Tecnologias para o Raciocínio Clínico do Enfermeiro: Revisão Integrativa
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000400023 |
Resumo: | Resumo: Introdução: tecnologias são parte integrante do trabalho em saúde, pois contribuem para a construção do saber desde a origem da ideia, passando por seu desenvolvimento e chegando à implementação do conhecimento. A associação entre tecnologia e educação se torna cada vez mais inerente à reestruturação do processo de ensino aprendizagem atual, possibilitando que os novos meios digitais de acesso à informação e aos conhecimentos, modifiquem e aprimorem os moldes da cultura globalizada. Objetivo: identificar tecnologias que contribuem para o desenvolvimento do raciocínio clínico na elaboração de diagnósticos de enfermagem em publicações nacionais e internacionais. Método: revisão integrativa da literatura, realizada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), no Catálogo de Teses e Dissertações do Portal de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no Portal de periódicos da CAPES; Pubmed e no banco de dados Scopus com estudos publicados entre 2002 e 2020, publicados em inglês, espanhol e português. Resultados: foram analisados dois artigos, uma tese e duas dissertações de doutorado e mestrado acadêmico, nos quais as tecnologias utilizadas na elaboração de Diagnósticos de Enfermagem foram Sistema de Informação do tipo registro, software computacional e plataforma para internet, curso com abordagem de aprendizado baseada em problemas e árvores de decisão para auxílio na determinação diagnóstica. Os resultados demostraram limitação no desenvolvimento de tecnologias para o raciocínio clínico dos enfermeiros. Considerações finais: o estudo revela desafios relacionados ao desenvolvimento de tecnologias, que inovam a prática habitual da enfermagem seja na gerência, assistência, ensino, pesquisa e extensão, indicando que publicações nesta temática são incipientes, sendo que as tecnologias permitem o desenvolvimento e construção do conhecimento. |
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