O nó rodoviário da Afurada em Vila Nova de Gaia : a trajectória recente de um processo de catálise urbana
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10216/18487 |
Resumo: | A presente dissertação debruça-se sobre a formação e configuração da "cidade difusa" que caracteriza a aglomeração urbana do Porto e o modo como se manifesta no território analisando, por um lado, os factores indutores dessa dispersão e, por outro, reconhecendo os efeitos de catálise urbana produzidos pelo enclave de estruturas urbanas de excepção (após década de 60). Escolheu-se para estudo de cas, a mancha difusa envolvente do nó rodoviário da Afurada, em Vila Nova de Gaia, tornando assim mais clara, a articulação das questões morfológicas e funcionais com os tecidos que compõem este território, tendo sempre presente as questões de acessibilidade e mobicilidade acrescidas que tanto o nó rodoviário como as vias estruturantes metropolitanas introduziram naquele local. Reconhecemos, assim, que efeitos de centralidade e nucleação urbana revelam-se potenciais intensificadores dos processos de transformação urbana e da sua vasta e benéfica diversidade. |
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O nó rodoviário da Afurada em Vila Nova de Gaia : a trajectória recente de um processo de catálise urbanaÁrea metropolitana do PortoGeografia urbanaParque habitacional - Vila Nova de Gaia (Porto, Portugal)UrbanismoA presente dissertação debruça-se sobre a formação e configuração da "cidade difusa" que caracteriza a aglomeração urbana do Porto e o modo como se manifesta no território analisando, por um lado, os factores indutores dessa dispersão e, por outro, reconhecendo os efeitos de catálise urbana produzidos pelo enclave de estruturas urbanas de excepção (após década de 60). Escolheu-se para estudo de cas, a mancha difusa envolvente do nó rodoviário da Afurada, em Vila Nova de Gaia, tornando assim mais clara, a articulação das questões morfológicas e funcionais com os tecidos que compõem este território, tendo sempre presente as questões de acessibilidade e mobicilidade acrescidas que tanto o nó rodoviário como as vias estruturantes metropolitanas introduziram naquele local. Reconhecemos, assim, que efeitos de centralidade e nucleação urbana revelam-se potenciais intensificadores dos processos de transformação urbana e da sua vasta e benéfica diversidade.Porto : [Edição do Autor]20002000-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10216/18487porPinho, Maria Manuela Aguiar dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T14:44:25Zoai:repositorio-aberto.up.pt:10216/18487Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:07:34.368937Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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