Literatura para a infância e Filosofia para crianças : potencialidades em contexto de sala de aula. Um estudo no 3.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Daniela Patrícia Barbosa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3119
Resumo: O relatório que se segue desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), que está inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. A temática em estudo parte da relevância de, num mundo cada vez mais tecnológico, se refletir sobre a importância de determinados valores. Neste sentido, neste trabalho, e tendo como pressuposto a importância da Educação Literária como domínio promotor da reflexão crítica, procurou-se, a partir da exploração de seis obras da literatura infanto-juvenil, integrar sessões de Filosofia para Crianças nas aulas de Português. Estas surgiram como um espaço de reflexão e aprendizagem coletiva, valorizando-se quer dimensão estética e afetiva do texto literário, quer as suas potencialidades como promotor do pensamento crítico e criativo. Formulou-se a seguinte questão de investigação: Qual a relevância de um programa de Filosofia para Crianças associado à Educação Literária no desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo do aluno?, a que correspondem os seguintes objetivos: i) Estabelecer conexões entre o pensamento e diálogo filosóficos e a Educação Literária tendo por base textos de caráter reflexivo.; ii) Explorar as potencialidades da Literatura Infantil contemporânea ao nível do pensamento critico e criativo.; iii) Compreender as mais valias de um programa de Filosofia Para Crianças na experimentação de estratégias inovadoras ao nível da Leitura e Escrita. A metodologia utilizada para o estudo foi a metodologia qualitativa com o design de um estudo de caso, tendo sido os dados recolhidos através da observação participante, notas de campo, registos áudio e vídeo e evidências do trabalho dos alunos. A análise dos resultados mostra a relevância de cruzar a dimensão da Educação Literária com sessões de Filosofia para Crianças, através do uso de textos da atual produção literária para a infância, pois as crianças, neste espaço, têm a oportunidade de partilhar representações sobre temas de cariz filosófico, potenciando-se, simultaneamente, novas posturas face aos mesmos e aprendizagens associadas ao texto literário, nos diferentes domínios do Português.
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Neste sentido, neste trabalho, e tendo como pressuposto a importância da Educação Literária como domínio promotor da reflexão crítica, procurou-se, a partir da exploração de seis obras da literatura infanto-juvenil, integrar sessões de Filosofia para Crianças nas aulas de Português. Estas surgiram como um espaço de reflexão e aprendizagem coletiva, valorizando-se quer dimensão estética e afetiva do texto literário, quer as suas potencialidades como promotor do pensamento crítico e criativo. Formulou-se a seguinte questão de investigação: Qual a relevância de um programa de Filosofia para Crianças associado à Educação Literária no desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo do aluno?, a que correspondem os seguintes objetivos: i) Estabelecer conexões entre o pensamento e diálogo filosóficos e a Educação Literária tendo por base textos de caráter reflexivo.; ii) Explorar as potencialidades da Literatura Infantil contemporânea ao nível do pensamento critico e criativo.; iii) Compreender as mais valias de um programa de Filosofia Para Crianças na experimentação de estratégias inovadoras ao nível da Leitura e Escrita. A metodologia utilizada para o estudo foi a metodologia qualitativa com o design de um estudo de caso, tendo sido os dados recolhidos através da observação participante, notas de campo, registos áudio e vídeo e evidências do trabalho dos alunos. A análise dos resultados mostra a relevância de cruzar a dimensão da Educação Literária com sessões de Filosofia para Crianças, através do uso de textos da atual produção literária para a infância, pois as crianças, neste espaço, têm a oportunidade de partilhar representações sobre temas de cariz filosófico, potenciando-se, simultaneamente, novas posturas face aos mesmos e aprendizagens associadas ao texto literário, nos diferentes domínios do Português.The following report was developed within the framework of the curricular unit of Supervised Teaching Practice (PES), which is part of the Master's Degree in Pre-school Education and Teaching in the1st Cycle of Basic Education (CEB), of the School of Education of the Polytechnic Institute of Viana do Castelo. The theme under study is based on the relevance of reflecting on the importance of certain values in an increasingly technological world. In this sense, and having as assumption the importance of Literary Education as a promoter of critical reflection, we tried, from the exploration of six works of children's literature, to integrate sessions of Philosophy for Children in Portuguese classes. These sessions emerged as a space for reflection and collective learning, valuing both the aesthetic and affective dimension of the literary text, and its potential as a promoter of critical and creative thinking. The following research question was formulated: What is the relevance of a Philosophy for Children programme associated with Literacy Education in the development of students' critical and reflective thinking?, to which the following objectives correspond: i) To establish connections between philosophical thinking and dialogue and Literacy Education based on reflective texts; ii) To explore the potentialities of contemporary Children's Literature for critical and creative thinking; iii) To understand the added value of a Philosophy for Children programme in the experimentation of innovative strategies in Reading and Writing. The methodology used for the study was qualitative methodology with a case study design, and data was collected through participant observation, field notes, audio and video records and evidence of students' work. The analysis of the results shows the relevance of crossing the Literacy Education dimension with Philosophy for Children sessions, through the use of texts from the current literary production for childhood, as children, in this space, have the opportunity to share representations about philosophical themes, enhancing, simultaneously, new postures towards them and learning associated to the literary text, in the different domains of Portuguese.2023-01-16T16:47:18Z2023-01-13T00:00:00Z2023-01-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3119TID:203173600porRibeiro, Daniela Patrícia Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:40:11Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3119Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:07.332441Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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