Percepção de privacidade no ambiente online.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Jocelly Raissa de Araújo.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5271
Resumo: Os novos hábitos de consumo e relacionamento decorrentes das novas tecnologias estão criando possibilidades antes inimagináveis de coleta, armazenamento e análise de dados. Esta condição torna a definição de produtos e serviços personalizados mais fácil, mas também pode aumentar a preocupação dos usuários com questões relacionadas à posse de seus dados por terceiros. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar a percepção de privacidade dos consumidores online dos cursos de Administração e Ciências da Computação da UFCG, buscando compreender se são favoráveis ou contrários à coleta de dados em troca de serviços personalizados. O método utilizado foi exploratório-descritivo. A pesquisa foi conduzida com uma amostragem não-probabilística, obtendo 215 respondentes. Para a coleta foi utilizado questionário impresso e eletrônico. Entre os principais resultados, existem evidências de que há disposição para o fornecimento de informações, desde que não estejam relacionadas a documentos oficiais e que sua utilização seja direcionada para o oferecimento de valor ao usuário. A conclusão geral é que existem evidências de que os usuários pesquisados estão dispostos a fornecer dados pessoais, desde que haja a percepção de valor oferecido em troca.
id UFCG_ba1bf0351e9c89339519d1e5aaecb0cd
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5271
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Percepção de privacidade no ambiente online.Perception of privacy in the online environment.PrivacidadepersonalizaçãoE-CommercePrivacypersonalizationAdministraçãoOs novos hábitos de consumo e relacionamento decorrentes das novas tecnologias estão criando possibilidades antes inimagináveis de coleta, armazenamento e análise de dados. Esta condição torna a definição de produtos e serviços personalizados mais fácil, mas também pode aumentar a preocupação dos usuários com questões relacionadas à posse de seus dados por terceiros. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar a percepção de privacidade dos consumidores online dos cursos de Administração e Ciências da Computação da UFCG, buscando compreender se são favoráveis ou contrários à coleta de dados em troca de serviços personalizados. O método utilizado foi exploratório-descritivo. A pesquisa foi conduzida com uma amostragem não-probabilística, obtendo 215 respondentes. Para a coleta foi utilizado questionário impresso e eletrônico. Entre os principais resultados, existem evidências de que há disposição para o fornecimento de informações, desde que não estejam relacionadas a documentos oficiais e que sua utilização seja direcionada para o oferecimento de valor ao usuário. A conclusão geral é que existem evidências de que os usuários pesquisados estão dispostos a fornecer dados pessoais, desde que haja a percepção de valor oferecido em troca.The new consumption habits and relationships arising from new technologies are creating previously unimagined possibilities of collection, data storage and analysis. This condition makes the definition of customized products and services easier, but can also increase the concern of users with issues related to ownership of their data by third parties. The aim of this study is to analyze the perception of privacy of online consumers of Business and Computer Science courses at UFCG, trying to understand whether they favor or oppose the collection of data in exchange for personalized services. The method used was exploratory and descriptive. The research was conducted with a non-probability sampling, obtaining 215 respondents. For the collection was used printed and electronic questionnaire. Between the main results, there is evidence that there is provision for the supply of information, provided they are not related to official documents and its use is directed to the user value offer. The general conclusion is that there is evidence that the users surveyed are willing to provide personal data, since that there is the perception of value offered in return.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGCAVALCANTI, Elmano Pontes.CAVALCANTI, E. P.http://lattes.cnpq.br/3217476088555920ALVES, Marielza Barbosa.ALVES, M. B.http://lattes.cnpq.br/9911148381017689ABRANTES, Luciene Alencar Firmo.FIRMO, L. A.http://lattes.cnpq.br/8402966533535337SILVA, Jocelly Raissa de Araújo.2016-052019-08-01T14:58:38Z2016-052019-08-01T14:58:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5271SILVA, Jocelly Raissa de Araújo. Percepção de privacidade no ambiente online. 2016, 81 f. (Trabalho de Conclusão de Curso- Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5271porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-25T11:30:25Zoai:localhost:riufcg/5271Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-25T11:30:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção de privacidade no ambiente online.
Perception of privacy in the online environment.
title Percepção de privacidade no ambiente online.
spellingShingle Percepção de privacidade no ambiente online.
SILVA, Jocelly Raissa de Araújo.
Privacidade
personalização
E-Commerce
Privacy
personalization
Administração
title_short Percepção de privacidade no ambiente online.
title_full Percepção de privacidade no ambiente online.
title_fullStr Percepção de privacidade no ambiente online.
title_full_unstemmed Percepção de privacidade no ambiente online.
title_sort Percepção de privacidade no ambiente online.
author SILVA, Jocelly Raissa de Araújo.
author_facet SILVA, Jocelly Raissa de Araújo.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAVALCANTI, Elmano Pontes.
CAVALCANTI, E. P.
http://lattes.cnpq.br/3217476088555920
ALVES, Marielza Barbosa.
ALVES, M. B.
http://lattes.cnpq.br/9911148381017689
ABRANTES, Luciene Alencar Firmo.
FIRMO, L. A.
http://lattes.cnpq.br/8402966533535337
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Jocelly Raissa de Araújo.
dc.subject.por.fl_str_mv Privacidade
personalização
E-Commerce
Privacy
personalization
Administração
topic Privacidade
personalização
E-Commerce
Privacy
personalization
Administração
description Os novos hábitos de consumo e relacionamento decorrentes das novas tecnologias estão criando possibilidades antes inimagináveis de coleta, armazenamento e análise de dados. Esta condição torna a definição de produtos e serviços personalizados mais fácil, mas também pode aumentar a preocupação dos usuários com questões relacionadas à posse de seus dados por terceiros. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar a percepção de privacidade dos consumidores online dos cursos de Administração e Ciências da Computação da UFCG, buscando compreender se são favoráveis ou contrários à coleta de dados em troca de serviços personalizados. O método utilizado foi exploratório-descritivo. A pesquisa foi conduzida com uma amostragem não-probabilística, obtendo 215 respondentes. Para a coleta foi utilizado questionário impresso e eletrônico. Entre os principais resultados, existem evidências de que há disposição para o fornecimento de informações, desde que não estejam relacionadas a documentos oficiais e que sua utilização seja direcionada para o oferecimento de valor ao usuário. A conclusão geral é que existem evidências de que os usuários pesquisados estão dispostos a fornecer dados pessoais, desde que haja a percepção de valor oferecido em troca.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05
2016-05
2019-08-01T14:58:38Z
2019-08-01T14:58:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5271
SILVA, Jocelly Raissa de Araújo. Percepção de privacidade no ambiente online. 2016, 81 f. (Trabalho de Conclusão de Curso- Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5271
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5271
identifier_str_mv SILVA, Jocelly Raissa de Araújo. Percepção de privacidade no ambiente online. 2016, 81 f. (Trabalho de Conclusão de Curso- Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5271
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744383017222144