Manifestações da consciência (meta)linguística na escrita escolar: auto e heterocorrecções de aprendentes do 9º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pliássova, Iana Vladímirovna
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/4992
Resumo: O estudo pretende dar um contributo para o debate em educação sobre a importância da reflexão consciente no âmbito da aprendizagem da língua portuguesa em contexto escolar. Nesse sentido, procurou-se verificar se se tornava possível detectar manifestações da consciência (meta)linguística nas auto e heterocorrecções efectuadas por aprendentes do 9º ano de escolaridade em discursos escritos. A análise recaiu, por um lado, sobre as escolhas linguísticas feitas pelos alunos no processo da redacção de uma composição; por outro, sobre as modificações a que eles procederam na revisão que fizeram de um texto escrito por outrem e sobre as fundamentações metalinguísticas das suas decisões. Os resultados apontam para a existência de um mecanismo responsável pelo controlo deliberado da linguagem – a consciência (meta)linguística.
id RCAP_0194a2eb1e5a61b1ed32249b1356f396
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/4992
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Manifestações da consciência (meta)linguística na escrita escolar: auto e heterocorrecções de aprendentes do 9º anoConsciência metalinguísticaExpressão escritaCorrecção de erros - Ensino básico 2º cicloO estudo pretende dar um contributo para o debate em educação sobre a importância da reflexão consciente no âmbito da aprendizagem da língua portuguesa em contexto escolar. Nesse sentido, procurou-se verificar se se tornava possível detectar manifestações da consciência (meta)linguística nas auto e heterocorrecções efectuadas por aprendentes do 9º ano de escolaridade em discursos escritos. A análise recaiu, por um lado, sobre as escolhas linguísticas feitas pelos alunos no processo da redacção de uma composição; por outro, sobre as modificações a que eles procederam na revisão que fizeram de um texto escrito por outrem e sobre as fundamentações metalinguísticas das suas decisões. Os resultados apontam para a existência de um mecanismo responsável pelo controlo deliberado da linguagem – a consciência (meta)linguística.The study aspires to give a contribution for the educational debate on the importance of a conscious reflection in Portuguese language learning in schoolcontext. In this way, the intention was to verify the possibility of detecting themanifestations of (meta)linguistic awareness in self and heterocorrections carried out by 9th year students in written discourses. The analysis focused, on the one hand, on the linguistic choices made by students in the process ofwriting an essay; on the other hand, it focused on the corrections that studentsmade during the revision of a text written by someone else and on themetalinguistic basis of their choices for correction. The results point to theexistence of a specific mechanism which is responsible for the deliberatecontrol of language – (meta)linguistic awareness.Universidade de Aveiro2012-01-02T15:04:09Z2005-01-01T00:00:00Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/4992porPliássova, Iana Vladímirovnainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T03:34:56Zoai:ria.ua.pt:10773/4992Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T03:34:56Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Manifestações da consciência (meta)linguística na escrita escolar: auto e heterocorrecções de aprendentes do 9º ano
title Manifestações da consciência (meta)linguística na escrita escolar: auto e heterocorrecções de aprendentes do 9º ano
spellingShingle Manifestações da consciência (meta)linguística na escrita escolar: auto e heterocorrecções de aprendentes do 9º ano
Pliássova, Iana Vladímirovna
Consciência metalinguística
Expressão escrita
Correcção de erros - Ensino básico 2º ciclo
title_short Manifestações da consciência (meta)linguística na escrita escolar: auto e heterocorrecções de aprendentes do 9º ano
title_full Manifestações da consciência (meta)linguística na escrita escolar: auto e heterocorrecções de aprendentes do 9º ano
title_fullStr Manifestações da consciência (meta)linguística na escrita escolar: auto e heterocorrecções de aprendentes do 9º ano
title_full_unstemmed Manifestações da consciência (meta)linguística na escrita escolar: auto e heterocorrecções de aprendentes do 9º ano
title_sort Manifestações da consciência (meta)linguística na escrita escolar: auto e heterocorrecções de aprendentes do 9º ano
author Pliássova, Iana Vladímirovna
author_facet Pliássova, Iana Vladímirovna
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pliássova, Iana Vladímirovna
dc.subject.por.fl_str_mv Consciência metalinguística
Expressão escrita
Correcção de erros - Ensino básico 2º ciclo
topic Consciência metalinguística
Expressão escrita
Correcção de erros - Ensino básico 2º ciclo
description O estudo pretende dar um contributo para o debate em educação sobre a importância da reflexão consciente no âmbito da aprendizagem da língua portuguesa em contexto escolar. Nesse sentido, procurou-se verificar se se tornava possível detectar manifestações da consciência (meta)linguística nas auto e heterocorrecções efectuadas por aprendentes do 9º ano de escolaridade em discursos escritos. A análise recaiu, por um lado, sobre as escolhas linguísticas feitas pelos alunos no processo da redacção de uma composição; por outro, sobre as modificações a que eles procederam na revisão que fizeram de um texto escrito por outrem e sobre as fundamentações metalinguísticas das suas decisões. Os resultados apontam para a existência de um mecanismo responsável pelo controlo deliberado da linguagem – a consciência (meta)linguística.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-01-01T00:00:00Z
2005
2012-01-02T15:04:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/4992
url http://hdl.handle.net/10773/4992
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817543416675827712