O desenvolvimento da consciência morfológica nos estágios iniciais da alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota,Márcia Maria Peruzzi Elia da
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Besse,Anne-Sophie, Dias,Jaqueline, Paiva,Nádia, Mansur-Lisboa,Stella, Silva,Danielle Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000100017
Resumo: Evidências de estudos recentes mostram que a consciência morfológica está relacionada à aquisição da leitura e da escrita. Entretanto, a idade da aquisição dessa habilidade ainda é uma questão controversa. Identifica-se na literatura dois grupos que tratam desse desenvolvimento: teóricos que defendem que essa aquisição é tardia e os que defendem que ela acontece desde os estágios iniciais da alfabetização e interage com a escolarização. Apresentamos a primeira parte de um estudo longitudinal que observou o desenvolvimento da consciência morfológica no português do Brasil. Cinco tarefas foram usadas avaliar a consciência morfológica de crianças de 6 a 9 anos de idade. Os resultados mostram que essa habilidade interage com a escolarização desde os anos iniciais da alfabetização.
id UFRGS-5_d10c0646f17877afbd8dcf7a1a7fda34
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722011000100017
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling O desenvolvimento da consciência morfológica nos estágios iniciais da alfabetizaçãoConsciência morfológicaConsciência metalingüísticaMorfologiaDesenvolvimento metalingüísticoEvidências de estudos recentes mostram que a consciência morfológica está relacionada à aquisição da leitura e da escrita. Entretanto, a idade da aquisição dessa habilidade ainda é uma questão controversa. Identifica-se na literatura dois grupos que tratam desse desenvolvimento: teóricos que defendem que essa aquisição é tardia e os que defendem que ela acontece desde os estágios iniciais da alfabetização e interage com a escolarização. Apresentamos a primeira parte de um estudo longitudinal que observou o desenvolvimento da consciência morfológica no português do Brasil. Cinco tarefas foram usadas avaliar a consciência morfológica de crianças de 6 a 9 anos de idade. Os resultados mostram que essa habilidade interage com a escolarização desde os anos iniciais da alfabetização.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000100017Psicologia: Reflexão e Crítica v.24 n.1 2011reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722011000100017info:eu-repo/semantics/openAccessMota,Márcia Maria Peruzzi Elia daBesse,Anne-SophieDias,JaquelinePaiva,NádiaMansur-Lisboa,StellaSilva,Danielle Andradepor2011-06-08T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722011000100017Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2011-06-08T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento da consciência morfológica nos estágios iniciais da alfabetização
title O desenvolvimento da consciência morfológica nos estágios iniciais da alfabetização
spellingShingle O desenvolvimento da consciência morfológica nos estágios iniciais da alfabetização
Mota,Márcia Maria Peruzzi Elia da
Consciência morfológica
Consciência metalingüística
Morfologia
Desenvolvimento metalingüístico
title_short O desenvolvimento da consciência morfológica nos estágios iniciais da alfabetização
title_full O desenvolvimento da consciência morfológica nos estágios iniciais da alfabetização
title_fullStr O desenvolvimento da consciência morfológica nos estágios iniciais da alfabetização
title_full_unstemmed O desenvolvimento da consciência morfológica nos estágios iniciais da alfabetização
title_sort O desenvolvimento da consciência morfológica nos estágios iniciais da alfabetização
author Mota,Márcia Maria Peruzzi Elia da
author_facet Mota,Márcia Maria Peruzzi Elia da
Besse,Anne-Sophie
Dias,Jaqueline
Paiva,Nádia
Mansur-Lisboa,Stella
Silva,Danielle Andrade
author_role author
author2 Besse,Anne-Sophie
Dias,Jaqueline
Paiva,Nádia
Mansur-Lisboa,Stella
Silva,Danielle Andrade
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota,Márcia Maria Peruzzi Elia da
Besse,Anne-Sophie
Dias,Jaqueline
Paiva,Nádia
Mansur-Lisboa,Stella
Silva,Danielle Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Consciência morfológica
Consciência metalingüística
Morfologia
Desenvolvimento metalingüístico
topic Consciência morfológica
Consciência metalingüística
Morfologia
Desenvolvimento metalingüístico
description Evidências de estudos recentes mostram que a consciência morfológica está relacionada à aquisição da leitura e da escrita. Entretanto, a idade da aquisição dessa habilidade ainda é uma questão controversa. Identifica-se na literatura dois grupos que tratam desse desenvolvimento: teóricos que defendem que essa aquisição é tardia e os que defendem que ela acontece desde os estágios iniciais da alfabetização e interage com a escolarização. Apresentamos a primeira parte de um estudo longitudinal que observou o desenvolvimento da consciência morfológica no português do Brasil. Cinco tarefas foram usadas avaliar a consciência morfológica de crianças de 6 a 9 anos de idade. Os resultados mostram que essa habilidade interage com a escolarização desde os anos iniciais da alfabetização.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000100017
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000100017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722011000100017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.24 n.1 2011
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134864412147712