Internacionalização da educação superior: tensões, cenários e estratégias nos casos Brasil e Espanha
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/11673 |
Resumo: | O presente artigo apresenta reflexões decorrentes da realização de estágio pós doutoral que objetivou conhecer experiências sobre o processo de internacionalização da educação superior no Brasil e Espanha, considerando objetivos, estratégias e tensões. Para tanto, foi realizada revisão bibliográfica e analisados documentos relevantes sobre o tema, a exemplo da proposta da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) através do Edital nº 41/2017, disponível na WEB Capes (2017) e o documento Estrategia para La Internacionalización de las Universidades Españolas 2015-2020. A teoria de campo científico de Bourdieu nos possibilitou ver que as estratégias utilizadas para a internacionalização da educação superior, mais acentuadas nos tempos atuais, se inserem também no jogo de lutas pelo poder e pelo monopólio da autoridade científica entre instituições acadêmicas nacionais e internacionais. |
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Internacionalização da educação superior: tensões, cenários e estratégias nos casos Brasil e EspanhaEDUCAÇÃOENSINO SUPERIORINTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIORBRASILESPANHAEDUCATIONHIGHER EDUCATIONHIGHER EDUCATION INTERNATIONALISATIONBRAZILSPAINO presente artigo apresenta reflexões decorrentes da realização de estágio pós doutoral que objetivou conhecer experiências sobre o processo de internacionalização da educação superior no Brasil e Espanha, considerando objetivos, estratégias e tensões. Para tanto, foi realizada revisão bibliográfica e analisados documentos relevantes sobre o tema, a exemplo da proposta da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) através do Edital nº 41/2017, disponível na WEB Capes (2017) e o documento Estrategia para La Internacionalización de las Universidades Españolas 2015-2020. A teoria de campo científico de Bourdieu nos possibilitou ver que as estratégias utilizadas para a internacionalização da educação superior, mais acentuadas nos tempos atuais, se inserem também no jogo de lutas pelo poder e pelo monopólio da autoridade científica entre instituições acadêmicas nacionais e internacionais.Este artículo presenta reflexiones derivadas de estudios post doctoral que tuvo como objetivo conocer experiencias sobre el proceso de internacionalización de la educación superior en Brasil y España, considerando objetivos, estrategias y tensiones. Con este fin, se realizó una revisión de la literatura y se analizaron documentos relevantes sobre el tema, como la propuesta de la Coordinación para la Mejora del Personal de Educación Superior (Capes) a través del Aviso Público No. 41/2017, disponible en WEB Capes (2017) y el documento Estrategia para la internacionalización de las universidades españolas 2015-2020. La teoría del campo científico de Bourdieu nos ha permitido ver que las estrategias utilizadas para la internacionalización de la educación superior, más destacadas en los tiempos actuales, también son parte de la lucha de poder y el monopolio de la autoridad científica entre las instituciones académicas nacionales e internacionales.This article presents reflections derived from the post-doctoral internship that aimed to learn about the process of internationalization of higher education in Brazil and Spain, considering objectives, strategies and tensions. For this purpose, a literature review was conducted and relevant documents on the subject were analyzed, such as the proposal of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes) through Public Notice No. 41/2017, available at WEB Capes (2017) and the document Strategy for the internationalization of Spanish universities 2015-2020. Bourdieu’s theory in the scientific field has allowed us to see that the strategies used for the internationalization of higher education, most outstanding modern times, are also part of the power struggle and the monopoly of scientific authority among national and international academic institutions.Cet article présente les réflexions découlant du stage postdoctoral qui visait à connaître les expériences relatives au processus d’internationalisation de l’enseignement supérieur au Brésil et en Espagne, en tenant compte des objectifs, des stratégies et des tensions. À cette fin, une revue de la littérature a été réalisée et des documents pertinents sur le sujet ont été analysés, tels que la proposition de la Coordination pour l’amélioration du personnel de l’enseignement supérieur (Capes) par l’Avis au public n ° 41/2017, disponible sur WEB Capes (2017) et le document Stratégie pour l’internationalisation des universités espagnoles 2015-2020. La théorie scientifique de Bourdieu sur le terrain nous a permis de voir que les stratégies utilisées pour l’internationalisation de l’enseignement supérieur, plus accentuées de nos jours, s’inscrivent également dans les luttes de pouvoir et le monopole de l’autorité scientifique entre les établissements universitaires nationaux et internationaux.Edições Universitárias Lusófonas2021-02-05T10:54:06Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/11673por1646-401XFarias, Maria da Salete deOliveira, João deLorente, Luisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-08T01:32:02Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11673Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:20.767071Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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