Dificuldades de professores estagiários de Matemática e sua relação com a formação inicial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22772 |
Resumo: | Pretendendo contribuir para uma reflexão acerca da formação inicial de professores de Matemática, neste artigo relata-se um estudo sobre as dificuldades sentidas por professores estagiários e sua relação com a formação inicial no contexto de um curso de formação de professores de Matemática de uma Universidade. No estudo, de natureza qualitativa, participaram cinco professores estagiários de Matemática do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, que realizaram o estágio pedagógico em escolas do distrito de Braga, e os respectivos orientadores de escola. A entrevista constituiu o principal método de recolha de dados. Em termos de resultados, verificou-se que as suas dificuldades tiveram origem, principalmente, na sua formação académica (formação anterior ao estágio pedagógico). Mais especificamente, verificou-se que os professores estagiários têm uma imagem negativa relativamente à sua formação académica e consideram-na muito teórica, insuficiente e desajustada da realidade. Tais resultados destacam a necessidade de repensar a formação inicial de professores, quer ao nível da formação académica quer ao nível da formação prática, incluindo o estágio pedagógico. |
id |
RCAP_919fd2a5e9d94d40450c7b9b3d147dd6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22772 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Dificuldades de professores estagiários de Matemática e sua relação com a formação inicialDificuldades de professores estagiários de Matemática e sua relação com a formação inicialArtigosPretendendo contribuir para uma reflexão acerca da formação inicial de professores de Matemática, neste artigo relata-se um estudo sobre as dificuldades sentidas por professores estagiários e sua relação com a formação inicial no contexto de um curso de formação de professores de Matemática de uma Universidade. No estudo, de natureza qualitativa, participaram cinco professores estagiários de Matemática do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, que realizaram o estágio pedagógico em escolas do distrito de Braga, e os respectivos orientadores de escola. A entrevista constituiu o principal método de recolha de dados. Em termos de resultados, verificou-se que as suas dificuldades tiveram origem, principalmente, na sua formação académica (formação anterior ao estágio pedagógico). Mais especificamente, verificou-se que os professores estagiários têm uma imagem negativa relativamente à sua formação académica e consideram-na muito teórica, insuficiente e desajustada da realidade. Tais resultados destacam a necessidade de repensar a formação inicial de professores, quer ao nível da formação académica quer ao nível da formação prática, incluindo o estágio pedagógico.This paper intends to contribute to a reflection on pre-service education of mathematics teachers. We describe a study on the difficulties felt by trainee teachers and their relation to the previous education in a university course of mathematics teacher education. Five mathematics trainee teachers from secondary schools and their school supervisors participated in this qualitative study. These teachers undertook their pedagogical training in schools located in the area of Braga. The interview was used as main method of data collection. In what results are concerned, it was verified that these difficulties originated mainly in their academic education (prior to the pedagogical training). It was mainly verified that trainee teachers have a negative idea of their academic education, which they regard as very theoretical, insufficient and in discrepancy with reality. Such results show the need to rethink the education of teachers, both on the academic and professional levels, including their professional training.APM - Associação de Professores de Matemática2004-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22772por2183-28380872-3915Sousa, Manuela ValentinaFernandes, José Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:47Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22772Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:16.737989Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dificuldades de professores estagiários de Matemática e sua relação com a formação inicial Dificuldades de professores estagiários de Matemática e sua relação com a formação inicial |
title |
Dificuldades de professores estagiários de Matemática e sua relação com a formação inicial |
spellingShingle |
Dificuldades de professores estagiários de Matemática e sua relação com a formação inicial Sousa, Manuela Valentina Artigos |
title_short |
Dificuldades de professores estagiários de Matemática e sua relação com a formação inicial |
title_full |
Dificuldades de professores estagiários de Matemática e sua relação com a formação inicial |
title_fullStr |
Dificuldades de professores estagiários de Matemática e sua relação com a formação inicial |
title_full_unstemmed |
Dificuldades de professores estagiários de Matemática e sua relação com a formação inicial |
title_sort |
Dificuldades de professores estagiários de Matemática e sua relação com a formação inicial |
author |
Sousa, Manuela Valentina |
author_facet |
Sousa, Manuela Valentina Fernandes, José António |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, José António |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Manuela Valentina Fernandes, José António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Pretendendo contribuir para uma reflexão acerca da formação inicial de professores de Matemática, neste artigo relata-se um estudo sobre as dificuldades sentidas por professores estagiários e sua relação com a formação inicial no contexto de um curso de formação de professores de Matemática de uma Universidade. No estudo, de natureza qualitativa, participaram cinco professores estagiários de Matemática do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, que realizaram o estágio pedagógico em escolas do distrito de Braga, e os respectivos orientadores de escola. A entrevista constituiu o principal método de recolha de dados. Em termos de resultados, verificou-se que as suas dificuldades tiveram origem, principalmente, na sua formação académica (formação anterior ao estágio pedagógico). Mais especificamente, verificou-se que os professores estagiários têm uma imagem negativa relativamente à sua formação académica e consideram-na muito teórica, insuficiente e desajustada da realidade. Tais resultados destacam a necessidade de repensar a formação inicial de professores, quer ao nível da formação académica quer ao nível da formação prática, incluindo o estágio pedagógico. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-06-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22772 |
url |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22772 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-2838 0872-3915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130477991297024 |