Gestão Estratégica de Crescimento Empresarial - Estudo de Caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Inês Filipa Bernardo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/7347
Resumo: A possibilidade existente da relação entre a gestão e a estratégia de uma empresa deriva da gestão estratégica. Tanto a gestão como a estratégia operam isoladas, mas quando se encontram como um objeto estudo interligam-se formando a gestão estratégica. Com a crescente informação sobre como atuar no mercado de forma a tirar o melhor proveito, várias empresas vêm-se obrigadas a debater a melhor maneira de atuação, garantindo-lhes proveitos. Neste estudo, são apresentados os vários conceitos chave e os passos essenciais a seguir que levam até à criação da estratégia, desde à análise, passando pela formulação e finalizando na implementação desta. De seguida, serão analisadas diversas formas de estratégias que se aliam à gestão e um estudo de caso derivado do grupo SONAE, uma multinacional que nos presenteia com um portefólio diversificado de empresas (SONAE MC, Iberian Sports Retail Group, SONAE Sierra, SONAE FS, SONAE Fashion, NOS, Worten e SONAE IM), através dos relatórios de contas entre os anos 2017 e 2019, disponibilizados no site da empresa. Do estudo de caso, destacam-se as estratégias de internacionalização, diversificação de negócio e o reforço das competências-chave e é mediante estas, que a SONAE consegue obter a sua distinção no mercado através dos resultados financeiros, bem como no posicionamento. Após toda análise realizada nesta dissertação, conclui-se que o objetivo de estudo foi alcançado com sucesso.
id RCAP_01de61d086253290afac414f88d994d2
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/7347
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gestão Estratégica de Crescimento Empresarial - Estudo de CasoGestão estratégicaEstratégiaCrescimentoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoA possibilidade existente da relação entre a gestão e a estratégia de uma empresa deriva da gestão estratégica. Tanto a gestão como a estratégia operam isoladas, mas quando se encontram como um objeto estudo interligam-se formando a gestão estratégica. Com a crescente informação sobre como atuar no mercado de forma a tirar o melhor proveito, várias empresas vêm-se obrigadas a debater a melhor maneira de atuação, garantindo-lhes proveitos. Neste estudo, são apresentados os vários conceitos chave e os passos essenciais a seguir que levam até à criação da estratégia, desde à análise, passando pela formulação e finalizando na implementação desta. De seguida, serão analisadas diversas formas de estratégias que se aliam à gestão e um estudo de caso derivado do grupo SONAE, uma multinacional que nos presenteia com um portefólio diversificado de empresas (SONAE MC, Iberian Sports Retail Group, SONAE Sierra, SONAE FS, SONAE Fashion, NOS, Worten e SONAE IM), através dos relatórios de contas entre os anos 2017 e 2019, disponibilizados no site da empresa. Do estudo de caso, destacam-se as estratégias de internacionalização, diversificação de negócio e o reforço das competências-chave e é mediante estas, que a SONAE consegue obter a sua distinção no mercado através dos resultados financeiros, bem como no posicionamento. Após toda análise realizada nesta dissertação, conclui-se que o objetivo de estudo foi alcançado com sucesso.ABSTRACT: The existing possibility of the relationship between management and a company's strategy derives from strategic management. Management and strategy operate each by themselfs but when they meet as an object of study they are interconnected forming strategic management. The growing information on how to act in the market in order to get the best out of it several companies are forced to debate the best way of acting guaranteeing their benefits. In this study are presented the various key concepts and the essential steps to be followed that will lead the creation of the strategy which goes from analysis through formulation and ending in its implementation. Different forms of strategies that are combined with management will be analyzed and a case study derived from the SONAE group a multinational that presents us with a diversified portfolio of companies (SONAE MC, Iberian Sports Retail Group, SONAE Sierra, SONAE FS, SONAE Fashion, NOS, Worten and SONAE IM) through the accounts reports between the years 2017 and 2019 available on their website. On this case study stand out the internationalization strategies business diversification and the strengthening of key competences and it is through these that SONAE manages to obtain its distinction in the market through financial results and positioning. After all the analysis carried out in this dissertation it´s possible to concluded that the objective of the study was successfully achieved.Martins, Isabel Maria Loureiro Pais EstevesRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuAmaral, Inês Filipa Bernardo2022-09-27T14:40:46Z2022-07-142022-05-272022-07-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/7347TID:203071085porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:29:30Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/7347Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:45:05.485048Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gestão Estratégica de Crescimento Empresarial - Estudo de Caso
title Gestão Estratégica de Crescimento Empresarial - Estudo de Caso
spellingShingle Gestão Estratégica de Crescimento Empresarial - Estudo de Caso
Amaral, Inês Filipa Bernardo
Gestão estratégica
Estratégia
Crescimento
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Gestão Estratégica de Crescimento Empresarial - Estudo de Caso
title_full Gestão Estratégica de Crescimento Empresarial - Estudo de Caso
title_fullStr Gestão Estratégica de Crescimento Empresarial - Estudo de Caso
title_full_unstemmed Gestão Estratégica de Crescimento Empresarial - Estudo de Caso
title_sort Gestão Estratégica de Crescimento Empresarial - Estudo de Caso
author Amaral, Inês Filipa Bernardo
author_facet Amaral, Inês Filipa Bernardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Isabel Maria Loureiro Pais Esteves
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Inês Filipa Bernardo
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão estratégica
Estratégia
Crescimento
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Gestão estratégica
Estratégia
Crescimento
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description A possibilidade existente da relação entre a gestão e a estratégia de uma empresa deriva da gestão estratégica. Tanto a gestão como a estratégia operam isoladas, mas quando se encontram como um objeto estudo interligam-se formando a gestão estratégica. Com a crescente informação sobre como atuar no mercado de forma a tirar o melhor proveito, várias empresas vêm-se obrigadas a debater a melhor maneira de atuação, garantindo-lhes proveitos. Neste estudo, são apresentados os vários conceitos chave e os passos essenciais a seguir que levam até à criação da estratégia, desde à análise, passando pela formulação e finalizando na implementação desta. De seguida, serão analisadas diversas formas de estratégias que se aliam à gestão e um estudo de caso derivado do grupo SONAE, uma multinacional que nos presenteia com um portefólio diversificado de empresas (SONAE MC, Iberian Sports Retail Group, SONAE Sierra, SONAE FS, SONAE Fashion, NOS, Worten e SONAE IM), através dos relatórios de contas entre os anos 2017 e 2019, disponibilizados no site da empresa. Do estudo de caso, destacam-se as estratégias de internacionalização, diversificação de negócio e o reforço das competências-chave e é mediante estas, que a SONAE consegue obter a sua distinção no mercado através dos resultados financeiros, bem como no posicionamento. Após toda análise realizada nesta dissertação, conclui-se que o objetivo de estudo foi alcançado com sucesso.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-27T14:40:46Z
2022-07-14
2022-05-27
2022-07-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/7347
TID:203071085
url http://hdl.handle.net/10400.19/7347
identifier_str_mv TID:203071085
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130922669309952