Manifestações da consciência (meta)linguística na escrita escolar: auto e heterocorrecções de aprendentes do 9º ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/4992 |
Resumo: | O estudo pretende dar um contributo para o debate em educação sobre a importância da reflexão consciente no âmbito da aprendizagem da língua portuguesa em contexto escolar. Nesse sentido, procurou-se verificar se se tornava possível detectar manifestações da consciência (meta)linguística nas auto e heterocorrecções efectuadas por aprendentes do 9º ano de escolaridade em discursos escritos. A análise recaiu, por um lado, sobre as escolhas linguísticas feitas pelos alunos no processo da redacção de uma composição; por outro, sobre as modificações a que eles procederam na revisão que fizeram de um texto escrito por outrem e sobre as fundamentações metalinguísticas das suas decisões. Os resultados apontam para a existência de um mecanismo responsável pelo controlo deliberado da linguagem – a consciência (meta)linguística. |
id |
RCAP_0194a2eb1e5a61b1ed32249b1356f396 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/4992 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Manifestações da consciência (meta)linguística na escrita escolar: auto e heterocorrecções de aprendentes do 9º anoConsciência metalinguísticaExpressão escritaCorrecção de erros - Ensino básico 2º cicloO estudo pretende dar um contributo para o debate em educação sobre a importância da reflexão consciente no âmbito da aprendizagem da língua portuguesa em contexto escolar. Nesse sentido, procurou-se verificar se se tornava possível detectar manifestações da consciência (meta)linguística nas auto e heterocorrecções efectuadas por aprendentes do 9º ano de escolaridade em discursos escritos. A análise recaiu, por um lado, sobre as escolhas linguísticas feitas pelos alunos no processo da redacção de uma composição; por outro, sobre as modificações a que eles procederam na revisão que fizeram de um texto escrito por outrem e sobre as fundamentações metalinguísticas das suas decisões. Os resultados apontam para a existência de um mecanismo responsável pelo controlo deliberado da linguagem – a consciência (meta)linguística.The study aspires to give a contribution for the educational debate on the importance of a conscious reflection in Portuguese language learning in schoolcontext. In this way, the intention was to verify the possibility of detecting themanifestations of (meta)linguistic awareness in self and heterocorrections carried out by 9th year students in written discourses. The analysis focused, on the one hand, on the linguistic choices made by students in the process ofwriting an essay; on the other hand, it focused on the corrections that studentsmade during the revision of a text written by someone else and on themetalinguistic basis of their choices for correction. The results point to theexistence of a specific mechanism which is responsible for the deliberatecontrol of language – (meta)linguistic awareness.Universidade de Aveiro2012-01-02T15:04:09Z2005-01-01T00:00:00Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/4992porPliássova, Iana Vladímirovnainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T03:34:56Zoai:ria.ua.pt:10773/4992Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T03:34:56Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Manifestações da consciência (meta)linguística na escrita escolar: auto e heterocorrecções de aprendentes do 9º ano |
title |
Manifestações da consciência (meta)linguística na escrita escolar: auto e heterocorrecções de aprendentes do 9º ano |
spellingShingle |
Manifestações da consciência (meta)linguística na escrita escolar: auto e heterocorrecções de aprendentes do 9º ano Pliássova, Iana Vladímirovna Consciência metalinguística Expressão escrita Correcção de erros - Ensino básico 2º ciclo |
title_short |
Manifestações da consciência (meta)linguística na escrita escolar: auto e heterocorrecções de aprendentes do 9º ano |
title_full |
Manifestações da consciência (meta)linguística na escrita escolar: auto e heterocorrecções de aprendentes do 9º ano |
title_fullStr |
Manifestações da consciência (meta)linguística na escrita escolar: auto e heterocorrecções de aprendentes do 9º ano |
title_full_unstemmed |
Manifestações da consciência (meta)linguística na escrita escolar: auto e heterocorrecções de aprendentes do 9º ano |
title_sort |
Manifestações da consciência (meta)linguística na escrita escolar: auto e heterocorrecções de aprendentes do 9º ano |
author |
Pliássova, Iana Vladímirovna |
author_facet |
Pliássova, Iana Vladímirovna |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pliássova, Iana Vladímirovna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consciência metalinguística Expressão escrita Correcção de erros - Ensino básico 2º ciclo |
topic |
Consciência metalinguística Expressão escrita Correcção de erros - Ensino básico 2º ciclo |
description |
O estudo pretende dar um contributo para o debate em educação sobre a importância da reflexão consciente no âmbito da aprendizagem da língua portuguesa em contexto escolar. Nesse sentido, procurou-se verificar se se tornava possível detectar manifestações da consciência (meta)linguística nas auto e heterocorrecções efectuadas por aprendentes do 9º ano de escolaridade em discursos escritos. A análise recaiu, por um lado, sobre as escolhas linguísticas feitas pelos alunos no processo da redacção de uma composição; por outro, sobre as modificações a que eles procederam na revisão que fizeram de um texto escrito por outrem e sobre as fundamentações metalinguísticas das suas decisões. Os resultados apontam para a existência de um mecanismo responsável pelo controlo deliberado da linguagem – a consciência (meta)linguística. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-01-01T00:00:00Z 2005 2012-01-02T15:04:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/4992 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/4992 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817543416675827712 |