Dando asas à criatividade com a TI-Nspire
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/1455 |
Resumo: | O aparecimento da tecnologia TI-Nspire veio alargar significativamente o leque de tarefas que podem ser propostas aos alunos e que permitem exemplificar não só a conexão entre as diferentes formas de representação dos conceitos (numérica, geométrica e algébrica), como também a conexão entre a Matemática e a realidade que nos rodeia. Se o uso da calculadora nos primeiros anos do Ensino Básico é controverso e carece de consenso por parte da comunidade educativa, o mesmo não se passa quando centramos a nossa atenção no 3º Ciclo do Ensino Básico e, em particular, no Ensino Secundário. A calculadora gráfica pode, de facto, constituir um poderoso instrumento quer para o professor que ensina Matemática, quer para os alunos, levando-os a aprender e a fazer Matemática. Para além de actividades claramente estruturadas e direccionadas, também é interessante apresentar aos alunos actividades que permitam uma maior liberdade de exploração. Neste seguimento, são exploradas diversas actividades desenvolvidas no âmbito da 1ª Edição do Mestrado em Matemática para Professores, da responsabilidade do Departamento de Matemática da Universidade dos Açores, que decorreu no primeiro semestre de 2011. |
id |
RCAP_01d6a20f6dbcba37ce9b0ce27fc38f14 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uac.pt:10400.3/1455 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Dando asas à criatividade com a TI-NspireMatemáticaModelação MatemáticaO aparecimento da tecnologia TI-Nspire veio alargar significativamente o leque de tarefas que podem ser propostas aos alunos e que permitem exemplificar não só a conexão entre as diferentes formas de representação dos conceitos (numérica, geométrica e algébrica), como também a conexão entre a Matemática e a realidade que nos rodeia. Se o uso da calculadora nos primeiros anos do Ensino Básico é controverso e carece de consenso por parte da comunidade educativa, o mesmo não se passa quando centramos a nossa atenção no 3º Ciclo do Ensino Básico e, em particular, no Ensino Secundário. A calculadora gráfica pode, de facto, constituir um poderoso instrumento quer para o professor que ensina Matemática, quer para os alunos, levando-os a aprender e a fazer Matemática. Para além de actividades claramente estruturadas e direccionadas, também é interessante apresentar aos alunos actividades que permitam uma maior liberdade de exploração. Neste seguimento, são exploradas diversas actividades desenvolvidas no âmbito da 1ª Edição do Mestrado em Matemática para Professores, da responsabilidade do Departamento de Matemática da Universidade dos Açores, que decorreu no primeiro semestre de 2011.Associação de Professores de Matemática (APM)Repositório da Universidade dos AçoresTeixeira, Ricardo Emanuel Cunha2012-08-28T10:23:59Z2012-032012-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/1455porTeixeira, Ricardo C. (2012). «Dando asas à criatividade com a TI-Nspire». "Educação e Matemática", 117, 37-40.info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:29:11Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/1455Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:24:19.142488Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dando asas à criatividade com a TI-Nspire |
title |
Dando asas à criatividade com a TI-Nspire |
spellingShingle |
Dando asas à criatividade com a TI-Nspire Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha Matemática Modelação Matemática |
title_short |
Dando asas à criatividade com a TI-Nspire |
title_full |
Dando asas à criatividade com a TI-Nspire |
title_fullStr |
Dando asas à criatividade com a TI-Nspire |
title_full_unstemmed |
Dando asas à criatividade com a TI-Nspire |
title_sort |
Dando asas à criatividade com a TI-Nspire |
author |
Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha |
author_facet |
Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade dos Açores |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Modelação Matemática |
topic |
Matemática Modelação Matemática |
description |
O aparecimento da tecnologia TI-Nspire veio alargar significativamente o leque de tarefas que podem ser propostas aos alunos e que permitem exemplificar não só a conexão entre as diferentes formas de representação dos conceitos (numérica, geométrica e algébrica), como também a conexão entre a Matemática e a realidade que nos rodeia. Se o uso da calculadora nos primeiros anos do Ensino Básico é controverso e carece de consenso por parte da comunidade educativa, o mesmo não se passa quando centramos a nossa atenção no 3º Ciclo do Ensino Básico e, em particular, no Ensino Secundário. A calculadora gráfica pode, de facto, constituir um poderoso instrumento quer para o professor que ensina Matemática, quer para os alunos, levando-os a aprender e a fazer Matemática. Para além de actividades claramente estruturadas e direccionadas, também é interessante apresentar aos alunos actividades que permitam uma maior liberdade de exploração. Neste seguimento, são exploradas diversas actividades desenvolvidas no âmbito da 1ª Edição do Mestrado em Matemática para Professores, da responsabilidade do Departamento de Matemática da Universidade dos Açores, que decorreu no primeiro semestre de 2011. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-28T10:23:59Z 2012-03 2012-03-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.3/1455 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.3/1455 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Teixeira, Ricardo C. (2012). «Dando asas à criatividade com a TI-Nspire». "Educação e Matemática", 117, 37-40. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação de Professores de Matemática (APM) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação de Professores de Matemática (APM) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130688887193600 |