Variáveis macroeconómicas que influenciam o preço de venda de viaturas usadas em contexto de retoma

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Eduardo Jorge Barbosa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/16395
Resumo: Esta investigação centra-se na forma como a retoma económica, ainda que ténue, pode impactar o preço de venda de automóveis usados. Este período de recuperação foi precedido por uma grave recessão económica, que obrigou a uma mudança nos padrões de comportamento dos consumidores face ao consumo, que se tornou cada vez mais racional, afetando a indústria automóvel. A presente investigação visa, então, perceber quais são as principais variáveis que influenciam o preço médio de venda de automóveis usados, e de que forma é que o fazem. Para o efeito, o autor recorreu a um modelo de regressão Linear, utilizando o método dos mínimos quadrados ordinários. Numa primeira fase, foram incluídas todas as variáveis macroeconómicas e características próprias da viatura que se consideraram ser mais relevantes para o estudo. Posteriormente, o autor trabalhou uma out-of-sample que continha os dados relativos a 2016, por forma a aferir a fiabilidade do seu modelo. Tendo em consideração a pouca informação relativa ao mercado secundário de automóveis em Portugal, o autor contou com a colaboração da LeasePlan Portugal, que forneceu os dados referentes à venda de viaturas usadas no período 2008-2016. Os resultados permitiram apurar que o modelo possui uma boa capacidade de previsão, embora apresente algum desvio de erro médio no preço, motivado pela elevada quantidade de variáveis independentes. A relevância deste modelo, que foi desenvolvido para responder eficazmente ao atual cenário macroeconómico, explica-se por este poder ser considerado uma ferramenta indispensável para as empresas gerirem e avaliarem o valor real dos seus ativos.
id RCAP_021752f9aad36c1b60477c064818f7f0
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/16395
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Variáveis macroeconómicas que influenciam o preço de venda de viaturas usadas em contexto de retomaGestãoIndicadores macroeconómicosVendaAutomóvelPreço de venda de automóveis usadosMercado automóvelRetoma macroeconómicaSelling price of used carsMacroeconomic indicatorsAutomobile marketsMacroeconomic recovery.Esta investigação centra-se na forma como a retoma económica, ainda que ténue, pode impactar o preço de venda de automóveis usados. Este período de recuperação foi precedido por uma grave recessão económica, que obrigou a uma mudança nos padrões de comportamento dos consumidores face ao consumo, que se tornou cada vez mais racional, afetando a indústria automóvel. A presente investigação visa, então, perceber quais são as principais variáveis que influenciam o preço médio de venda de automóveis usados, e de que forma é que o fazem. Para o efeito, o autor recorreu a um modelo de regressão Linear, utilizando o método dos mínimos quadrados ordinários. Numa primeira fase, foram incluídas todas as variáveis macroeconómicas e características próprias da viatura que se consideraram ser mais relevantes para o estudo. Posteriormente, o autor trabalhou uma out-of-sample que continha os dados relativos a 2016, por forma a aferir a fiabilidade do seu modelo. Tendo em consideração a pouca informação relativa ao mercado secundário de automóveis em Portugal, o autor contou com a colaboração da LeasePlan Portugal, que forneceu os dados referentes à venda de viaturas usadas no período 2008-2016. Os resultados permitiram apurar que o modelo possui uma boa capacidade de previsão, embora apresente algum desvio de erro médio no preço, motivado pela elevada quantidade de variáveis independentes. A relevância deste modelo, que foi desenvolvido para responder eficazmente ao atual cenário macroeconómico, explica-se por este poder ser considerado uma ferramenta indispensável para as empresas gerirem e avaliarem o valor real dos seus ativos.This research focuses on how the economic recovery, however tenuous, can impact the sale price of used cars. This period of recovery was preceded by a severe economic recession, which forced the consumers to change their consumption behavior patterns that became increasingly rational, affecting the car industry. The aim of the present investigation is to understand which are the main variables that influence the average selling price of used cars, and in what way they do it. For this purpose, the author applied a linear regression model, using the ordinary least squares method. Firstly, all the macroeconomic variables and vehicle characteristics that were considered to be relevant to the study were included. Secondly, the author worked on an out-of-sample that contained data from 2016, in order to assess the reliability of the model. Taking into account the lack of information regarding the secondary car market in Portugal, the author was fortuned to be able to count with the assistance of LeasePlan Portugal, which has provided data on the sale of used cars for the period 2008-2016. The results allowed to verify that the model has a good predictive capacity, even though it presents some deviation errors on the on the average selling price of used cars. This can be partially explained by the presence of many independent variables. The relevance of this model, which was developed to respond effectively to the current macroeconomic scenario, is explained by the possibility to the used as a tool for companies to manage and evaluate the real value of their assets.2018-07-16T12:19:35Z2021-07-16T00:00:00Z2017-12-15T00:00:00Z2017-12-152017-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/16395TID:201811405porFonseca, Eduardo Jorge Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:39:36Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/16395Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:18:12.133754Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Variáveis macroeconómicas que influenciam o preço de venda de viaturas usadas em contexto de retoma
title Variáveis macroeconómicas que influenciam o preço de venda de viaturas usadas em contexto de retoma
spellingShingle Variáveis macroeconómicas que influenciam o preço de venda de viaturas usadas em contexto de retoma
Fonseca, Eduardo Jorge Barbosa
Gestão
Indicadores macroeconómicos
Venda
Automóvel
Preço de venda de automóveis usados
Mercado automóvel
Retoma macroeconómica
Selling price of used cars
Macroeconomic indicators
Automobile markets
Macroeconomic recovery.
title_short Variáveis macroeconómicas que influenciam o preço de venda de viaturas usadas em contexto de retoma
title_full Variáveis macroeconómicas que influenciam o preço de venda de viaturas usadas em contexto de retoma
title_fullStr Variáveis macroeconómicas que influenciam o preço de venda de viaturas usadas em contexto de retoma
title_full_unstemmed Variáveis macroeconómicas que influenciam o preço de venda de viaturas usadas em contexto de retoma
title_sort Variáveis macroeconómicas que influenciam o preço de venda de viaturas usadas em contexto de retoma
author Fonseca, Eduardo Jorge Barbosa
author_facet Fonseca, Eduardo Jorge Barbosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Eduardo Jorge Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão
Indicadores macroeconómicos
Venda
Automóvel
Preço de venda de automóveis usados
Mercado automóvel
Retoma macroeconómica
Selling price of used cars
Macroeconomic indicators
Automobile markets
Macroeconomic recovery.
topic Gestão
Indicadores macroeconómicos
Venda
Automóvel
Preço de venda de automóveis usados
Mercado automóvel
Retoma macroeconómica
Selling price of used cars
Macroeconomic indicators
Automobile markets
Macroeconomic recovery.
description Esta investigação centra-se na forma como a retoma económica, ainda que ténue, pode impactar o preço de venda de automóveis usados. Este período de recuperação foi precedido por uma grave recessão económica, que obrigou a uma mudança nos padrões de comportamento dos consumidores face ao consumo, que se tornou cada vez mais racional, afetando a indústria automóvel. A presente investigação visa, então, perceber quais são as principais variáveis que influenciam o preço médio de venda de automóveis usados, e de que forma é que o fazem. Para o efeito, o autor recorreu a um modelo de regressão Linear, utilizando o método dos mínimos quadrados ordinários. Numa primeira fase, foram incluídas todas as variáveis macroeconómicas e características próprias da viatura que se consideraram ser mais relevantes para o estudo. Posteriormente, o autor trabalhou uma out-of-sample que continha os dados relativos a 2016, por forma a aferir a fiabilidade do seu modelo. Tendo em consideração a pouca informação relativa ao mercado secundário de automóveis em Portugal, o autor contou com a colaboração da LeasePlan Portugal, que forneceu os dados referentes à venda de viaturas usadas no período 2008-2016. Os resultados permitiram apurar que o modelo possui uma boa capacidade de previsão, embora apresente algum desvio de erro médio no preço, motivado pela elevada quantidade de variáveis independentes. A relevância deste modelo, que foi desenvolvido para responder eficazmente ao atual cenário macroeconómico, explica-se por este poder ser considerado uma ferramenta indispensável para as empresas gerirem e avaliarem o valor real dos seus ativos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-15T00:00:00Z
2017-12-15
2017-10
2018-07-16T12:19:35Z
2021-07-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/16395
TID:201811405
url http://hdl.handle.net/10071/16395
identifier_str_mv TID:201811405
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134741398552576