There is no one way to internationalization at home : virtual mobility and student engagement through formal and informal approaches to curricula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/10281 |
Resumo: | Internacionalização em casa (IaH) é a abordagem mais acessível para a internacionalização do ensino, já que não envolve mobilidade ou investimento consideráveis. Este artigo discute os resultados de duas iniciativas distintas de IaH: uma colaboração de quatro semanas entre estudantes de uma universidade portuguesa e uma universidade mexicana, e um conjunto de atividades realizadas ao longo de um semestre numa turma multicultural de uma universidade portuguesa. A análise mostra que, apesar das claras diferenças das duas iniciativas, elas produziram resultados muito interessantes, com os alunos a reconhecerem o desenvolvimento de competências de comunicação intercultural e outras soft skills, que foram percebidas como agregando valor ao processo de aprendizagem e às suas futuras carreiras profissionais. Palavras-chave: internacionalização do ensino superior; internacionalização dos planos de estudos; colaboração entre turmas; turmas multiculturais. |
id |
RCAP_5df39ac2cb9bdb6ce188e2ac39be4ce4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10281 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
There is no one way to internationalization at home : virtual mobility and student engagement through formal and informal approaches to curriculaEDUCAÇÃOINTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIORENSINO SUPERIORMULTICULTURALISMOEDUCATIONHIGHER EDUCATION INTERNATIONALISATIONHIGHER EDUCATIONMULTICULTURALISMInternacionalização em casa (IaH) é a abordagem mais acessível para a internacionalização do ensino, já que não envolve mobilidade ou investimento consideráveis. Este artigo discute os resultados de duas iniciativas distintas de IaH: uma colaboração de quatro semanas entre estudantes de uma universidade portuguesa e uma universidade mexicana, e um conjunto de atividades realizadas ao longo de um semestre numa turma multicultural de uma universidade portuguesa. A análise mostra que, apesar das claras diferenças das duas iniciativas, elas produziram resultados muito interessantes, com os alunos a reconhecerem o desenvolvimento de competências de comunicação intercultural e outras soft skills, que foram percebidas como agregando valor ao processo de aprendizagem e às suas futuras carreiras profissionais. Palavras-chave: internacionalização do ensino superior; internacionalização dos planos de estudos; colaboração entre turmas; turmas multiculturais.Internationalization at Home (IaH) is the most accessible approach for internationalizing education, as it does not involve mobility or considerable investment. This article discusses results of two distinct IaH initiatives: a 4-week collaboration between students from a Portuguese university and a Mexican university, and a set of activities conducted throughout one semester in a multicultural classroom in one Portuguese university. The analysis shows that, despite the clear differences of the two initiatives, they provided very interesting outcomes, with students recognizing the development of intercultural communication skills and other soft skills, which were perceived as adding value to the learning process and to their future professional careers. Keywords: internationalization of higher education; internationalization of the curricula; classroom collaboration; multicultural classroom.Edições Universitárias Lusófonas2020-07-02T14:30:10Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/10281eng1646-401XBarbosa, BelemSantos, Claudia AmaralPrado-Meza, Claudia M.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-08T01:32:10Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10281Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:46.214769Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
There is no one way to internationalization at home : virtual mobility and student engagement through formal and informal approaches to curricula |
title |
There is no one way to internationalization at home : virtual mobility and student engagement through formal and informal approaches to curricula |
spellingShingle |
There is no one way to internationalization at home : virtual mobility and student engagement through formal and informal approaches to curricula Barbosa, Belem EDUCAÇÃO INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR ENSINO SUPERIOR MULTICULTURALISMO EDUCATION HIGHER EDUCATION INTERNATIONALISATION HIGHER EDUCATION MULTICULTURALISM |
title_short |
There is no one way to internationalization at home : virtual mobility and student engagement through formal and informal approaches to curricula |
title_full |
There is no one way to internationalization at home : virtual mobility and student engagement through formal and informal approaches to curricula |
title_fullStr |
There is no one way to internationalization at home : virtual mobility and student engagement through formal and informal approaches to curricula |
title_full_unstemmed |
There is no one way to internationalization at home : virtual mobility and student engagement through formal and informal approaches to curricula |
title_sort |
There is no one way to internationalization at home : virtual mobility and student engagement through formal and informal approaches to curricula |
author |
Barbosa, Belem |
author_facet |
Barbosa, Belem Santos, Claudia Amaral Prado-Meza, Claudia M. |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Claudia Amaral Prado-Meza, Claudia M. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Belem Santos, Claudia Amaral Prado-Meza, Claudia M. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR ENSINO SUPERIOR MULTICULTURALISMO EDUCATION HIGHER EDUCATION INTERNATIONALISATION HIGHER EDUCATION MULTICULTURALISM |
topic |
EDUCAÇÃO INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR ENSINO SUPERIOR MULTICULTURALISMO EDUCATION HIGHER EDUCATION INTERNATIONALISATION HIGHER EDUCATION MULTICULTURALISM |
description |
Internacionalização em casa (IaH) é a abordagem mais acessível para a internacionalização do ensino, já que não envolve mobilidade ou investimento consideráveis. Este artigo discute os resultados de duas iniciativas distintas de IaH: uma colaboração de quatro semanas entre estudantes de uma universidade portuguesa e uma universidade mexicana, e um conjunto de atividades realizadas ao longo de um semestre numa turma multicultural de uma universidade portuguesa. A análise mostra que, apesar das claras diferenças das duas iniciativas, elas produziram resultados muito interessantes, com os alunos a reconhecerem o desenvolvimento de competências de comunicação intercultural e outras soft skills, que foram percebidas como agregando valor ao processo de aprendizagem e às suas futuras carreiras profissionais. Palavras-chave: internacionalização do ensino superior; internacionalização dos planos de estudos; colaboração entre turmas; turmas multiculturais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-02T14:30:10Z 2020-01-01T00:00:00Z 2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/10281 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/10281 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-401X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131224593137664 |