Avaliação da literacia científica: revisão sistemática de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coppi, Marcelo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Fialho, Isabel, Cid, Marília
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/32060
Resumo: O estudo teve por objetivo analisar instrumentos de avaliação da literacia científica, nesse sentido, foi realizada uma revisão sistemática de literatura sobre os instrumentos e métodos de avaliação da literacia científica. A pesquisa bibliográfica foi limitada às bases de dados B-On, SciELO, Google Académico e RCAAP. Os critérios de seleção incluíram artigos publicados entre 1990 e 2020, em português, inglês ou espanhol, que desenvolveram e utilizaram instrumentos de avaliação da literacia científica em geral, ou que possibilitaram esse tipo de análise. Foram excluídos os artigos que não abordaram a literacia científica no título ou no resumo, não citaram instrumentos e resultados da avaliação da literacia científica, não avaliaram a literacia científica de alunos, artigos duplicados, revisões, estudos de casos e artigos que avaliaram conteúdos específicos de disciplinas científicas. Os resultados da revisão sistemática de literatura identificaram a existência de 13 instrumentos de avaliação da literacia científica, sendo o Test of Basic Scientific Literacy e o Test of Scientific Literacy Skills, assim como as suas respetivas versões, os instrumentos mais adotados pelas 43 produções identificadas. A maioria dos estudos foi realizada no Brasil, Indonésia e Estados Unidos, predominando as pesquisas nos Ensinos Secundário e Superior. Os alunos do Ensino Superior foram os que obtiveram melhor desempenho nas avaliações. As dimensões de literacia científica mais avaliadas foram as diferentes competências de literacia científica. A classificação da literacia realizou-se por meio das frequências descritivas de resposta aos itens, não havendo uma padronização nos processos de categorização dos resultados.
id RCAP_01bbafa863b40f786890f3f70fb32aa9
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/32060
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação da literacia científica: revisão sistemática de literaturaLiteracia científicaavaliaçãoinstrumentosrevisão sistemática de literaturaO estudo teve por objetivo analisar instrumentos de avaliação da literacia científica, nesse sentido, foi realizada uma revisão sistemática de literatura sobre os instrumentos e métodos de avaliação da literacia científica. A pesquisa bibliográfica foi limitada às bases de dados B-On, SciELO, Google Académico e RCAAP. Os critérios de seleção incluíram artigos publicados entre 1990 e 2020, em português, inglês ou espanhol, que desenvolveram e utilizaram instrumentos de avaliação da literacia científica em geral, ou que possibilitaram esse tipo de análise. Foram excluídos os artigos que não abordaram a literacia científica no título ou no resumo, não citaram instrumentos e resultados da avaliação da literacia científica, não avaliaram a literacia científica de alunos, artigos duplicados, revisões, estudos de casos e artigos que avaliaram conteúdos específicos de disciplinas científicas. Os resultados da revisão sistemática de literatura identificaram a existência de 13 instrumentos de avaliação da literacia científica, sendo o Test of Basic Scientific Literacy e o Test of Scientific Literacy Skills, assim como as suas respetivas versões, os instrumentos mais adotados pelas 43 produções identificadas. A maioria dos estudos foi realizada no Brasil, Indonésia e Estados Unidos, predominando as pesquisas nos Ensinos Secundário e Superior. Os alunos do Ensino Superior foram os que obtiveram melhor desempenho nas avaliações. As dimensões de literacia científica mais avaliadas foram as diferentes competências de literacia científica. A classificação da literacia realizou-se por meio das frequências descritivas de resposta aos itens, não havendo uma padronização nos processos de categorização dos resultados.Instituto Politécnico de Setúbal2022-05-09T11:04:26Z2022-05-092021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/32060http://hdl.handle.net/10174/32060porCoppi, M. A., Fialho, I., & Cid, M. (2021). Avaliação da literacia científica: revisão sistemática de literatura. In A. M. Boavida et al. (Orgs). Atas do Seminário Dar asas ao saber - Investigação, construção de saberes e práticas profissionais (pp. 48-55). Instituto Politécnico de Setúbal, Setúbal. [ISBN: 978-989-53236-1-6]978-989-53236-1-6PEDmcoppi@uevora.ptifialho@uevora.ptmcid@uevora.pt229Coppi, MarceloFialho, IsabelCid, Maríliainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:32:18Zoai:dspace.uevora.pt:10174/32060Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:21:07.260922Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da literacia científica: revisão sistemática de literatura
title Avaliação da literacia científica: revisão sistemática de literatura
spellingShingle Avaliação da literacia científica: revisão sistemática de literatura
Coppi, Marcelo
Literacia científica
avaliação
instrumentos
revisão sistemática de literatura
title_short Avaliação da literacia científica: revisão sistemática de literatura
title_full Avaliação da literacia científica: revisão sistemática de literatura
title_fullStr Avaliação da literacia científica: revisão sistemática de literatura
title_full_unstemmed Avaliação da literacia científica: revisão sistemática de literatura
title_sort Avaliação da literacia científica: revisão sistemática de literatura
author Coppi, Marcelo
author_facet Coppi, Marcelo
Fialho, Isabel
Cid, Marília
author_role author
author2 Fialho, Isabel
Cid, Marília
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coppi, Marcelo
Fialho, Isabel
Cid, Marília
dc.subject.por.fl_str_mv Literacia científica
avaliação
instrumentos
revisão sistemática de literatura
topic Literacia científica
avaliação
instrumentos
revisão sistemática de literatura
description O estudo teve por objetivo analisar instrumentos de avaliação da literacia científica, nesse sentido, foi realizada uma revisão sistemática de literatura sobre os instrumentos e métodos de avaliação da literacia científica. A pesquisa bibliográfica foi limitada às bases de dados B-On, SciELO, Google Académico e RCAAP. Os critérios de seleção incluíram artigos publicados entre 1990 e 2020, em português, inglês ou espanhol, que desenvolveram e utilizaram instrumentos de avaliação da literacia científica em geral, ou que possibilitaram esse tipo de análise. Foram excluídos os artigos que não abordaram a literacia científica no título ou no resumo, não citaram instrumentos e resultados da avaliação da literacia científica, não avaliaram a literacia científica de alunos, artigos duplicados, revisões, estudos de casos e artigos que avaliaram conteúdos específicos de disciplinas científicas. Os resultados da revisão sistemática de literatura identificaram a existência de 13 instrumentos de avaliação da literacia científica, sendo o Test of Basic Scientific Literacy e o Test of Scientific Literacy Skills, assim como as suas respetivas versões, os instrumentos mais adotados pelas 43 produções identificadas. A maioria dos estudos foi realizada no Brasil, Indonésia e Estados Unidos, predominando as pesquisas nos Ensinos Secundário e Superior. Os alunos do Ensino Superior foram os que obtiveram melhor desempenho nas avaliações. As dimensões de literacia científica mais avaliadas foram as diferentes competências de literacia científica. A classificação da literacia realizou-se por meio das frequências descritivas de resposta aos itens, não havendo uma padronização nos processos de categorização dos resultados.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01T00:00:00Z
2022-05-09T11:04:26Z
2022-05-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/32060
http://hdl.handle.net/10174/32060
url http://hdl.handle.net/10174/32060
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Coppi, M. A., Fialho, I., & Cid, M. (2021). Avaliação da literacia científica: revisão sistemática de literatura. In A. M. Boavida et al. (Orgs). Atas do Seminário Dar asas ao saber - Investigação, construção de saberes e práticas profissionais (pp. 48-55). Instituto Politécnico de Setúbal, Setúbal. [ISBN: 978-989-53236-1-6]
978-989-53236-1-6
PED
mcoppi@uevora.pt
ifialho@uevora.pt
mcid@uevora.pt
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Setúbal
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Setúbal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136693040709632