There is no one way to internationalization at home : virtual mobility and student engagement through formal and informal approaches to curricula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Belem
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos, Claudia Amaral, Prado-Meza, Claudia M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/10281
Resumo: Internacionalização em casa (IaH) é a abordagem mais acessível para a internacionalização do ensino, já que não envolve mobilidade ou investimento consideráveis. Este artigo discute os resultados de duas iniciativas distintas de IaH: uma colaboração de quatro semanas entre estudantes de uma universidade portuguesa e uma universidade mexicana, e um conjunto de atividades realizadas ao longo de um semestre numa turma multicultural de uma universidade portuguesa. A análise mostra que, apesar das claras diferenças das duas iniciativas, elas produziram resultados muito interessantes, com os alunos a reconhecerem o desenvolvimento de competências de comunicação intercultural e outras soft skills, que foram percebidas como agregando valor ao processo de aprendizagem e às suas futuras carreiras profissionais. Palavras-chave: internacionalização do ensino superior; internacionalização dos planos de estudos; colaboração entre turmas; turmas multiculturais.
id RCAP_5df39ac2cb9bdb6ce188e2ac39be4ce4
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10281
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling There is no one way to internationalization at home : virtual mobility and student engagement through formal and informal approaches to curriculaEDUCAÇÃOINTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIORENSINO SUPERIORMULTICULTURALISMOEDUCATIONHIGHER EDUCATION INTERNATIONALISATIONHIGHER EDUCATIONMULTICULTURALISMInternacionalização em casa (IaH) é a abordagem mais acessível para a internacionalização do ensino, já que não envolve mobilidade ou investimento consideráveis. Este artigo discute os resultados de duas iniciativas distintas de IaH: uma colaboração de quatro semanas entre estudantes de uma universidade portuguesa e uma universidade mexicana, e um conjunto de atividades realizadas ao longo de um semestre numa turma multicultural de uma universidade portuguesa. A análise mostra que, apesar das claras diferenças das duas iniciativas, elas produziram resultados muito interessantes, com os alunos a reconhecerem o desenvolvimento de competências de comunicação intercultural e outras soft skills, que foram percebidas como agregando valor ao processo de aprendizagem e às suas futuras carreiras profissionais. Palavras-chave: internacionalização do ensino superior; internacionalização dos planos de estudos; colaboração entre turmas; turmas multiculturais.Internationalization at Home (IaH) is the most accessible approach for internationalizing education, as it does not involve mobility or considerable investment. This article discusses results of two distinct IaH initiatives: a 4-week collaboration between students from a Portuguese university and a Mexican university, and a set of activities conducted throughout one semester in a multicultural classroom in one Portuguese university. The analysis shows that, despite the clear differences of the two initiatives, they provided very interesting outcomes, with students recognizing the development of intercultural communication skills and other soft skills, which were perceived as adding value to the learning process and to their future professional careers. Keywords: internationalization of higher education; internationalization of the curricula; classroom collaboration; multicultural classroom.Edições Universitárias Lusófonas2020-07-02T14:30:10Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/10281eng1646-401XBarbosa, BelemSantos, Claudia AmaralPrado-Meza, Claudia M.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-08T01:32:10Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10281Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:46.214769Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv There is no one way to internationalization at home : virtual mobility and student engagement through formal and informal approaches to curricula
title There is no one way to internationalization at home : virtual mobility and student engagement through formal and informal approaches to curricula
spellingShingle There is no one way to internationalization at home : virtual mobility and student engagement through formal and informal approaches to curricula
Barbosa, Belem
EDUCAÇÃO
INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR
ENSINO SUPERIOR
MULTICULTURALISMO
EDUCATION
HIGHER EDUCATION INTERNATIONALISATION
HIGHER EDUCATION
MULTICULTURALISM
title_short There is no one way to internationalization at home : virtual mobility and student engagement through formal and informal approaches to curricula
title_full There is no one way to internationalization at home : virtual mobility and student engagement through formal and informal approaches to curricula
title_fullStr There is no one way to internationalization at home : virtual mobility and student engagement through formal and informal approaches to curricula
title_full_unstemmed There is no one way to internationalization at home : virtual mobility and student engagement through formal and informal approaches to curricula
title_sort There is no one way to internationalization at home : virtual mobility and student engagement through formal and informal approaches to curricula
author Barbosa, Belem
author_facet Barbosa, Belem
Santos, Claudia Amaral
Prado-Meza, Claudia M.
author_role author
author2 Santos, Claudia Amaral
Prado-Meza, Claudia M.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Belem
Santos, Claudia Amaral
Prado-Meza, Claudia M.
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR
ENSINO SUPERIOR
MULTICULTURALISMO
EDUCATION
HIGHER EDUCATION INTERNATIONALISATION
HIGHER EDUCATION
MULTICULTURALISM
topic EDUCAÇÃO
INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR
ENSINO SUPERIOR
MULTICULTURALISMO
EDUCATION
HIGHER EDUCATION INTERNATIONALISATION
HIGHER EDUCATION
MULTICULTURALISM
description Internacionalização em casa (IaH) é a abordagem mais acessível para a internacionalização do ensino, já que não envolve mobilidade ou investimento consideráveis. Este artigo discute os resultados de duas iniciativas distintas de IaH: uma colaboração de quatro semanas entre estudantes de uma universidade portuguesa e uma universidade mexicana, e um conjunto de atividades realizadas ao longo de um semestre numa turma multicultural de uma universidade portuguesa. A análise mostra que, apesar das claras diferenças das duas iniciativas, elas produziram resultados muito interessantes, com os alunos a reconhecerem o desenvolvimento de competências de comunicação intercultural e outras soft skills, que foram percebidas como agregando valor ao processo de aprendizagem e às suas futuras carreiras profissionais. Palavras-chave: internacionalização do ensino superior; internacionalização dos planos de estudos; colaboração entre turmas; turmas multiculturais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-02T14:30:10Z
2020-01-01T00:00:00Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/10281
url http://hdl.handle.net/10437/10281
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-401X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131224593137664