Reabilitação estrutural de pavimentos rodoviários. Correcção do módulo de deformabilidade das camadas betuminosas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Murtinheira, Filipe Miguel Figueiredo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/1086
Resumo: O objectivo desta dissertação é o estudo do módulo de deformabilidade das camadas betuminosas em pavimentos flexíveis, mais concretamente, no que respeita à influência da temperatura nesta mesma propriedade. Procura-se estudar os diversos métodos de correcção do módulo de deformabilidade existentes para diferentes temperaturas. Para isso, desenvolvem-se e calibram-se novos métodos com o objectivo de permitir uma correcção expedita e simples do módulo de deformabilidade em função da temperatura, tendose desenvolvido novas abordagens ao nível da estrutura do método e ao nível dos pressupostos em que o método se baseia. Todos os métodos desenvolvidos foram implementados num software intuitivo. Inclui-se ainda neste trabalho uma análise crítica às diversas vantagens e desvantagens de cada método de correcção apresentado, tendo em conta não só a precisão, mas também a consistência e simplicidade. Estuda-se ainda a influência da correcção do módulo de deformabilidade no tempo de vida útil de diversos pavimentos em diferentes condições. Isto permite investigar a relevância dos erros inerentes à correcção do módulo para a obtenção de tempos de vida útil mais fiáveis.The objective of this dissertation is the study of the modulus of bituminous layers in flexible pavements, and mainly the influence of temperature in this property. Several existing methods of temperature adjustment of the modulus are studied. To that end, new methods are developed and calibrated with the purpose of providing an easy and quick adjustment of the modulus based on the temperature. Several new approaches were studied regarding the structure of the adjustment methods and the conjectures they are based upon. All developed methods were implemented in an intuitive software. Also included in the present work is a critical analysis of the various advantages and disadvantages of each adjustment method presented, taking into consideration not only their precision, but also their consistency and simplicity. Additionally, the influence of the temperature adjustment of the modulus on the useful lifetime of pavements under different conditions is studied. This allows the investigation of the relevance of errors inherent to the adjustment of the modulus in the calculation of more reliable useful lifetimes.
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