Reflexão sobre o novo regime jurídico da publicidade alimentar dirigida a menores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/132082 |
Resumo: | O novo regime jurídico da publicidade alimentar dirigida a crianças menores de dezasseis anos foi estabelecido pela Lei n.º 30/2019, de 23 de abril, que procede à 14ª alteração legislativa ao Código da Publicidade. O objetivo da presente dissertação é fazer uma análise crítica a este novo regime. Para a realização desta análise, primeiramente apresento todos os antecedentes jurídicos e institucionais relacionados com o propósito da presente alteração legislativa, descrevo o seu processo de elaboração e apresento os objetivos e bases teóricas que estão na génese da mesma. Em seguida, confronto este novo regime com anteriores disposições nesta matéria como o Set of Recommendations on the marketing of foods and non-alcoholic beverages to children da Organização Mundial da Saúde, o EU-Pledge e o Código de AutoRegulação em matéria de Comunicação Comercial de Alimentos e Bebidas dirigida a Crianças. Concluo com apreciações críticas relativas às restrições impostas pela Lei n.º 30/2019 e o seu impacto, essencialmente comparando-a a disposições implementadas por outras políticas já adotadas em diversos países europeus e contrapondo-as com disposições já adotadas pela via autorregulatória nesta matéria. |
id |
RCAP_0205926e1674ed581bfdeb65864f51b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/132082 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Reflexão sobre o novo regime jurídico da publicidade alimentar dirigida a menoresPublicidadeObesidade infantilMarketingAutorregulação e EU-PledgeAdverstingChildhood obesitySelf-regulation and EUPledgeDireitoO novo regime jurídico da publicidade alimentar dirigida a crianças menores de dezasseis anos foi estabelecido pela Lei n.º 30/2019, de 23 de abril, que procede à 14ª alteração legislativa ao Código da Publicidade. O objetivo da presente dissertação é fazer uma análise crítica a este novo regime. Para a realização desta análise, primeiramente apresento todos os antecedentes jurídicos e institucionais relacionados com o propósito da presente alteração legislativa, descrevo o seu processo de elaboração e apresento os objetivos e bases teóricas que estão na génese da mesma. Em seguida, confronto este novo regime com anteriores disposições nesta matéria como o Set of Recommendations on the marketing of foods and non-alcoholic beverages to children da Organização Mundial da Saúde, o EU-Pledge e o Código de AutoRegulação em matéria de Comunicação Comercial de Alimentos e Bebidas dirigida a Crianças. Concluo com apreciações críticas relativas às restrições impostas pela Lei n.º 30/2019 e o seu impacto, essencialmente comparando-a a disposições implementadas por outras políticas já adotadas em diversos países europeus e contrapondo-as com disposições já adotadas pela via autorregulatória nesta matéria.The new legal regime for food advertising aimed at children under sixteen years of age was established by Law No. 30/2019, of April 23, which makes the 14th legislative amendment to the Advertising Code. The purpose of this dissertation is to make a critical analysis of this new regime. To carry out this analysis, first I present all the legal and institutional antecedents related to the purpose of this legislative amendment, I describe its elaboration process and I present the objective ant theoretical bases that are at the origin of it. I then confront this new regime with previous provisions in this area such as World Health Organization’s Set of Recommendations on the marketing of foods and non-alcoholic beverages to children, the EU-Pledge and Self-Regulation Code on Commercial Communication of Food and Beverages address to children. I conclude with critical appraisals regarding the restrictions imposed by Law No. 30/2019 and their impact, essentially comparing them to provisions implemented by other policies already adopted in several European countries and contrasting them with provisions already adopted by the self-regulation in this matter.Vargas, Maria de LurdesRUNSousa, Maria Carolina2022-02-02T16:48:18Z2021-01-082020-09-092021-01-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/132082TID:202678555porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:10:46Zoai:run.unl.pt:10362/132082Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:47:20.927312Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexão sobre o novo regime jurídico da publicidade alimentar dirigida a menores |
title |
Reflexão sobre o novo regime jurídico da publicidade alimentar dirigida a menores |
spellingShingle |
Reflexão sobre o novo regime jurídico da publicidade alimentar dirigida a menores Sousa, Maria Carolina Publicidade Obesidade infantil Marketing Autorregulação e EU-Pledge Adversting Childhood obesity Self-regulation and EUPledge Direito |
title_short |
Reflexão sobre o novo regime jurídico da publicidade alimentar dirigida a menores |
title_full |
Reflexão sobre o novo regime jurídico da publicidade alimentar dirigida a menores |
title_fullStr |
Reflexão sobre o novo regime jurídico da publicidade alimentar dirigida a menores |
title_full_unstemmed |
Reflexão sobre o novo regime jurídico da publicidade alimentar dirigida a menores |
title_sort |
Reflexão sobre o novo regime jurídico da publicidade alimentar dirigida a menores |
author |
Sousa, Maria Carolina |
author_facet |
Sousa, Maria Carolina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vargas, Maria de Lurdes RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Maria Carolina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Obesidade infantil Marketing Autorregulação e EU-Pledge Adversting Childhood obesity Self-regulation and EUPledge Direito |
topic |
Publicidade Obesidade infantil Marketing Autorregulação e EU-Pledge Adversting Childhood obesity Self-regulation and EUPledge Direito |
description |
O novo regime jurídico da publicidade alimentar dirigida a crianças menores de dezasseis anos foi estabelecido pela Lei n.º 30/2019, de 23 de abril, que procede à 14ª alteração legislativa ao Código da Publicidade. O objetivo da presente dissertação é fazer uma análise crítica a este novo regime. Para a realização desta análise, primeiramente apresento todos os antecedentes jurídicos e institucionais relacionados com o propósito da presente alteração legislativa, descrevo o seu processo de elaboração e apresento os objetivos e bases teóricas que estão na génese da mesma. Em seguida, confronto este novo regime com anteriores disposições nesta matéria como o Set of Recommendations on the marketing of foods and non-alcoholic beverages to children da Organização Mundial da Saúde, o EU-Pledge e o Código de AutoRegulação em matéria de Comunicação Comercial de Alimentos e Bebidas dirigida a Crianças. Concluo com apreciações críticas relativas às restrições impostas pela Lei n.º 30/2019 e o seu impacto, essencialmente comparando-a a disposições implementadas por outras políticas já adotadas em diversos países europeus e contrapondo-as com disposições já adotadas pela via autorregulatória nesta matéria. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-09 2021-01-08 2021-01-08T00:00:00Z 2022-02-02T16:48:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/132082 TID:202678555 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/132082 |
identifier_str_mv |
TID:202678555 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138076592701440 |