O estatuto da imagem na publicidade e o seu valor estratégico: reposicionamento da marca Fundão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/1269 |
Resumo: | Vivemos, actualmente, numa sociedade que se caracteriza por uma emergente tecnologia das comunicações e dos media de massas, onde se destaca, na publicidade, a importância crescente e visível da imagem, sendo incontornável a sua presença em todos os contextos do quotidiano social. Estas imagens publicitárias têm o propósito de causar uma sensação e um impacto, de modo a ficar na mente do consumidor, atribuindo, assim, uma identidade a um produto. O uso da imagem tem-se revelado, então, um instrumento valioso de trabalho e um aparelho argumentativo cheio de artifícios, para os quais tem contribuído uma Retórica da Imagem. Neste Relatório de Estágio, e tendo em conta o pressuposto da afirmação da “sociedade da imagem”, importa compreender a forma como a imagem comunica e transmite as suas mensagens, bem como a importância do uso da imagem na publicidade e a sua contribuição para a construção de uma argumentação persuasiva no anúncio, bem como na construção de identidade de uma marca. Propõe-se, então, desenvolver uma definição da própria imagem, tendo em vista apreender a significação e a produção de sentidos através da mesma, examinar um conjunto de imagens publicitárias, trabalhadas como instrumento de comunicação mais relevante para a publicidade, de acordo com as categorias propostas pelos principias autores que irão ser apresentados, e também procurar avaliar a influência da imagem para a constituição de uma marca forte e apelativa no mercado actual, que se tem pautado por uma crescente exigência visual. Propõe-se ainda descrever o Estágio Curricular do Mestrado em Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas, da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior, realizado na empresa We are one, assim como a estratégia criada para comunicar, através de imagens, a marca “Fundão”. |
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O estatuto da imagem na publicidade e o seu valor estratégico: reposicionamento da marca FundãoPublicidade - Aspectos técnicosPublicidade - ImagemImagem publicitária - PersuasãoComunicação - MarcaVivemos, actualmente, numa sociedade que se caracteriza por uma emergente tecnologia das comunicações e dos media de massas, onde se destaca, na publicidade, a importância crescente e visível da imagem, sendo incontornável a sua presença em todos os contextos do quotidiano social. Estas imagens publicitárias têm o propósito de causar uma sensação e um impacto, de modo a ficar na mente do consumidor, atribuindo, assim, uma identidade a um produto. O uso da imagem tem-se revelado, então, um instrumento valioso de trabalho e um aparelho argumentativo cheio de artifícios, para os quais tem contribuído uma Retórica da Imagem. Neste Relatório de Estágio, e tendo em conta o pressuposto da afirmação da “sociedade da imagem”, importa compreender a forma como a imagem comunica e transmite as suas mensagens, bem como a importância do uso da imagem na publicidade e a sua contribuição para a construção de uma argumentação persuasiva no anúncio, bem como na construção de identidade de uma marca. Propõe-se, então, desenvolver uma definição da própria imagem, tendo em vista apreender a significação e a produção de sentidos através da mesma, examinar um conjunto de imagens publicitárias, trabalhadas como instrumento de comunicação mais relevante para a publicidade, de acordo com as categorias propostas pelos principias autores que irão ser apresentados, e também procurar avaliar a influência da imagem para a constituição de uma marca forte e apelativa no mercado actual, que se tem pautado por uma crescente exigência visual. Propõe-se ainda descrever o Estágio Curricular do Mestrado em Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas, da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior, realizado na empresa We are one, assim como a estratégia criada para comunicar, através de imagens, a marca “Fundão”.Today, we live in a society that is characterized by an emergent technology of the communications and the mass media, where it detaches, on advertising, the increasing and the visible importance of the image, being also important its presence in all the contexts of the social life. The purpose of images is to cause a sensation and an impact, in order to get into the consumer’s mind, given so an identity to the product. The use of the image has shown then a valuable instrument of work and a full argue device of artifices, for which an Image Rhetoric has contributed. In this Report, we need to have in mind that we live in a “image society”, and it matters to understand the way as the image communicates and transmits its messages, as well as the importance of the image in advertising and its contribution for the construction of a persuasive argument in announcement, as well as in the construction of identity of a trademark. We propose, then, to develop a definition of the proper image, in order to understand the name and the production felt through the same one, to examine a set of advertising images, worked as an instrument of more excellent communication for the advertising, in accordance with the categories proposed by authors that will be presented, and also to look to evaluate the influence of the image in the constitution of a strong and appellative trademark in the current market that is known for an increasing visual requirement We also propose to describe the training curriculum for the MSc in Strategic Communication: Advertising and Public Relations, of the Faculdade de Artes e Letras, Universidade da Beira Interior, held in the We are one company, as well the created strategy to communicate, through images, the trademark “Fundão.Universidade da Beira InteriorCamilo, Eduardo José MarcosuBibliorumCarapito, Sofia Isabel Alexandre2013-07-25T08:49:38Z2010-062010-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1269porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:36:49Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1269Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:08.875777Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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