Dando asas à criatividade com a TI-Nspire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/1455
Resumo: O aparecimento da tecnologia TI-Nspire veio alargar significativamente o leque de tarefas que podem ser propostas aos alunos e que permitem exemplificar não só a conexão entre as diferentes formas de representação dos conceitos (numérica, geométrica e algébrica), como também a conexão entre a Matemática e a realidade que nos rodeia. Se o uso da calculadora nos primeiros anos do Ensino Básico é controverso e carece de consenso por parte da comunidade educativa, o mesmo não se passa quando centramos a nossa atenção no 3º Ciclo do Ensino Básico e, em particular, no Ensino Secundário. A calculadora gráfica pode, de facto, constituir um poderoso instrumento quer para o professor que ensina Matemática, quer para os alunos, levando-os a aprender e a fazer Matemática. Para além de actividades claramente estruturadas e direccionadas, também é interessante apresentar aos alunos actividades que permitam uma maior liberdade de exploração. Neste seguimento, são exploradas diversas actividades desenvolvidas no âmbito da 1ª Edição do Mestrado em Matemática para Professores, da responsabilidade do Departamento de Matemática da Universidade dos Açores, que decorreu no primeiro semestre de 2011.
id RCAP_01d6a20f6dbcba37ce9b0ce27fc38f14
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/1455
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dando asas à criatividade com a TI-NspireMatemáticaModelação MatemáticaO aparecimento da tecnologia TI-Nspire veio alargar significativamente o leque de tarefas que podem ser propostas aos alunos e que permitem exemplificar não só a conexão entre as diferentes formas de representação dos conceitos (numérica, geométrica e algébrica), como também a conexão entre a Matemática e a realidade que nos rodeia. Se o uso da calculadora nos primeiros anos do Ensino Básico é controverso e carece de consenso por parte da comunidade educativa, o mesmo não se passa quando centramos a nossa atenção no 3º Ciclo do Ensino Básico e, em particular, no Ensino Secundário. A calculadora gráfica pode, de facto, constituir um poderoso instrumento quer para o professor que ensina Matemática, quer para os alunos, levando-os a aprender e a fazer Matemática. Para além de actividades claramente estruturadas e direccionadas, também é interessante apresentar aos alunos actividades que permitam uma maior liberdade de exploração. Neste seguimento, são exploradas diversas actividades desenvolvidas no âmbito da 1ª Edição do Mestrado em Matemática para Professores, da responsabilidade do Departamento de Matemática da Universidade dos Açores, que decorreu no primeiro semestre de 2011.Associação de Professores de Matemática (APM)Repositório da Universidade dos AçoresTeixeira, Ricardo Emanuel Cunha2012-08-28T10:23:59Z2012-032012-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/1455porTeixeira, Ricardo C. (2012). «Dando asas à criatividade com a TI-Nspire». "Educação e Matemática", 117, 37-40.info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:29:11Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/1455Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:24:19.142488Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dando asas à criatividade com a TI-Nspire
title Dando asas à criatividade com a TI-Nspire
spellingShingle Dando asas à criatividade com a TI-Nspire
Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha
Matemática
Modelação Matemática
title_short Dando asas à criatividade com a TI-Nspire
title_full Dando asas à criatividade com a TI-Nspire
title_fullStr Dando asas à criatividade com a TI-Nspire
title_full_unstemmed Dando asas à criatividade com a TI-Nspire
title_sort Dando asas à criatividade com a TI-Nspire
author Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha
author_facet Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Modelação Matemática
topic Matemática
Modelação Matemática
description O aparecimento da tecnologia TI-Nspire veio alargar significativamente o leque de tarefas que podem ser propostas aos alunos e que permitem exemplificar não só a conexão entre as diferentes formas de representação dos conceitos (numérica, geométrica e algébrica), como também a conexão entre a Matemática e a realidade que nos rodeia. Se o uso da calculadora nos primeiros anos do Ensino Básico é controverso e carece de consenso por parte da comunidade educativa, o mesmo não se passa quando centramos a nossa atenção no 3º Ciclo do Ensino Básico e, em particular, no Ensino Secundário. A calculadora gráfica pode, de facto, constituir um poderoso instrumento quer para o professor que ensina Matemática, quer para os alunos, levando-os a aprender e a fazer Matemática. Para além de actividades claramente estruturadas e direccionadas, também é interessante apresentar aos alunos actividades que permitam uma maior liberdade de exploração. Neste seguimento, são exploradas diversas actividades desenvolvidas no âmbito da 1ª Edição do Mestrado em Matemática para Professores, da responsabilidade do Departamento de Matemática da Universidade dos Açores, que decorreu no primeiro semestre de 2011.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-28T10:23:59Z
2012-03
2012-03-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/1455
url http://hdl.handle.net/10400.3/1455
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Teixeira, Ricardo C. (2012). «Dando asas à criatividade com a TI-Nspire». "Educação e Matemática", 117, 37-40.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação de Professores de Matemática (APM)
publisher.none.fl_str_mv Associação de Professores de Matemática (APM)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130688887193600