Formação inicial de professores de Matemática: o estágio supervisionado como espaço de organização da atividade pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22944 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é compreender a organização da atividade pedagógica de futuros professores de Matemática. Maior atenção será dada à forma como estes estruturaram o conhecimento matemático e o didático. Para alcance de tal propósito foram investigadas ações de dez professores em formação, matriculados na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado, do quarto ano de Licenciatura em Matemática de uma Instituição de Ensino Superior brasileira. Desenvolveu-se, durante o Estágio Supervisionado, um estudo em que foi analisado o planejamento como organizador da atividade pedagógica do professor de Matemática e concomitantemente realizamos um experimento formativo onde criamos condições de análise do processo de formação docente em questão. A fundamentação teórica se deu em pressupostos da teoria histórico-cultural. Os resultados evidenciaram que os professores organizaram suas atividades pedagógicas, com vistas a possibilitar uma melhora no aprendizado da Matemática pelos alunos da escola-campo de estágio. Essa outra disposição da atividade pedagógica se fundou na interligação dos conhecimentos docentes necessários para o exercício dessa particular atividade que é o ensino. |
id |
RCAP_01beed13d04396564f4af2780153a3e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22944 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Formação inicial de professores de Matemática: o estágio supervisionado como espaço de organização da atividade pedagógicaFormação inicial de professores de Matemática: o estágio supervisionado como espaço de organização da atividade pedagógicaArtigosO objetivo deste artigo é compreender a organização da atividade pedagógica de futuros professores de Matemática. Maior atenção será dada à forma como estes estruturaram o conhecimento matemático e o didático. Para alcance de tal propósito foram investigadas ações de dez professores em formação, matriculados na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado, do quarto ano de Licenciatura em Matemática de uma Instituição de Ensino Superior brasileira. Desenvolveu-se, durante o Estágio Supervisionado, um estudo em que foi analisado o planejamento como organizador da atividade pedagógica do professor de Matemática e concomitantemente realizamos um experimento formativo onde criamos condições de análise do processo de formação docente em questão. A fundamentação teórica se deu em pressupostos da teoria histórico-cultural. Os resultados evidenciaram que os professores organizaram suas atividades pedagógicas, com vistas a possibilitar uma melhora no aprendizado da Matemática pelos alunos da escola-campo de estágio. Essa outra disposição da atividade pedagógica se fundou na interligação dos conhecimentos docentes necessários para o exercício dessa particular atividade que é o ensino.The purpose of this paper is to understand the reorganization of the pedagogical activity of future mathematics teachers. We will give more attention the way in which they restructured mathematical and didactic knowledge. In order to achieve this purpose, we investigated the actions of ten teachers in training, enrolled in the discipline of Supervised Curricular Internship, of the fourth year of Mathematics Degree of a Brazilian Higher Education Institution. Developed during of supervised stage a study in which the planning was analyzed as organizer of the pedagogical activity of the professor of Mathematics and concomitant to this study we realized a formative experiment, which allowed creating conditions of analysis of the formative process in question. The theoretical foundation starts from the assumptions of the historical-cultural theory. The results showed that the teachers organized their pedagogical activities, aiming to improve the learning of mathematics by the students of the school-field internship. This other provision of the pedagogical activity we have based on the interconnection of the teaching knowledge necessary for the exercise of this particular activity that is teaching.APM - Associação de Professores de Matemática2017-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22944por2183-28380872-3915Silva, Maria Marta daCedro, Wellingtoninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:07:01Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22944Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:29.207282Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação inicial de professores de Matemática: o estágio supervisionado como espaço de organização da atividade pedagógica Formação inicial de professores de Matemática: o estágio supervisionado como espaço de organização da atividade pedagógica |
title |
Formação inicial de professores de Matemática: o estágio supervisionado como espaço de organização da atividade pedagógica |
spellingShingle |
Formação inicial de professores de Matemática: o estágio supervisionado como espaço de organização da atividade pedagógica Silva, Maria Marta da Artigos |
title_short |
Formação inicial de professores de Matemática: o estágio supervisionado como espaço de organização da atividade pedagógica |
title_full |
Formação inicial de professores de Matemática: o estágio supervisionado como espaço de organização da atividade pedagógica |
title_fullStr |
Formação inicial de professores de Matemática: o estágio supervisionado como espaço de organização da atividade pedagógica |
title_full_unstemmed |
Formação inicial de professores de Matemática: o estágio supervisionado como espaço de organização da atividade pedagógica |
title_sort |
Formação inicial de professores de Matemática: o estágio supervisionado como espaço de organização da atividade pedagógica |
author |
Silva, Maria Marta da |
author_facet |
Silva, Maria Marta da Cedro, Wellington |
author_role |
author |
author2 |
Cedro, Wellington |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria Marta da Cedro, Wellington |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
O objetivo deste artigo é compreender a organização da atividade pedagógica de futuros professores de Matemática. Maior atenção será dada à forma como estes estruturaram o conhecimento matemático e o didático. Para alcance de tal propósito foram investigadas ações de dez professores em formação, matriculados na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado, do quarto ano de Licenciatura em Matemática de uma Instituição de Ensino Superior brasileira. Desenvolveu-se, durante o Estágio Supervisionado, um estudo em que foi analisado o planejamento como organizador da atividade pedagógica do professor de Matemática e concomitantemente realizamos um experimento formativo onde criamos condições de análise do processo de formação docente em questão. A fundamentação teórica se deu em pressupostos da teoria histórico-cultural. Os resultados evidenciaram que os professores organizaram suas atividades pedagógicas, com vistas a possibilitar uma melhora no aprendizado da Matemática pelos alunos da escola-campo de estágio. Essa outra disposição da atividade pedagógica se fundou na interligação dos conhecimentos docentes necessários para o exercício dessa particular atividade que é o ensino. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22944 |
url |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22944 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-2838 0872-3915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130479723544576 |