O design como veículo para o desenvolvimento de um produto de calçado com a cultura do norte : criação de um produto caracterizado pelas transferências de valores entre o artesanato e a indústria
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1498 |
Resumo: | Esta investigação pretende salientar a importância de reconhecer as práticas e os valores existentes na cultura de produção de calçado Português, para a criação de um produto que materialize a sua forma, materiais e técnicas cruzando a experiencia da produção industrial com a artesanal. Pretende-se concretizar uma aliança entre uma cultura produtiva artesanal da chanca de Ponte de Lima e a produção industrial do sector do calçado que caracteriza o norte do país actualizando as linhas, matérias e formas de produzir, relacionado lugares e artefactos, e mostrando a relevância do desenvolvimento de produtos agregados a valores sem descaracteriza-los. Utilizando uma reflexão projectual, quer-se criar por meio do design, valores e objectivos de um lado pelo lugar do outro relacionado pela produção industrial, aproveitando o know-how existente na produção de calçado em Portugal, pois a indústria de calçado é um excelente exemplo de modernização da economia portuguesa (APICCAPS, 2010). Esta metamorfose, inserida no modelo proposto, permite a sua sobrevivência numa indústria, que tem como objectivos primordiais, hoje em dia, a produção em massa e a “procriação” de produtos idênticos aos já existentes no mercado. Assim, esta ligação entre Design, Industria e Artesanato valida o percurso proposto, contíguo e fundamental na criação de produtos diferenciadores |
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O design como veículo para o desenvolvimento de um produto de calçado com a cultura do norte : criação de um produto caracterizado pelas transferências de valores entre o artesanato e a indústriaIndústria vs artesanatoValoresIdentidadePersonalizaçãoIndustry vs handmadeValuesIdentityPersonalizationEsta investigação pretende salientar a importância de reconhecer as práticas e os valores existentes na cultura de produção de calçado Português, para a criação de um produto que materialize a sua forma, materiais e técnicas cruzando a experiencia da produção industrial com a artesanal. Pretende-se concretizar uma aliança entre uma cultura produtiva artesanal da chanca de Ponte de Lima e a produção industrial do sector do calçado que caracteriza o norte do país actualizando as linhas, matérias e formas de produzir, relacionado lugares e artefactos, e mostrando a relevância do desenvolvimento de produtos agregados a valores sem descaracteriza-los. Utilizando uma reflexão projectual, quer-se criar por meio do design, valores e objectivos de um lado pelo lugar do outro relacionado pela produção industrial, aproveitando o know-how existente na produção de calçado em Portugal, pois a indústria de calçado é um excelente exemplo de modernização da economia portuguesa (APICCAPS, 2010). Esta metamorfose, inserida no modelo proposto, permite a sua sobrevivência numa indústria, que tem como objectivos primordiais, hoje em dia, a produção em massa e a “procriação” de produtos idênticos aos já existentes no mercado. Assim, esta ligação entre Design, Industria e Artesanato valida o percurso proposto, contíguo e fundamental na criação de produtos diferenciadoresThis research aims to highlight the importance of recognizing existing practices and the cultural values of Portuguese footwear production, for the creation of a product embodying its form, materials and technical experience across the industrial production with artisanal values. Thus, we intend to demonstrate new forms of relationships between places and artifacts showing the relevance of the development of related product values, without mischaracterize them, so that they can live side by side with industry. Using a project- reflection we intend to create through design, values and objectives related to, on one side with place and on the other side with industrial production, leveraging existing know-how in shoe production in Portugal, because footwear industry is an excellent example of modernization of the Portuguese economy giving us the ability to open new product scenarios (APICCAPS, 2010). This metamorphosis, inserted in the proposed model, allows its survival in an industry that has, as main objectives, today,the mass production and the "breeding" of identical products already on the market. Thus, this link between Design, Industry and Crafts validates the route proposed, continuous and instrumental in the creation of differentiated products.2016-03-09T13:05:35Z2015-03-06T00:00:00Z2015-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1498TID:201125412porRibeiro, Pedro Joaquim Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:38:55Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1498Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:54.876932Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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