Dificuldades de professores estagiários de Matemática e sua relação com a formação inicial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Manuela Valentina
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Fernandes, José António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.22772
Resumo: Pretendendo contribuir para uma reflexão acerca da formação inicial de professores de Matemática, neste artigo relata-se um estudo sobre as dificuldades sentidas por professores estagiários e sua relação com a formação inicial no contexto de um curso de formação de professores de Matemática de uma Universidade. No estudo, de natureza qualitativa, participaram cinco professores estagiários de Matemática do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, que realizaram o estágio pedagógico em escolas do distrito de Braga, e os respectivos orientadores de escola. A entrevista constituiu o principal método de recolha de dados. Em termos de resultados, verificou-se que as suas dificuldades tiveram origem, principalmente, na sua formação académica (formação anterior ao estágio pedagógico). Mais especificamente, verificou-se que os professores estagiários têm uma imagem negativa relativamente à sua formação académica e consideram-na muito teórica, insuficiente e desajustada da realidade. Tais resultados destacam a necessidade de repensar a formação inicial de professores, quer ao nível da formação académica quer ao nível da formação prática, incluindo o estágio pedagógico.
id RCAP_919fd2a5e9d94d40450c7b9b3d147dd6
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22772
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dificuldades de professores estagiários de Matemática e sua relação com a formação inicialDificuldades de professores estagiários de Matemática e sua relação com a formação inicialArtigosPretendendo contribuir para uma reflexão acerca da formação inicial de professores de Matemática, neste artigo relata-se um estudo sobre as dificuldades sentidas por professores estagiários e sua relação com a formação inicial no contexto de um curso de formação de professores de Matemática de uma Universidade. No estudo, de natureza qualitativa, participaram cinco professores estagiários de Matemática do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, que realizaram o estágio pedagógico em escolas do distrito de Braga, e os respectivos orientadores de escola. A entrevista constituiu o principal método de recolha de dados. Em termos de resultados, verificou-se que as suas dificuldades tiveram origem, principalmente, na sua formação académica (formação anterior ao estágio pedagógico). Mais especificamente, verificou-se que os professores estagiários têm uma imagem negativa relativamente à sua formação académica e consideram-na muito teórica, insuficiente e desajustada da realidade. Tais resultados destacam a necessidade de repensar a formação inicial de professores, quer ao nível da formação académica quer ao nível da formação prática, incluindo o estágio pedagógico.This paper intends to contribute to a reflection on pre-service education of mathematics teachers. We describe a study on the difficulties felt by trainee teachers and their relation to the previous education in a university course of mathematics teacher education. Five mathematics trainee teachers from secondary schools and their school supervisors participated in this qualitative study. These teachers undertook their pedagogical training in schools located in the area of Braga. The interview was used as main method of data collection. In what results are concerned, it was verified that these difficulties originated mainly in their academic education (prior to the pedagogical training). It was mainly verified that trainee teachers have a negative idea of their academic education, which they regard as very theoretical, insufficient and in discrepancy with reality. Such results show the need to rethink the education of teachers, both on the academic and professional levels, including their professional training.APM - Associação de Professores de Matemática2004-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22772por2183-28380872-3915Sousa, Manuela ValentinaFernandes, José Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:47Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22772Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:16.737989Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades de professores estagiários de Matemática e sua relação com a formação inicial
Dificuldades de professores estagiários de Matemática e sua relação com a formação inicial
title Dificuldades de professores estagiários de Matemática e sua relação com a formação inicial
spellingShingle Dificuldades de professores estagiários de Matemática e sua relação com a formação inicial
Sousa, Manuela Valentina
Artigos
title_short Dificuldades de professores estagiários de Matemática e sua relação com a formação inicial
title_full Dificuldades de professores estagiários de Matemática e sua relação com a formação inicial
title_fullStr Dificuldades de professores estagiários de Matemática e sua relação com a formação inicial
title_full_unstemmed Dificuldades de professores estagiários de Matemática e sua relação com a formação inicial
title_sort Dificuldades de professores estagiários de Matemática e sua relação com a formação inicial
author Sousa, Manuela Valentina
author_facet Sousa, Manuela Valentina
Fernandes, José António
author_role author
author2 Fernandes, José António
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Manuela Valentina
Fernandes, José António
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Pretendendo contribuir para uma reflexão acerca da formação inicial de professores de Matemática, neste artigo relata-se um estudo sobre as dificuldades sentidas por professores estagiários e sua relação com a formação inicial no contexto de um curso de formação de professores de Matemática de uma Universidade. No estudo, de natureza qualitativa, participaram cinco professores estagiários de Matemática do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, que realizaram o estágio pedagógico em escolas do distrito de Braga, e os respectivos orientadores de escola. A entrevista constituiu o principal método de recolha de dados. Em termos de resultados, verificou-se que as suas dificuldades tiveram origem, principalmente, na sua formação académica (formação anterior ao estágio pedagógico). Mais especificamente, verificou-se que os professores estagiários têm uma imagem negativa relativamente à sua formação académica e consideram-na muito teórica, insuficiente e desajustada da realidade. Tais resultados destacam a necessidade de repensar a formação inicial de professores, quer ao nível da formação académica quer ao nível da formação prática, incluindo o estágio pedagógico.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-06-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48489/quadrante.22772
url https://doi.org/10.48489/quadrante.22772
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-2838
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130477991297024