Relatório de Estágio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/11838 |
Resumo: | O presente relatório de estágio apresenta-se como a última etapa de todo o processo de formação, de um futuro profissional de educação, para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este foi desenvolvido para a Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, contemplando as práticas que foram desenvolvidas em contexto de estágio, os construtos teóricos que a sustentaram, bem como uma análise crítica e reflexiva sobre as mesmas. A construção deste documento e a PES emergiram como um espaço de mobilização de conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos, que foram utilizados como suporte de toda a prática. O desenvolvimento destes saberes profissionais foi baseado numa metodologia de investigação, metodologia de investigação-ação, que pressupõe o processo cíclico de observação, planificação, ação e reflexão, como forma de construção de práticas educativas significativas, para o profissional e para a criança. Assim, partiu-se de uma perspetiva socioconstrutivista, onde a criança é vista como um agente participativo e o ponto central de todo o processo de ensino e aprendizagem. Portanto, ao longo da prática, foram desenvolvidas atividades que foram ao encontro dos interesses, gostos e motivações das crianças, promovendo o seu desenvolvimento holístico. Deste modo, a reflexão contínua, quer individual, em díade ou em tríade, permitiu a elaboração deste documento, sendo por isso um ponto fulcral no crescimento pessoal e profissional, por ter estimulado a melhoria da prática. |
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Relatório de EstágioCriançaPrática educativaInvestigação-açãoSocial constructivismChildEducational practiceResearch-actionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio apresenta-se como a última etapa de todo o processo de formação, de um futuro profissional de educação, para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este foi desenvolvido para a Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, contemplando as práticas que foram desenvolvidas em contexto de estágio, os construtos teóricos que a sustentaram, bem como uma análise crítica e reflexiva sobre as mesmas. A construção deste documento e a PES emergiram como um espaço de mobilização de conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos, que foram utilizados como suporte de toda a prática. O desenvolvimento destes saberes profissionais foi baseado numa metodologia de investigação, metodologia de investigação-ação, que pressupõe o processo cíclico de observação, planificação, ação e reflexão, como forma de construção de práticas educativas significativas, para o profissional e para a criança. Assim, partiu-se de uma perspetiva socioconstrutivista, onde a criança é vista como um agente participativo e o ponto central de todo o processo de ensino e aprendizagem. Portanto, ao longo da prática, foram desenvolvidas atividades que foram ao encontro dos interesses, gostos e motivações das crianças, promovendo o seu desenvolvimento holístico. Deste modo, a reflexão contínua, quer individual, em díade ou em tríade, permitiu a elaboração deste documento, sendo por isso um ponto fulcral no crescimento pessoal e profissional, por ter estimulado a melhoria da prática.The present internship report is the last step of the entire training process, of a future education professional, to obtain a master's degree in pre-school education and primary school education. This was developed for the Curricular Unit of Supervised Educational Practice, contemplating the practices that were developed in the context of the stage, the theoretical constructs that supported it, as well as a critical and reflexive analysis on them. The construction of this document and the PES emerged as a space for the mobilization of scientific, pedagogical and didactic knowledge, which was used to support all practice. The development of these professional knowledge was based on a research methodology, research-action methodology, which presupposes the cyclical process of observation, planning, action and reflection, as a way of constructing meaningful educational practices for the professional and the child. Thus, we started with a socioconstructivist perspective, where the child is seen as a participatory agent and the focal point of the whole process of teaching and learning. Therefore, throughout the practice, were developed activities that met the interests, tastes and motivations of the children, promoting their holistic development. In this way, continuous reflection, whether individual, in dyad or in triad, allowed the elaboration of this document, being therefore a focal point in the personal and professional growth for having encouraged the improvement of the practice.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposSá, Susana Marques deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCosta, Joana Marques Pinto2018-08-22T11:52:47Z201820182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11838TID:201975319porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:51Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11838Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:10.120374Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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