Comparação entre diferentes sistemas de avaliação de desempenho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, José Luís Mendes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/5434
Resumo: Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico do Porto para obtenção do Grau de Mestre em Gestão das Organizações, Ramo de Gestão de Empresas Orientada por: Profª Doutora Maria Alexandra Pacheco Ribeiro da Costa
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spelling Comparação entre diferentes sistemas de avaliação de desempenhoAvaliação de desempenhoSIADAPSAMMEEjército portuguésEvaluación del desempeñoDissertação apresentada ao Instituto Politécnico do Porto para obtenção do Grau de Mestre em Gestão das Organizações, Ramo de Gestão de Empresas Orientada por: Profª Doutora Maria Alexandra Pacheco Ribeiro da CostaA avaliação do desempenho consiste num instrumento estratégico de extrema importância para a gestão de recursos humanos numa organização, tal como no Exército. Permite criar indicadores ao nível do desempenho dos avaliados ao mesmo tempo que contribui para o diagnóstico e sua melhoria contínua. Ao nível dos órgãos decisores proporciona uma análise das capacidades dos recursos humanos e a sua correta gestão. Foi neste contexto que este trabalho de investigação foi desenvolvido, tendo sido traçado como objeti-vo, estudar a perceção dos militares avaliadores do Exército Português (EP) quanto aos sistemas de avaliação de desempenho (SAD) em vigor no Exército (SAMME1 e SIADAP2). Usou-se uma metodologia quantitativa e qualitativa e para o efeito foi desenvolvido um questionário, que foi passado aos Coronéis, Tenentes-coronéis, Majores e Capitães, todos eles avaliadores. Esta escolha fundamenta-se pela posição que os mesmos ocupam na cadeia hierárquica, pela experiência e o nível de conhecimentos que possuem sobre os sistemas de avaliação, podendo contribuir com as suas opiniões e sugestões, para a melhoria dos sistemas de avaliação atualmente em vigor no EP. Participaram no presente estudo 259 Oficiais avaliadores que responderam a um questionário online lançado na internet. Os principais resultados obtidos permitem concluir que o SAMME assume maior relevância e menor subjetividade que o SIADAP. Foi ainda observada a necessidade de implementar algumas medidas corretivas nos dois sistemas de avaliação em estudo, tais como: implementar no SAMME a autoavaliação e criar objetivos; no SIADAP, acabar com as quotas de 5% para a atribuição da classificação de desempenho excelente aos avaliados; Observou-se ainda que o avaliador tem uma importância central no SAD, pela forma como este pode ou não influenciar a avaliação de desempenho.La evaluación del desempeño es una herramienta estratégica muy importante para la gestión de los Recursos Humanos en una organización como el Ejército. Permite crear indicadores del nivel de ren-dimiento de los evaluados al mismo tiempo que contribuye al diagnóstico y a su continua mejora. A nivel de los tomadores de decisiones proporciona un análisis de la capacidad de los recursos huma-nos y su gestión adecuada. Ha sido en este contexto que este trabajo de investigación se ha desarrollado habiéndose trazado como objetivo estudiar la percepción de los militares evaluadores del Ejército Portugués (EP) en cuan-to a los sistemas de evaluación de desempeño (SAD) en vigor en el Ejército (SAMME3 e SIADAP4). Se ha utilizado una metodología cuantitativa y cualitativa y para este fin se ha elaborado un cuestiona-rio que ha sido enviado a los coroneles, tenientes-coroneles, mayores y capitanes, evaluadores todos ellos. Esta elección se basa en la posición que éstos ocupan en la cadena jerárquica, la experiencia y el nivel de conocimiento que tienen sobre los sistemas de evaluación pudiendo aportar opiniones y sugerencias para la mejora de los sistemas de evaluación actualmente en vigor en el EP. Han participado en el presente estudio 259 oficiales evaluadores que han respondido a un cuestiona-rio en linea publicado en Internet. Los principales resultados indican que SAMME es más relevante y menos subjetivo que SIADAP. También se ha observado la necesidad de implementar algunas medi-das correctivas en los dos sistemas de evaluación en estudio tales como: la implementación de la autoevaluación y la creación de objetivos en el SAMME; en el SIADAP, acabar con las cuotas del 5% para la asignación de la calificación de excelencia a los evaluados; Además se ha observado que el evaluador tiene un papel central en el SAD, por la forma en que éste puede o no influir en la evalua-ción del rendimento.Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do PortoCosta, Maria Alexandra Pacheco Ribeiro daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoTorres, José Luís Mendes2015-01-19T09:32:11Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/10400.22/5434TID:201689669porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:45:31Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/5434Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:26:06.205179Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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