para cada terminal existente, sendo que de seguida foi identificado e analisado um conjunto de estratégias para solucionar estes problemas e melhorar a qualidade do ar na área portuária. Estas medidas encontram-se dividas em medidas especificas para solucionar o problema existente num terminal e ainda medidas gerais para combater a poluição atmosférica de forma geral. A segunda escala de trabalho, analisa o transporte marítimo em Portugal, sendo este um dos principais meios de transporte de mercadorias, onde são mencionadas as estratégias mitigadoras existentes a implementar. Estas estratégias encontram-se divididas em medidas organizacionais, uso de combustíveis alternativos, técnicas operacionais e melhoria da eficiência energética. |
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O aumento do transporte marítimo ao longo dos últimos anos tem atraído uma enorme atenção por parte de várias organizações internacionais. É estimado que cerca de 90% do transporte de mercadorias é realizado por via marítima. Um dos grandes problemas associados a este tipo de transporte é a emissão de grandes quantidades de poluentes atmosféricos que degradam a qualidade do ar a nível global. As áreas portuárias encontram-se intimamente ligadas ao transporte marítimo, uma vez que todas atividades (receção de mercadorias, manuseamento de material, entre outras) contribuem para a degradação da qualidade do ar local, sendo por isso necessário encontrar estratégias para reduzir as emissões provenientes tanto destas áreas como para o transporte marítimo. O objetivo do presente trabalho é a identificação de estratégias mitigadoras para reduzir o impacte das emissões provenientes tanto do transporte marítimo, como também de todas as atividades portuárias associadas, de forma a gerir da melhor forma a qualidade do ar, estando esta dividida em duas escalas. A primeira escala é a escala local, com um caso de estudo no Porto de Leixões, sendo este um dos principais e mais completos portos marítimos comerciais de Portugal. Primeiramente foram identificados os principais problemas existentes a nível global e em específico para cada terminal existente, sendo que de seguida foi identificado e analisado um conjunto de estratégias para solucionar estes problemas e melhorar a qualidade do ar na área portuária. Estas medidas encontram-se dividas em medidas especificas para solucionar o problema existente num terminal e ainda medidas gerais para combater a poluição atmosférica de forma geral. A segunda escala de trabalho, analisa o transporte marítimo em Portugal, sendo este um dos principais meios de transporte de mercadorias, onde são mencionadas as estratégias mitigadoras existentes a implementar. Estas estratégias encontram-se divididas em medidas organizacionais, uso de combustíveis alternativos, técnicas operacionais e melhoria da eficiência energética. |
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