Recetividade das Práticas Investigativas em Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/6012 |
Resumo: | O presente Relatório Final de Estágio intitulado Recetividade das Práticas Investigativas em Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico foi realizado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), sob a orientação do Prof. Dr. Henrique Ramalho e da Prof.ª Dra. Anabela Novais. Este relatório, a nível estrutural, encontra-se dividido em duas partes, sendo que a primeira contempla a reflexão e análise das práticas pedagógicas praticadas nos diferentes contextos. Já a segunda parte aglomera todo o trabalho de investigação que, por sua vez, pretende averiguar qual a recetividade, por parte dos professores e alunos, das atividades práticas investigativas no processo ensino-aprendizagem das Ciências Naturais. Em termos metodológicos, esta investigação empírica integrou-se numa investigação de carácter quantitativo e, como tal, recorreu-se à realização e implementação de questionários diferenciados, como forma de incluir a população pretendida, sendo neste caso, os professores e alunos do 2.ºCEB, mais especificamente da área disciplinar de Ciências Naturais. É de salientar que o instrumento de investigação apurado foi implementado nos Agrupamentos de Escolas de X e Y. Tendo em conta a análise dos dados recolhidos, podemos mencionar que os professores e alunos do 2.ºCEB, mais concretamente da área disciplinar de Ciências Naturais, afirmam que as atividades investigativas são uma componente importante na construção das aprendizagens dos alunos. Porém, estas atividades não são aplicadas com muita regularidade devido a alguns fatores, como por exemplo a falta de tempo para o cumprimento do Programa de Ciências Naturais. |
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Recetividade das Práticas Investigativas em Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino BásicoAtividades Práticas InvestigativasCiências Naturais2.º CEBProfessoresAlunosInvestigative ActivitiesNatural Sciences2.º CEBTeachersStudentsO presente Relatório Final de Estágio intitulado Recetividade das Práticas Investigativas em Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico foi realizado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), sob a orientação do Prof. Dr. Henrique Ramalho e da Prof.ª Dra. Anabela Novais. Este relatório, a nível estrutural, encontra-se dividido em duas partes, sendo que a primeira contempla a reflexão e análise das práticas pedagógicas praticadas nos diferentes contextos. Já a segunda parte aglomera todo o trabalho de investigação que, por sua vez, pretende averiguar qual a recetividade, por parte dos professores e alunos, das atividades práticas investigativas no processo ensino-aprendizagem das Ciências Naturais. Em termos metodológicos, esta investigação empírica integrou-se numa investigação de carácter quantitativo e, como tal, recorreu-se à realização e implementação de questionários diferenciados, como forma de incluir a população pretendida, sendo neste caso, os professores e alunos do 2.ºCEB, mais especificamente da área disciplinar de Ciências Naturais. É de salientar que o instrumento de investigação apurado foi implementado nos Agrupamentos de Escolas de X e Y. Tendo em conta a análise dos dados recolhidos, podemos mencionar que os professores e alunos do 2.ºCEB, mais concretamente da área disciplinar de Ciências Naturais, afirmam que as atividades investigativas são uma componente importante na construção das aprendizagens dos alunos. Porém, estas atividades não são aplicadas com muita regularidade devido a alguns fatores, como por exemplo a falta de tempo para o cumprimento do Programa de Ciências Naturais.This Final Report of stage entitled by receptivity of investigative practices in Natural Sciences of the 2.º Cycle of Basic Education was carried out in the context of the curricular unit Supervised Teaching Practice (PES), Master's Degree in Teaching the 1.º Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences in the 2.º Cycle of Basic Education (CEB), under the guidance of Prof. Dr. Henry Ramalho and Professor Dr. Anabela Novais. This report, the structural level, is divided into two parts, the first being contemplates the reflection and analysis of the pedagogical practices practiced in different contexts. Already the second part, include all the research work, which, in turn, wants to ascertain what the receptivity on the part of teachers and students, the investigative activities in the teaching-learning process of the Natural Sciences. In methodological terms, this empirical research joined a quantitative research and, as such, has appealed to the realization and implementation of questionnaires differentiated, as a way to include the desired population, being in this case, teachers and students of the 2.ºCEB, more specifically the disciplinary area of Natural Sciences. It should be noted that the research instrument was implemented in the groupings of Schools. Considering the analysis of the data collected, we can mention thatthe teachers and students of the 2.ºCEB, more specifically the disciplinary area of Natural Sciences, affirm that the investigative activities are an important component in the construction of learning of students. However, these activities are not applied with great regularity due to some factors, such as, for example, lack of time to comply with the program of Natural Sciences.Novais, AnabelaRamalho, HenriqueRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuFernandes, Carla Alexandra Rocha2019-12-10T10:05:41Z2019-02-022019-02-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6012TID:202331610porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:17Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6012Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:01.089827Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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