Reflexão sobre o novo regime jurídico da publicidade alimentar dirigida a menores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Maria Carolina
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/132082
Resumo: O novo regime jurídico da publicidade alimentar dirigida a crianças menores de dezasseis anos foi estabelecido pela Lei n.º 30/2019, de 23 de abril, que procede à 14ª alteração legislativa ao Código da Publicidade. O objetivo da presente dissertação é fazer uma análise crítica a este novo regime. Para a realização desta análise, primeiramente apresento todos os antecedentes jurídicos e institucionais relacionados com o propósito da presente alteração legislativa, descrevo o seu processo de elaboração e apresento os objetivos e bases teóricas que estão na génese da mesma. Em seguida, confronto este novo regime com anteriores disposições nesta matéria como o Set of Recommendations on the marketing of foods and non-alcoholic beverages to children da Organização Mundial da Saúde, o EU-Pledge e o Código de AutoRegulação em matéria de Comunicação Comercial de Alimentos e Bebidas dirigida a Crianças. Concluo com apreciações críticas relativas às restrições impostas pela Lei n.º 30/2019 e o seu impacto, essencialmente comparando-a a disposições implementadas por outras políticas já adotadas em diversos países europeus e contrapondo-as com disposições já adotadas pela via autorregulatória nesta matéria.
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