Atividades investigativas na aprendizagem de tópicos de Organização e Tratamento de Dados: um estudo com alunos do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/57229 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
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Atividades investigativas na aprendizagem de tópicos de Organização e Tratamento de Dados: um estudo com alunos do 1.º e 2.º ciclos do ensino básicoInvestigative activities in the learning of topics of Organization and Processing of Data: a study with students of the 1st and 2nd cycles of basic educationAtividades investigativasOrganização e tratamento de dados (OTD)Alunos do 1.º e 2.º ciclosInvestigative activitiesOrganization and Processing of Data (OPD)Students of the 1st and 2nd cyclesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoEste estudo foi desenvolvido no âmbito da intervenção pedagógica realizada em contextos de 1.º e 2.º ciclos, respetivamente nos 1.º e 6.º anos, com o objetivo de averiguar o contributo das atividades de investigação na aprendizagem de tópicos de Organização e Tratamento de Dados (OTD). Para concretizar este objetivo delinearam-se as seguintes questões de investigação: Como concretizam os alunos as atividades investigativas na aprendizagem de OTD?; Que dificuldades apresentam os alunos na concretização de atividades investigativas na aprendizagem de tópicos de OTD?; Que perceções têm os alunos sobre a aprendizagem de tópicos de OTD através de atividades investigativas?. Ao longo das intervenções nos dois contextos de ensino, de forma a desenvolver conclusões para as questões de investigação formuladas, foi realizada a recolha de dados por meio dos seguintes métodos: produções dos alunos; gravações áudio das aulas; questionários; grelhas de observação; e análise documental. As conclusões desenvolvidas, a partir da análise e interpretação dos dados, mostraram que os alunos foram capazes de concretizar atividades investigativas na aprendizagem de tópicos de OTD, ainda que com algumas fragilidades, nomeadamente: na definição do tema e das questões de investigação e na análise dos dados, particularmente os alunos do 6.º ano, dado a abertura na definição do tema e a maior complexidade da investigação a que se propuseram; na elaboração das conclusões os alunos, de ambos os anos, mostraram ser capazes de as formular, ainda que em alguns grupos estas tenham sido pouco desenvolvidas. A recolha e a representação dos dados foram as atividades em que os alunos se mostraram mais confiantes, mesmo os do 1.º ano com as limitações próprias da sua tenra idade. Na exploração das atividades propostas, para além das dificuldades sentidas no desenvolvimento das atividades inerentes ao ciclo investigativo, os alunos mostraram ainda dificuldades ao nível da gestão do trabalho em grupo e ao nível dos conhecimentos do domínio de OTD, relativos às estratégias de organização e representação de dados e às medidas estatísticas. Após a realização das atividades investigativas na aprendizagem de tópicos de OTD, os alunos mostram vontade de voltar a trabalhar com esta metodologia, tanto na aprendizagem de OTD, como de outros tópicos matemáticos. Sendo que revelaram como vantagens desta metodologia para desenvolver tópicos de OTD: as aprendizagens que permitem desenvolver, o caráter lúdico e a possibilidade de trabalhar em grupo. Ainda assim, apesar da maioria dos alunos não reconhecer desvantagens, alguns deles apontam o trabalho de grupo e a agitação que se faz sentir na sala de aula. O desenvolvimento de atividades investigativas na aprendizagem de OTD indicia constituir-se numa metodologia a adotar nas aulas de matemática, pelas vantagens apontadas pelos alunos na aprendizagem deste tema.This study was developed within the scope of a pedagogical intervention carried out in the contexts of 1st and 2nd cycles, respectively in the 1st and 6th grades, with the purpose of ascertaining the contribution of research activities in the learning of Organization and Processing of Data (OPD) topics. To accomplish this goal, the following research questions were outlined: How do students performing the investigative activities in OPD learning?; What difficulties do students reveal while performing investigative activities in learning OPD topics ?; What perceptions do students have about learning OPD topics through investigative activities?. Throughout the interventions in the two educational contexts, in order to develop conclusions for the research questions formulated, data collection was carried out through the following methods: student productions; audio recordings of classes; questionnaires; observation grids; and documentary analysis. The conclusions drawn from the analysis and interpretation of the data show that students were able to perform investigative activities in the learning of OPD topics, albeit with some weaknesses, namely: in the definition of the subject and the research questions and in the analysis of the data, particularly the 6th grade students, given the openness in the definition of the subject and the greater complexity of the research that they proposed; in the elaboration of the conclusions the students of both grades had shown to be able to formulate them, although in some groups these had been little developed. The data collection and representation were the activities in which the students showed more confidence, even those from the first grade with the limitations typical of their age. In the exploration of the proposed activities, in addition to the difficulties experienced in the development of the activities inherent to the research cycle, students also showed difficulties in the management of group work and in their level of knowledge on the field of OPD, related to organizational and representation strategies and statistical measures. After carrying out the investigative activities in learning OPD topics, students show willingness to return to work with this methodology in the future, both in OPD learning and in other mathematical topics. These are the advantages of this methodology to develop OPD topics: the learning it allows to develop, the playfulness and the possibility of working in a group. Even though most of the students did not recognize disadvantages, some of them pointed out the group work and the disturbance felt in the classroom. The development of investigative activities in OPD learning indicates that this is a methodology to be adopted in mathematics classes, due to the advantages underlined by students regarding in learning this subject.Viseu, FlorianoUniversidade do MinhoSilva, Ana Catarina Martins da20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/57229por202054306info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:31:00Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57229Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:26:14.931263Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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