O 7º faz a diferença. Um projeto de intervenção psicossocial em contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Vanessa Raquel Pinto
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/19106
Resumo: O presente relatório explana o desenvolvimento de um Projeto de Educação e Intervenção Social, com a metodologia de lnvestigação-Ação Participativa (IAP), intitulado "O 7.º Faz a Diferença". Este projeto teve como finalidade promover um clima relacional, emocional e motivacional mais positivo com os/as alunos/as da turma do 7º ano e professores/as do Conselho de Turma. Sendo um projeto orientado pela metodologia de IAP, a mestranda foi desenvolvendo uma relação de proximidade com os/as alunos/as da turma do 7º ano e com alguns/umas professores/as do Conselho de Turma, de forma a promover a sua participação durante todo o processo, tentando que o Projeto fosse coerente com a sua identidade e a do seu contexto social. Após a análise da realidade, identificaram-se e priorizaram-se as necessidades e os problemas, dando origem à definição dos objetivos gerais: conscientizar para uma melhor articulação entre as experiências educativas dos/as alunos/as, na escola, e os seus interesses e experiências pessoais; promover a melhoria das competências sociais e das interações sociais dos/as alunos/as. De forma a responder aos mesmos, foram desenhadas três ações: uma foi desenvolvida com os/as professores/as e duas com os/as alunos/as da turma. Desenvolveu­ se ainda um subprojeto com um dos alunos da turma,com base na Relação de Ajuda, para apoiar a definição de um percurso educativo mais adequado aos seus interesses. O projeto "O 7.º Faz a Diferença" foi uma experiência positiva, pautada por várias mudanças para, principalmente, os/as alunos/as participantes.
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