Dois modelos formativos “dissidentes” na formação superior de bibliotecários e arquivistas em Portugal: os casos do estágio de arquivistas (1913-1918) e do Curso de Bibliotecário-Arquivista (1931-1936)
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/100957 https://doi.org/10.14195/0870-4112_3-7_7 |
Resumo: | O Estágio de Arquivistas (1913-1918) e o Curso de Bibliotecário-Arquivista (1931-1936) constituíram dois momentos de dissidência face ao modelo tradicional de formação então instituído. Pretende- se compreender o surgimento destas propostas formativas, contextualizando-as na época; analisar a sua organização e funcionamento, o programa formativo, o corpo docente e verificar os resultados obtidos. Sob a égide da Inspeção Superior, lecionados na Biblioteca Nacional e na Torre do Tombo por funcionários destas instituições, os programas formativos, marcados ainda pela perspetiva historicista, evidenciam já um acentuar do tecnicismo. Duas experiências/dissidências, que permitiram a formação de um conjunto significativo de profissionais, em linha com o ensino ao nível internacional. |
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Dois modelos formativos “dissidentes” na formação superior de bibliotecários e arquivistas em Portugal: os casos do estágio de arquivistas (1913-1918) e do Curso de Bibliotecário-Arquivista (1931-1936)Ciência da InformaçãoInspeção Superior das Bibliotecas e ArquivosFormaçãoEstágio de ArquivistasCurso de Bibliotecário-ArquivistaInformation scienceHigher Inspectorate of Libraries and ArchivesTraining; Archivists InternshipLibrarian-Archivist CourseO Estágio de Arquivistas (1913-1918) e o Curso de Bibliotecário-Arquivista (1931-1936) constituíram dois momentos de dissidência face ao modelo tradicional de formação então instituído. Pretende- se compreender o surgimento destas propostas formativas, contextualizando-as na época; analisar a sua organização e funcionamento, o programa formativo, o corpo docente e verificar os resultados obtidos. Sob a égide da Inspeção Superior, lecionados na Biblioteca Nacional e na Torre do Tombo por funcionários destas instituições, os programas formativos, marcados ainda pela perspetiva historicista, evidenciam já um acentuar do tecnicismo. Duas experiências/dissidências, que permitiram a formação de um conjunto significativo de profissionais, em linha com o ensino ao nível internacional.The Archivists Internship (1913-1918) and the Librarian-Archivist Course (1931-1936) were two moments of dissent when compared to the traditional training model instituted at the time. I intended to understand the emergence of these formative proposals, placing them into its context; to analyse its organization and functioning, the curricula and the faculty staff, as well as to evaluate its results. The curricula, while still characterised by the historicist perspective, already emphasised the technicality, being taught at the National Library and the National Archive by the employees of these institutions under the auspices of the Higher Inspectorate. These two experiences/dissents allowed the formation of a large number of professionals, in line with education at an international level.2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/100957http://hdl.handle.net/10316/100957https://doi.org/10.14195/0870-4112_3-7_7por2183-71390870-4112Vivas, Diogo António Correiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-07-23T20:40:01Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/100957Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:18:14.094168Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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