Objectivo: desempenho - caracterização dos objectivos do SIADAP na DGAJ no ano 2007

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frazão, Ricardo José da Silva
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15236
Resumo: O processo de avaliação de desempenho é um dos mais importantes momentos do ciclo de vida de uma organização. É um processo de identificação, observação, mensuração e desenvolvimento dos recursos humanos das organizações (Dessler, Griffiths & Lloyd-Walker, 2004). A definição de objectivos é um dos processos centrais da avaliação de desempenho. O objectivo deste trabalho centrou-se na identificação e caracterização dos objectivos de desempenho para o ano de 2007 numa direcção-geral da administração pública. Dividimos os objectivos em categorias como desempenho / aprendizagem; melhoria / inovação ou individuais / departamentais / organizacionais. Os dados foram analisados com o software de análise qualitativa, o NVivo 7. Os resultados mostram que predominam objectivos de desempenho em detrimento dos objectivos de aprendizagem; que dominam as melhorias incrementais sobre as radicais; que as tarefas individuais se sobrepõem às grupais ou departamentais. Serão apresentados ainda resultados quanto a outras características dos objectivos e interpretados à luz das propostas teóricas existentes na literatura. Implicações para a prática serão igualmente discutidas; ABSTRACT: The whole performance appraisal process is one of the most important moments in the organizational lifecycle. It’s a process of identification, observation, measurement and development of the organization’s human resources (Dessler, Griffiths, & Lloyd-Walker, 2004). The goal setting in one of the core processes in performance appraisal. The objective of this study was to identify and describe the performance evaluation of the workers of a general-direction of the public administration. We divided the goals in different categories, like performance / learning; improvement / innovation or individual / group / organizational. The data were analyzed with the NVivo 7 software for qualitative studies. Results show that the performance goals are more significant than learning goals; the incremental changes are more frequent than the radical changes; the individual tasks overcome both grupal and departamental tasks. Other results, reporting to different objectives categories will be presented and interpreted in light of the existing theorical proposals. Practical implications will also be discussed.
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